x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Tópico: explorer diesel

Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Agradecimentos: 0

explorer diesel

Olá amigos do forum, eu gostaria de perguntar para vocês se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98. Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom! Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!

Banido
    Entrada
    27/11/2006

simples

"se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98."

- Sim e eh fácil... Não tem segredo não. Apenas eh necessário construir uma flange para acoplar o câmbio e soldar os suportes para os coxins.

"Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom!"
    Não se "prenda" apenas aos motores utilizados na ranger... Qualquer HSD (leve, de 4 cilindros) pode-se colocar na explorer.

Não ha diferenças (em termos de trabalho) se pegares outros motores HSD.
    Para que não necessites mexer nas relações de diferencial e de câmbio, prefira os motores com torque/força semelhantes ao original da explorer. Ideal: MWM sprinter. Alternativos: power stroke 3.0 novo da maxion / International.
    Mais ou menos ruim: maxion / international 2.8 da ranger

"Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!"
    - Porque farás algo assim? Não custa mais barato comprar R$ 10.000 de gasolina q botar o motor diesel?
    Motor a diesel também quebra como os a gasolina...
    Motores a disel qdo quebram fica-se muito caro pode-se substitui-los, enquanto os a gasolina além de ser barato p/ consertar, pode-se trocar por motor de santana (2.0) ou opala (4.1) que são muito baratos (menos de R$1.000)

T+
    Daniel

Olá,

Mecanicamente a adaptação é bem simples. Se for usar motores 2.8 mantém a mesma relação de diferencial. Se for usar os HSD vai precisar trocar relação pra ficar 4,56:1 (é a que eu uso na minha xplorer). Agora eletronicamente vc vai ter dificuldades em achar mão de obra pra fazer direito. Isso por que a partir da 95 alguns modulos que trabalhavam isolodados nas anteriores, como o do 4x4, ABS, PCM passaram a se comunicar diretamente com o modulo central GEM (Generic Eletronic Module), isso significa que vc vai precisar manter o módulo do motor V6 pra manter tudo funcionando e simular algumas informações fornecidas pelo motor e enganar o painel pra não ter menságens do sistema de ignição. Isso pra poder manter as coisas que não tem na Ranger, abs nas 4, piloto auto, controle de tração, etc

O pessoal da Spider4x4 preparações fez uma 94 se não me engano, e a eletrônica já deu trabalho. Bate um papo com eles.

Abraço,
    Marco Mendonça

Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...

Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Muito obrigado aos colegas Daniel, Marco Mendonça e Marcelo Lopes por dividirem seus conhecimentos, eu ja imaginava que teria dificuldades com a parte eletronica, mas mesmo assim vou estudar e procurar alguem experiente para me ajudar. Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? Eu tenho um motor power stroke 3.0,...bom muito obrigado novamente, um abraço a todos.

Banido
    Entrada
    27/11/2006

cambio

Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...
    O motor a gasolina q eu tive v8 ficava em 350 rpm (sem marcha, neutro), enquanto um diesel q tenho estabiliza-se em 800 rpm.
    Porém a RPM máxima dos dois se equivalem, ficando no máxima a 3000 RPM (na prática)...

Usuário Avatar de Edintruder
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 12
    O melhor e mais barato é colocar motor e caixa de uma Ranger, pois é Plug and Play, Chassis iguais e pontos de fixação também iguais.

Respondendo uma outra pergunta...
    Por que não comprar R$10.000,00 de gasolina ao em vez de colocar diesel? Resposta: Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!
    F1000 BLACKOUT
    Longa, alta e diferenciais 2,66:1!

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!
    Hmmm, acho que não...

Concordo com o Nelson. Principalmente porque se perde em originalidade, que tirando nós do meio Offroad, é um ítem muito importante na compra de um veículo deste porte. Para se ter uma idéia, conversei com muitos proprietários de Ex antes de comprar a minha. Muitos deles, que tinham GNV, pensavam em retirar os kits porque os interessados diziam que podia comprometer ( e compromete ) a durabilidade dos componentes.

Citação Postado originalmente por FYASUDA Ver Post
    Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? .
    Oi, eu estou com o motor original V6. Optei por reduzir o diferencial para o uso off-road, pneus 33... etc.

Ficou mito rápida, 3.0 powerstroke fica bem pra tras na arrancada porém o motor corta a 150km/hora. Velocidade final faz muita falta pois minha xplorer tá com 2,15m de altura, nem merece correr muito.

Quanto à conversão para diesel, não pense em revenda, pense em economia caso rode muito, no mínimo 4milkm/mes, aí vale a pena.

A conversão é cara, e depois, não vão pagar tudo que investiu na venda e não vão te devolver o quanto gastou a mais de seguro e ipva nem o custo de oportunidade (quanto renderia esse dinheiro investido). Além disso, plug&play é só mecânico, eletronico é bem diferente.

Se faz questão do diesel, considere comprar logo uma Ranger Diesel. Perde um pouco em conforto e angulos off-road mas terá robustes, economia, desempenho... não vai sentir falta de nada.

[]'s
    MM

Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Bem amigos, eu já tinha o motor e agora comprei uma explorer, estou pensando na adaptação pois viajo sempre até o estado do Pará, faço mais ou menos 60.000km por ano. A explorer vai me dar segurança e conforto na viagem, e em relação a economia, estou produzindo bio diesel em Tocantins, que ja uso em maquinas e tratores. Não estou preocupado com 10.000$ e sim com o conjunto de beneficios.

Caramba!! Motor, Bio diesel, 60milkm...vc tem a faca e o queijo na mão e só falou agora? Bom, boa sorte na conversão. Se precisar de ajuda é só gritar. Tenho manuais de serviço da Explorer (de concessionária) alguns manuais importados, todas as plantas elétricas... veja lá se precisar de alguma coisa.

Acompanhe de perto e nos mantenha atualizado sobre o andamento da conversão. Não esqueça de documentar tudo pois com certeza será muito útil pra outros interessados.

Abraço,
    MM

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. O motor Maxion é muito ruim?
    Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
    Respostas: 373
    Última resposta: 18/05/2019, 13:56

Permissões de Postagem