x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Tópico: explorer diesel

  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0

    explorer diesel




    Olá amigos do forum, eu gostaria de perguntar para vocês se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98. Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom! Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!

  • #2
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    simples

    "se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98."

    - Sim e eh fácil... Não tem segredo não. Apenas eh necessário construir uma flange para acoplar o câmbio e soldar os suportes para os coxins.


    "Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom!"
    Não se "prenda" apenas aos motores utilizados na ranger... Qualquer HSD (leve, de 4 cilindros) pode-se colocar na explorer.

    Não ha diferenças (em termos de trabalho) se pegares outros motores HSD.
    Para que não necessites mexer nas relações de diferencial e de câmbio, prefira os motores com torque/força semelhantes ao original da explorer. Ideal: MWM sprinter. Alternativos: power stroke 3.0 novo da maxion / International.
    Mais ou menos ruim: maxion / international 2.8 da ranger


    "Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!"
    - Porque farás algo assim? Não custa mais barato comprar R$ 10.000 de gasolina q botar o motor diesel?
    Motor a diesel também quebra como os a gasolina...
    Motores a disel qdo quebram fica-se muito caro pode-se substitui-los, enquanto os a gasolina além de ser barato p/ consertar, pode-se trocar por motor de santana (2.0) ou opala (4.1) que são muito baratos (menos de R$1.000)

    T+
    Daniel

  • #3
    Olá,

    Mecanicamente a adaptação é bem simples. Se for usar motores 2.8 mantém a mesma relação de diferencial. Se for usar os HSD vai precisar trocar relação pra ficar 4,56:1 (é a que eu uso na minha xplorer). Agora eletronicamente vc vai ter dificuldades em achar mão de obra pra fazer direito. Isso por que a partir da 95 alguns modulos que trabalhavam isolodados nas anteriores, como o do 4x4, ABS, PCM passaram a se comunicar diretamente com o modulo central GEM (Generic Eletronic Module), isso significa que vc vai precisar manter o módulo do motor V6 pra manter tudo funcionando e simular algumas informações fornecidas pelo motor e enganar o painel pra não ter menságens do sistema de ignição. Isso pra poder manter as coisas que não tem na Ranger, abs nas 4, piloto auto, controle de tração, etc

    O pessoal da Spider4x4 preparações fez uma 94 se não me engano, e a eletrônica já deu trabalho. Bate um papo com eles.

    Abraço,
    Marco Mendonça

  • #4
    Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado aos colegas Daniel, Marco Mendonça e Marcelo Lopes por dividirem seus conhecimentos, eu ja imaginava que teria dificuldades com a parte eletronica, mas mesmo assim vou estudar e procurar alguem experiente para me ajudar. Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? Eu tenho um motor power stroke 3.0,...bom muito obrigado novamente, um abraço a todos.

  • #6
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    cambio

    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...
    O motor a gasolina q eu tive v8 ficava em 350 rpm (sem marcha, neutro), enquanto um diesel q tenho estabiliza-se em 800 rpm.
    Porém a RPM máxima dos dois se equivalem, ficando no máxima a 3000 RPM (na prática)...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O melhor e mais barato é colocar motor e caixa de uma Ranger, pois é Plug and Play, Chassis iguais e pontos de fixação também iguais.

    Respondendo uma outra pergunta...
    Por que não comprar R$10.000,00 de gasolina ao em vez de colocar diesel? Resposta: Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!
    Hmmm, acho que não...

  • #9
    Concordo com o Nelson. Principalmente porque se perde em originalidade, que tirando nós do meio Offroad, é um ítem muito importante na compra de um veículo deste porte. Para se ter uma idéia, conversei com muitos proprietários de Ex antes de comprar a minha. Muitos deles, que tinham GNV, pensavam em retirar os kits porque os interessados diziam que podia comprometer ( e compromete ) a durabilidade dos componentes.

  • #10
    Citação Postado originalmente por FYASUDA Ver Post
    Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? .
    Oi, eu estou com o motor original V6. Optei por reduzir o diferencial para o uso off-road, pneus 33... etc.

    Ficou mito rápida, 3.0 powerstroke fica bem pra tras na arrancada porém o motor corta a 150km/hora. Velocidade final faz muita falta pois minha xplorer tá com 2,15m de altura, nem merece correr muito.

    Quanto à conversão para diesel, não pense em revenda, pense em economia caso rode muito, no mínimo 4milkm/mes, aí vale a pena.

    A conversão é cara, e depois, não vão pagar tudo que investiu na venda e não vão te devolver o quanto gastou a mais de seguro e ipva nem o custo de oportunidade (quanto renderia esse dinheiro investido). Além disso, plug&play é só mecânico, eletronico é bem diferente.

    Se faz questão do diesel, considere comprar logo uma Ranger Diesel. Perde um pouco em conforto e angulos off-road mas terá robustes, economia, desempenho... não vai sentir falta de nada.

    []'s
    MM

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/12/2006
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Bem amigos, eu já tinha o motor e agora comprei uma explorer, estou pensando na adaptação pois viajo sempre até o estado do Pará, faço mais ou menos 60.000km por ano. A explorer vai me dar segurança e conforto na viagem, e em relação a economia, estou produzindo bio diesel em Tocantins, que ja uso em maquinas e tratores. Não estou preocupado com 10.000$ e sim com o conjunto de beneficios.

  • #12
    Caramba!! Motor, Bio diesel, 60milkm...vc tem a faca e o queijo na mão e só falou agora? Bom, boa sorte na conversão. Se precisar de ajuda é só gritar. Tenho manuais de serviço da Explorer (de concessionária) alguns manuais importados, todas as plantas elétricas... veja lá se precisar de alguma coisa.

    Acompanhe de perto e nos mantenha atualizado sobre o andamento da conversão. Não esqueça de documentar tudo pois com certeza será muito útil pra outros interessados.

    Abraço,
    MM

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade