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Convex Datacenter
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  • #1
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    Troca da relação de marchas ranger 98 TD




    Olá moçada, lendo alguns mensagens aqui no fórum percebi que muita gente relata que em seus veículos andam em uma velocidade relativamente alta (120-140) Km/h e com uma rotação muito baixa + ou - 2.500 giros. Possuo uma ranger 4 X 2 ano 98 2.5 turbo diesel e noto que em 2.500 giros eu estou a apenas 70 Km/h e a 100 Km/h o motor já está bem próximo dos 3.500 giros. Se eu tentar andar na casa dos 120 Km/h, haja motor e combustível.
    Abaixo a relação de marchas e diferencial da ranger 1998 2.5 TD e ranger 2004 2.8 TD.

    RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD

    1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
    2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
    3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
    4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
    5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
    Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
    Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1


    Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
    - É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5 para a da 2.8?
    - Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
    - Qual o procedimento?
    - Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
    Um abração a todos.

  • #2
    Não tenho a resposta para tuas perguntas, mas algo há de errado, pois a minha é 2.5 tdi ano 98 cabine dupla e à 100km/h o motor está girando a 2.500 rpm.

    Agora, se existem outros modelos de relação para a mesma pick-up eu não sei. Pode ser que tenham colocado a relação da ranger à gasolina na tua ou adaptaram o motor a diesel...

  • #3
    Na Ranger 2,5 a gasolina a 80 por hora o motor gira a 2000 rpm, a 100 da 2500 rpm e a 120 são 3000 rpm.
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
    Ranger XLT CD 2.3 16V 2010.

  • #4
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    andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...

  • #5
    Citação Postado originalmente por aloisio Ver Post
    andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...
    fica em torno de 900rpm...

  • #6
    O prob de alterar as relaçoes de marcha e que vai faltar força o motor.Se nao alterar o motor, nao mexa na relaçao de marchas, a nao ser quando for alterar o diametro dos pneus...
    4X4 Brasil
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #7
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    Citação Postado originalmente por andraschko Ver Post
    fica em torno de 900rpm...
    Ah tá, a minha tá marcando 1.500rpm. Valeu!

  • #8
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    A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9

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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
    A minha vó é desse jeito, nem sabe onde fica a 5ª
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
    Quando estou viajando a cerca de 110km/h, 5ª marcha, acho que realmente o carro está em 4ª, pela disposição do carro o ideal é que houvesse uma 6ª marcha ou uma maior relação. Retomando a proposta do tópico, como faço para aumentar a relação de marchas da ranger 2.5 TD 1998?

    RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD

    1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
    2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
    3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
    4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
    5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
    Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
    Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1


    Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
    - É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
    - Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
    - Qual o procedimento?
    - Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
    Um abração a todos.

  • #11
    Citação Postado originalmente por aloisio Ver Post

    RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD


    Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
    - É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
    - Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
    - Qual o procedimento?
    - Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
    Um abração a todos.
    O teu eixo traseiro é um Ford 8.8"... Usado em rangers (as mais novas têm d44.3), explorers, mustangs... Tem relação de 3.08:1 até 7 alguma coisa:1, para comprar aftermarket nos EUA... Aqui vc pode pegar relações fáceis de achar, 3.73:1, de ranger 2.8 e explo (a maioria)...

    Para trocar, vai gastar uns 150 dólares lá fora ou uns 1000 reais num eixo traseiro, por aqui (se achar coroa e pinhão separados será mais baratos, mas desmanche costuma vender o eixo completo, apenas). Vai gastar de 300 a 500 reais de MO para trocar, com ajuste de folgas e talvez precise trocar rolamentos ou retentores, além do óleo...

    Uma outra opção que vc tem para alongar a relação é simplesmente colocar pneus maiores... com 31" vc alonga em torno de 8%... com 33" uns 15%...

    Seba

  • #12
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    Valeu Seba! Tá começando a clarear. Me diz uma coisa: esta relação é somente entre coroa e pinhão ou entra mais alguma coisa? Uma coroa maior cabe na carcaça original? Se a relação for só entre coroa e pinhão eu compro somente os dois, caso contrário vou procurar o eixo completo da 2.8.

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