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  • #1
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    23/03/2006
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    Exclamation Peças para diferencial Ranger 4x4 t.d 2.8




    Salve pessoal !

    Andando em 4x2 vai muito bem mas , quando coloco o 4x4 higt e 4x4 low começam os problemas . Em 4x4h dão-se um estalos no diferencial traseiro , além de rodar meio preso . Em 4x4 low escuto um roçado , também no diferencial .
    O mecânico abriu e me passou a relação :
    - Jogo de reparo da caixa do diferencial auto blocante ( vários discos estriados/2 planetárias/2 satélites etc ) R$ 1.260,00
    - 2 Retentores do semi eixo traseiro R$ 25,00 R$ 50,00
    - 2 Anel trava ( 1 ton ) R$162,00 R$ 324,00
    __________
    Total R$ 1.634,00

    Será que alguém pode me ajudar a encontrar as peças a um preço acessível?


    Desde já agradeço a todos/Boya

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    boya, qual é o ano, não sabia que tinha um LSD, esse diferêncial não é DANA né ?

  • #3
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    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    boya, qual é o ano, não sabia que tinha um LSD, esse diferêncial não é DANA né ?
    Sim, é Dana 44. Com esse valor procura o diferencial Kaiser ou outro com bloqueio pois sairá mais barato e com certeza será muito mais útil.
    A minha está roncando os rolamentos e ainda não abri para ver qual rolamento estourou, porém como o meu é Ford Visteon não tenho essa opção de instalar um diferencial com bloqueio.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    boya, qual é o ano, não sabia que tinha um LSD, esse diferêncial não é DANA né ?
    José Augusto !
    O ano é 2003 Dana 45x11 e não sei o que é LSD ( é droguinha? ) ..........heheheh

  • #5
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    LSD "Limited Slip Diferencial". São esses discos estriados que visses no orçamento. Na verdade é uma espécie de freio das planetárias, que força ambas girarem juntas evitando assim o movimento exagerado de uma única roda. Com o tempo os discos se desgastam e as molas perdem pressão e páram de funcionar como deveria. Por isso que um diferencial Kaiser te proporcionaria melhor desempenhom, uma vez que não existe o desgaste por fricção e permite o deslizamento em curvas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Sim, é Dana 44. Com esse valor procura o diferencial Kaiser ou outro com bloqueio pois sairá mais barato e com certeza será muito mais útil.
    A minha está roncando os rolamentos e ainda não abri para ver qual rolamento estourou, porém como o meu é Ford Visteon não tenho essa opção de instalar um diferencial com bloqueio.
    Edi!

    Tirando as peças com defeito é só colocar o Kaiser ? O acionamento continua sendo o mesmo , no botão do painel ?

  • #7
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por boya/toyo Ver Post
    José Augusto !
    O ano é 2003 Dana 45x11 e não sei o que é LSD ( é droguinha? ) ..........heheheh
    Positraction, Limited Slip Diferential, diferencial de escorregamento limitado, autoblocante, é um diferencial que desvia parte da potência (geralmente 60%) da roda que está girando em falso para a outra que tem tração. Com um LSD o veículo 4x4 melhora muito sua performance on/off-road.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #8

    Caixa nova! Veia não presta

    Prezado se vai reparar a caixa de satélites Dana por este preço não compensa. Compre uma caixa de satélites Ensimec TRPC por R$1057 em seis vezes é mais barata e é nova! Comparando a TPRC tem mais bloqueio e dura mais.
    Outra coisa a tração permanente da sua pickup é a traseira, a dianteira voçe conecta eventualmente em pisos escorregadios. Se os ruídos e estalos ocorrem somente quando voçe conecta a tração dianteira então o problema deve estar no trem dianteiro, (diferencial, homocinéticas, acoplamento da caixa de transferencia e seus sensores/motores). Ta com cheiro que alguem está engrupindo voçe
    Sds
    4X4 Brasil

  • #9

    Percentual de bloqueio

    Pequeno Jr veja o ulucidativo texto do Sr. Franco sobre percentual de bloqueio e verás que não existe LSD com 60% de bloqueio.
    Sds

    Franco
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    Local: blumenau
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    O que venha a ser a porcentagem em diferenciais LSD.

    --------------------------------------------------------------------------------

    Demorou para eu achar o verdadeiro sentido, mas enfim achei em um paper americado da Dana/USA. A porcentagem é referente a quantidade do troque que o diferencial pode transmitir para a roda oposta, considerando que a primeira tem pouca aderência (está patinando). Assim, inicialmente temos o 100% do torque que vem do cardan dividido em 50% +50% para cada semi-eixo. Em condição normal, como inclusive nos diferenciais convencionais, isto é verdade. Quando ocorre a perda de aderência em uma das rodas, o diferencial aberto automáticamente desvia toda, ou quase toda a carga para esta. Nesta situação o diferencial LSD entra em ação. Mediante atrito, a excessiva perda de torque para a roda, que está patinando, é freada. A frição, que acontece simultaneamente em ambos os lados dos semi-eixos, resulta em uma retomada do equilibrio de transmissão e assim, o semi-eixo, que está ligado a roda com aderência começa a receber parte do troque do cardan.

    Um modelo para vizualizar, utilizanos a imaginação:

    Imagine um balanço, no lugar das crinaças, temos dois baldes cheio d’agua, e estes baldes estão interligados por uma mangueira. Tenta imaginar que a distância entre cada balde e o solo como o valor da adrência do pneu com o chão. Um baldo elevado = muita aderência , um balde encostado no chão, pouca ou nenuma aderência. Para facilitar a compreenção, imagine que o torque fornecido pelo motor seja constante, sem variação de velocidade, isté é, a quantidade de agua nos baldes é finita e invariável.

    Em equilibrio, nada acontece. Ambos os baldes tem a mesa quantidade de água, isto é, os pneus recebem a mesma quantidade de torque do diferencial. Mas se um lado do balanço for afundado um pouco, digamos que perdemos aderência, a agua vai se deslocar para este e o balanço tomba. Assim se comporta um diferencial aberto. Quando uma roda perde aderência a ponto de patinar, rapidamente todo torque do cardan é desviado somente para esta.

    No mesmo modelo, imaguine uma bomba d’agua no centro do balanço, que sempre autoorientará o sentido do fluxo, contrário ao fluxo na mangueria que interliga os baldes. Neste caso se houver um pequeno desequilibrio, mesmo com o fluxo na manguera, favorecendo o desequilibrio, a bomba forcará o equilibrio, igualando as quantidades de agua nos baldes. Esta é a ação do LSD.

    Porém, dependendo da inclinação do balanço e do diâmetro da mangueria, a bomba não terá capacidade suficiente para repor a agua que está fluindo para o desequilibrio e neste caso, o balanço desequilibra de vez. Esta é a situação na qual o LSD está sobrecarregado e patina.

    Bom, esta seria a situação de um diferencial LSD. A boma no centro representa a fricção, diminuindo a diferença de torque transmitido entre as rodas. Ela terá capacidade para diminuir a diferença de torque transmitido, mas com limite. Na prática isto equivale a a uma roda no ar, por exemplo. No modelo a capacidade do LSD equivale a capacidade da bomba, quanto mais eficiente o freio , maior será a bomba e o equilibrio.

    A procentagem:

    Erroneamente se utiliza a escala de 0 -100% para bloqueio tipo LSD. Não tenho certeza, mas tudo indica que se utilizou os 100% de um bloqueio com Dog Clutches tipo Full-Lock ou selecionáveis como o máximo e partiu daí para uma escala. Estes diferenciais tem mecanismos que garantem que 100% do torque será transmitido somente para um semi-eixo, já um diferencial comum garante no máximo 50% com tendência a 0%. Nos diferencias LSD tem engrenagens cônicas e com isso não tem transmissão independente. Os semi-eixos sempre estarão interligados, assim será impossível tecnicamente transmitir mais do que 50% isoladamente para cada um dos semi-eixos. Isto na verdade resulta em uma escala bem diferente, já que 50% é o máximo que um LSD pode transmitir para cada roda.

    Bom, mas e os diferencias selecionáveis, tambem usam engrenagens cônicas, mas são 100%?? Claro, pois existem mecanismos internos que os transformam em blocos sólidos, sem compensação, independem do troque aplicado e são reversíveis. No instante que o bloqueio é acionado, o diferencial aberto se transforma em um solido bloco, que transmite o troque independentemente para os semi-eixos, 100% somente para um semi-eixo, caso necessário for.

    Já os diferencias LSD sempre estão interligados e abertos, dependendo para o bloqueio do torque aplicado e da eficiência da fricção. Neste caso se torna impossível transmitir somente para um dos semi-eixo, o que resulta no fato de que qualquer porcentagem acima de 50% referente a eficiencia de um diferencial LSD é besteira.

    “Bom, mas e daí, já que 99% do publico ta acustumado com isso???”

    Fato é que na FenaJeep 2006, o TRPC foi oferecido, apresentando-o com eficiencia de 40%, isto é, a capacidade de travamento está na ordem de 40%. Para referência, o Trac-Lock da Dana tem 32%. (Fonte: Literatura técnica Dana Spicer. USA) Isto teve um impacto totalmente negativo, pois a concorrência oferecia um diferencial LSD com incríveis 75%, o que fez a maioria dos nosso clientes repensarem no ato da decisão. Bom, 75% de eficiencia para um LSD é uma coisa incrivel mesmo, pois voce fornece 100 Kgf.m de torque a carcaça do diferencial e ele te intrega 150 Kgf.m as semi-eixos???????? Ai a conta não fecha...

    Maaaas, como popularmente, a porcentagem virou nomeclatura, a ENSIMEC foi obrigado a assumir meia verdade. Utilizando então o dobro do real, O TRPC teria porcentagem de 80% de bloqueio, que podeiam ser interpretados com 40% para cada semi-eixo. Mas isso não tem nenhum fundamento científico.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por boya/toyo Ver Post
    Edi!

    Tirando as peças com defeito é só colocar o Kaiser ? O acionamento continua sendo o mesmo , no botão do painel ?
    Sim, o acionamento continua igual, apenas melhorará muito o desempenho no off-road. Semdo Dana 44 acredito que não tenha problemas na instalação. Apenas te informa com o pessoal que produz o diferencial para tirar dúvidas se existe alguma particularidade na carcaça do eixo da Ranger que não possa ser instalado.
    Mas é PnP. Tira um e coloca outro!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Prezado se vai reparar a caixa de satélites Dana por este preço não compensa. Compre uma caixa de satélites Ensimec TRPC por R$1057 em seis vezes é mais barata e é nova! Comparando a TPRC tem mais bloqueio e dura mais.
    Outra coisa a tração permanente da sua pickup é a traseira, a dianteira voçe conecta eventualmente em pisos escorregadios. Se os ruídos e estalos ocorrem somente quando voçe conecta a tração dianteira então o problema deve estar no trem dianteiro, (diferencial, homocinéticas, acoplamento da caixa de transferencia e seus sensores/motores). Ta com cheiro que alguem está engrupindo voçe
    Sds
    Saudações !

    Só se eu estiver muito enganado mas , percebo o problema somente na parte traseira .
    Valeu a dica do ensimec , procurarei saber onde posso achar a melhor opção .
    Grato/Boya

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Sim, o acionamento continua igual, apenas melhorará muito o desempenho no off-road. Semdo Dana 44 acredito que não tenha problemas na instalação. Apenas te informa com o pessoal que produz o diferencial para tirar dúvidas se existe alguma particularidade na carcaça do eixo da Ranger que não possa ser instalado.
    Mas é PnP. Tira um e coloca outro!
    Grande Edi !

    Conversarei com o Ribon sobre essa opção . Depois de trocar informações com algumas pessoas do fórum , fico mais tranquilo em saber que existem mais opções além das peças originais .

    Valeu/Boya

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