Salve Galera,

Aos conhecedores de Ranger, me ajudem!

Neste fim de semana, troquei o filtro de ar da Ranger. Coloquei um da marca Vox, que me pareceu de qualidade aceitável. Na troca percebi que a tampa do filtro estava invertida, ou seja, aquele pequeno corte para encaixe estava para o lado de baixo. Coloquei na posição correta para uma perfeita vedação.

Sai para dar uma volta e subindo uma ladeira, onde se exige mais do motor, comecei a escutar um sopro que foi aumentando até chegar a um "pof". Pelo sopro, pensei logo na turbina. Ao levantar a tampa do capô percebi que a mangueira do turbo estava solta. Pensei, isto é fácil. Recoloquei a abraçadeira e apertei com uma chave 10 mm. Voltei a rodar, atento ao barulho, parecia perfeito até que começou novamente o barulho e mais uma vez...solta-se a abraçadeira. Putz, lá vou eu de novo. Recoloquei a abraçadeira e apertei a porca da braçadeira até 1/2 volta antes de sair caldo. Aí resolvi testar, pensei em levar o carro até a estrada, mas nem cheguei lá..."pofff", soltou de novo.

Perguntas. Isto é comum? Não teria uma válvula para aliviar a pressão caso ela subisse? O filtro tem relação com isto, já que o problema aconteceu imediatamente após a troca? Ou será que o problema já existia e o fato da tampa do filtro não estar corretamente encaixada omitia este problema?

Parece um problema simples, mas já estou P...da vida com isto. E já estou preocupado com a qualidade da manutenção que o dono anterior dava ao carro.

A propósito, a Ranger é uma 2.8 TD, ano 2002.

Abs,