x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    42
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Quando e como utilizar o 4x4 da Ranger????




    Olá amigos, gostaria de algumas instruções de como utilizar o 4x4 da ranger, quando utilizar o 4x4 high e o 4x4 low. É só girar o botão e pronto?? não tem também que ativar/desativar o roda-livre, e como eu faço isso??

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de Loyer
    Entrada
    08/02/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    40
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pelo amor de Deus! Já ouviu falar em manual do proprietário? Acho que deveria começar por lá...

  • #3
    Alto lá! Eu também não sei e quero saber. O manual da Ranger é bastante lacônico a respeito. Quem leu sabe. Eu também quero saber, inclusive sobre as manhas.

    Obrigado.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    54
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0

    Smile

    calma piazada!!!
    primeiro, o uso 4x4 na ranger deve se dar preferencialmente em estradas irregulares, podendo ser engatada até 80 km/h. Já a reduzida somente parado e com os pés na embreagem e freio simultaneamente para a central entender.
    Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).
    dependendo do ano de sua ranger, o sistema de engate do 4x4 é diferente. Até março de 2000 ela utilizava vácuo para fazer. A partir daí, todas estão com rodas, diferencial e cardã girando, aguardando apenas a caixa de transferência jogar a força.
    no más é só alegria
    t+

  • #5
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    marc7767 e manoelm,

    Pelo contrário que vcs falam, amigos nossos aqui de BSB aprenderam noções básicas de utilização do 4x4 via manual do Proprietário. Olhando o meu manual aqui(RAnger 1999), lhes digo que as informações que tem nele são para qualquer 4x4, não so Ranger.

    A partir do manual, somando com a condução do veículo é que vc vai aprendendo mais.

    Leia e boa sorte
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #6
    Citação Postado originalmente por PY5KJ Ver Post
    calma piazada!!!

    Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).

    t+
    Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    42
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Obrigado amigos pelas dicas.
    Só criei este topico pq acabei de comprar minha ranger ano 2000 e não tenho o manual do proprietário, e por ser meu 1º 4x4, sou totalmente leigo na área. Se alguem quiser complementar com dicas eu agradeço! E todos os dias eu pesquiso informaões neste fórum que é muito completo! valeu

    abraço

  • #8
    Manoelm,

    Vou te dar uma sugestao que funcionou muito bem para mim.
    Procure um grupo de jeepeiros, ou amantes de fora de estrada, faca uns passeios leves (NUNCA VA PARA TRILHA SOZINHO!!!!!!), pergunte, pergunte, pergunte, teste, teste, atole, e vai aprendendo.
    O manual te diz como acionar o 4x4 mas nunca vai te dar as manhas.
    Procure em alguns sites (Tecnica 4x4) leia muito.
    Ninguem nasceu sabendo certo?!?!?!?!?!

    Via de regra para mim funciona assim: Saiu do asfalto e estradinha de terra comecou a ter curvas, pedras soltas, etc, 4x4Hi, antes de entrar em grama molhada, rio, lama, subidas ou descidas que voce pense caraca sera que da, 4x4low. Outra coisa importante, sempre use o freio motor primeiro, vai quase parar com todo controle sem sustos.
    Aqui, na area tecnicas de conducao voce vai ter excelentes dicas sobre diferentes aspectos que vais encontrar no off-road.

    No mais, parabens pela aquisicao, Bem vindo!!!!!

    abs

  • #9
    Citação Postado originalmente por FlavioLouveira Ver Post
    Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

    Flavio, este problema acontece com todo 4x4 que não tem diferencial central, pois como o diferencial dianteiro e trazeiro, o central, compensa a diferença de velocidade entre as rodas da frente e as da tras. Ex de carros com diferencial central, Pajero Full e TR4, Niva, Hilux SW4 nova, Defender estes carro todos permitente o uso Full time do 4x4. Sem diferencial central são praticamentes todos os outros 4x4. Lembrando que neste caso não se pode a pena de desgastes e quebra usar o 4x4 aonde esta tendo muito atrito, ler-se asfalto seco, faça um teste devagar ligue a traça e manobre devagar o carro no seco, mesmo na terra, vc vai sentir o arrasto das rodas.
    Outra coisa é que via de regra não se liga e desliga a reduzinda ( low ) com o carro em movimento, apenas parado e com o pé na embreagem.

    Tem um livro muito bom chamado Tecnica 4x4, de uma olha.

    Abraço

  • #10
    na avaliacao da TR4 http://www2.uol.com.br/bestcars/test...jero-tr4-1.htm (leia no final da pgina) da-se a impresao que a TR4 , pajero e a l200 teriam esse diferencial central, por isso perguntei.
    Obrigado pela dica e vou ler, valeu

  • #11
    Amigos, muito obrigado pelas dicas. Eu também recém adquiri meu primeiro 4X4, e a gente não tem noção da melhor utilização dos recursos que o veículo oferece. Claro que a leitura do manual (e eu li e reli) ajuda, só que de modo superficial, e não exaure a discussão. Noções sobre melhores velocidades para acionamento e utilização do 4X4, desgaste dos pneus e da mecânica do veículo, e aquelas manhas que somente quem já teve o mesmo carro, não estão no manual. Como "quem tem boca vai a Roma", não custa perguntar.

    Mais uma vez, obrigado.

  • #12
    A propósito: a minha Ranger (XLT, CD, 06/07) também veio torta, conforme abordado em outro tópico deste fórum. O lado esquerdo está mais ou menos 3,5 cms mais alto do que o direito. Liguei para a concessionária e, como aconteceu com os outros amigos, disseram que era normal. Ficou para regularizarem na primeira revisão.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade