x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 205
  • #1
    Usuário Avatar de aranha
    Entrada
    07/03/2006
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    56
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Cambio Automatico Explorer




    Ola Pessoal!!! Este tópico não é mais um tira duvida e sim uma maneira de oferecer, para que tem algum problema em cambios automaticos de explorer dos modelo A4LD e 5R55, uma opção para conserto e recuperação com um custo mais acessivel....Se tiverem algum interesse podem me consultar. Dentro em breve teremos uma pagina na internet dedicada a este assunto e principalmente divulgando nossos serviços. Agradeço a todos.

    Jose Aranha

    obs: Se tiverem alguma duvida consulte-nos.

  • #2
    Olá. Pena que o post chegou um pouco tarde. Tive um problema recente com minha Explorer - câmbio 5R55E - e como aqui em Maceió só posso contar com a autorizada, só de peças (juntas, cintas, etc.) passou de KR$6 e na mão de obra já estava chegando a KR$5.
    Fiz contato com algumas oficinas aí em São Paulo e já estava fechando negócio quando um amigo nos EUA conseguiu enviar um p'rá mim, que ainda está a caminho.
    Uma das dificuldades que encontrei é que ninguém tinha um 5R55E a base de troca e para quem está longe de SP, é inviável desmontar o câmbio, enviar e ficar esperando indefinidamente pelo conserto. Ainda por cima, ficar torcendo p'rá dar tudo certo.

    Confira a equação: Câmbio Automático + GNV = Bastante serviço p'rá você!

    Boa sorte no seu empreendimento e, se tiver interesse no câmbio com defeito para reparar, entre em contato. Tenho a relação completa das peças que seriam trocadas na concessionária e também posso tirar algumas fotos.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Confira a equação: Câmbio Automático + GNV = Bastante serviço p'rá você!
    Pq vc afirma isso? Qual a justificativa técnica?

    Eu tenho GNV há 5 anos na Mazda, q tem o A4LD tbem...

    Seba

  • #4
    Olá, Sebastian. Há controvérsia: Diversos usuários dão testemunhos como o seu, onde o uso de GNV não trouxe complicações à transmissão. Pelo outro lado, algumas oficinas especializadas em transmissão automática não dão garantia de serviço se o veículo estiver com kit aspirado de GNV. A razão seria a diferença de potência desenvolvida pelo motor para um mesmo giro e posição da borboleta do acelerador - cerca de 20% de perda de potência. Como a programação original do controlador eletrônico utiliza os parâmetros originais, ela relaciona o sensor de posição do acelerador com a rpm do motor e a velocidade para estabelecer o "ponto de mudança de marcha" e espera que, naquelas condições, a potência do motor seja a estabelecida pela curva de potência - o que não ocorre (-20%). Esta perda de potência exige mais da caixa e faz com que o óleo trabalhe mais "quente". Some-se aí a elevação de temperatura do motor quando trabalhando com GNV.
    Não sei se há relação direta, mas a A4LD - que a EXPLORER só usa até 94 - não é eletronicamente controlada, como as 4R55E / 4R70W / 5R55E. Talvez a ausência destes controles faça da A4LD uma caixa mais "flexível", que aceite melhor as variações de potência esperada x obtida. É bastante comum que o aumento de performance obtido pela melhoria dos controles também implique numa faixa mais estreita de trabalho (redução das tolerâncias). No caso das transmissões automáticas, o ajuste de fábrica é para maior conforto, mas no mercado americano há disponível um SHIFT KIT, que ajusta para uma troca mais "dura" em troca de maior robustez.
    De toda forma, não é uma questão definitiva. Neste momento, minha decisão é tirar o KIT GNV ou colocar um Kit injetado. Mas só a troca de informações e opiniões vai me fazer chegar a uma conclusão.

    Um abraço. Leio sempre seus comentários e gosto muito.


    Links:
    http://www.alfatrans.com.br
    http://www.rodaksul.com.br/
    http://www.mundohidramatico.com.br
    Li alguns relatos de usuários de EXPLORER na Inglaterra, onde também se roda à gás: IT SUCKS!

  • #5
    Márcio!

    Essa é uma explicação "plausivel" ... a A4LD só controla eletronicamente a OD e o lock-up do conversor.

    Por outro lado, se fosse assim, não poderiamos trocar, por exemplo, diametro de pneus, q fariam a caixa trabalhar em esforços diferentes (dos 235 originais para meus atuais 33" tem uns 15% de diferença!)

    Eu acho q o cambio automático tem q receber alguns cuidados básicos para funcionar bem e por muito tempo, independentemente do combustível utilizado no motor... trocas de atf com 30 ou 40 mil km, por exemplo... trocar o filtro tbem... um filtro externo tbem ajuda!

    Mas o maior problema é em relação à temperatura! O "tow package" da Explorer vem com um radiador auxiliar na grade dianteira, alem do elemento interno do radiador de água... eu ainda coloquei MAIS um radiador, em série com esses dois... o ideal seria colocar algum com uma ventoinha elétrica própria... ainda vou pensar nisso!

    Em relação ao gnv, eu usava com eletronica "convencional" até junho, qdo troquei o variador e emuladores por um chip duplo, gasolina e gnv, da gogastech. O consumo melhorou, assim como a performance. Quase não se percebe diferença entre gnv e gasolina no torque...

    Seba

  • #6
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
    Entrada
    10/06/2005
    Local
    Porto Alegre / Belo Horizonte/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,246
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up cambio explorer

    Ola moçada ... essa é , realmente, a justificativa acerca do cambio atuomatico + GNV ...

    as de cambio "4" sao infinitamente menos eletronicas do que os cambio "5"

    Apos muita luta, consegui uma oficina muito fera em cambio auto aqui em BH, e o dono me disse a mesma coisa: "eu nao optaria por GNV NESTE cambio ... no anterior, ate que sim, mas neste, a eletronica vai te dar problema ... "

    Ainda segundo ele, é praticamente unanime: cambios auto com muita eletronica SEMPRE dao problema co GNV ... ja os mais "simples" , se dao muito bom com o GNV ... uma pena, alias, pq adoramos nossa Explorer, mas nao podemos usar GNV por causa disso ...

    Nao só nosso carro, ams tambem, cherokees, e outros, com cambios eletronicos, trazem problemas a este mecanico .... depois, consultei mais um, tambem experiente, que me disse as mesmissimas palavras ....

    fica ai, a dica ...

    abs
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #7
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
    Entrada
    10/06/2005
    Local
    Porto Alegre / Belo Horizonte/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,246
    Agradecimentos: 2
    Alias, pessoal , em especial vc que abriu o Topico ... espero que este topico cresça, e seja bastante util:

    Assim que compramos nossa explorer, procurei algo aqui no Forum , e nao tinha praticamente NADA ... isso faz exato 1 ano !!!

    Precisei trocar os discos da caixa .... sofri pra conseguir, ralei demais, procurei, ......

    resultado: conseguir, ate que consegui; mas com muita dificuldade, e o pior, com um custo infinitamente maior: nao passou 2 ou 3 meses, e a turma aqui começo a postar acerca de peças de reposicao, em espeial o Sebastian e o Nelson, aos quais dou os parabens pela sapiencia e pela ajuda prestada ....

    Se tivesse esse topico antes, eu teria economizado tempo e muito, muito dim dim ... paguei quase 2 mil reias só no kit reparo, imaginem !!!! que, aturma aqui, deu a dica, coisa de 200 dolares !!!

    é isso ai, vamos ajudar a todos ...

    abs
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #8
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
    Entrada
    10/06/2005
    Local
    Porto Alegre / Belo Horizonte/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,246
    Agradecimentos: 2
    Sebastian, aproveitando o ensejo, e lendo o que vc escreveu, há uns meses, li acerca da gogastec .... pelo jeito, é realmente muito bom, certo ??? pelo que vc diz, é muito interessante ....

    da pra resumir como ele funciona ?? pq no site, tem informacao tecnica pra caramba, e eu nao entendi muito bem .... heheheh

    Nao pretendo colocar GNV na Explorer, mas, pretendo comprar uma pick up, e se for V6, vou no GNV com certeza, e ja estava pretendendo o kit da gogastec ,...

    grande abraço
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #9
    Citação Postado originalmente por JOSE CANDIDO Ver Post
    Sebastian, aproveitando o ensejo, e lendo o que vc escreveu, há uns meses, li acerca da gogastec .... pelo jeito, é realmente muito bom, certo ??? pelo que vc diz, é muito interessante ....

    da pra resumir como ele funciona ?? pq no site, tem informacao tecnica pra caramba, e eu nao entendi muito bem .... heheheh
    O "chip" é adicionado na porta de comunicação da centralina da injeção, e tem 2 programas (no caso da Ford, onde não é possivel alterar o chip original). Um é para quando roda na gasolina, substituindo o original. Pode ser uma cópia do original, e nada muda, ou pode ser alterado para maior performance, sem limitador de velocidade, etc...

    O outro programa é para qdo o motor está andando no gnv (o chip "percebe" através de um único fio q se energiza com 12v qdo vc passa pro gnv, ligado à chavinha ou ao solenoide do regulador de gás). Esse preogama faz algumas coisas: Desliga os bicos injetores de gasolina, assim vc não precisa do famoso "emulador de bicos"; Não armazena códigos de erro, se eles aparecerem na lambda, por exemplo, para não alterar o funcionamento qdo vc voltar pra gaso; Usa mapas de avanço diferenciados, substituindo o "variador de avanço", q permitem uma performance melhor qdo rodando no gás, o q se traduz em melhor consumo, tbem, já q vc não força...

    Lamentavelmente o site da gogastech está fora do ar há dias... não sei se eles sairam do mercado...

    Seba

  • #10

    Pajero automatica

    Aproveitando o tópico, alguem sabe se o cambio automatico da pajero tem alguma "regulagem", falo isso porque em "D"o cambio muda de 1ª para segunda sem problemas perto dos 3000rpm, de segunda para terceira a mudança só da aos 4000 rpm, sendo que em segunda até quase os 4000rpm se tirar o pé do acelerador parece que o carro esta em neutro.
    Porem se você sair com o carro em "D", aos 3000rpm passa para segunda , ai se você volta a alavanca para "2", o carro continua andando normalmente, proximo dos 3000rpm você volta a alvanca para "D", entra a terceira marcha , ou seja em "D" a terceira só entra a 4000rpm no "Manual" entra perto dos 3000rpm.
    O fluido é novo e esta no nivel........
    Alguem sabe o que pode ser feito????????????????

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/11/2006
    Idade
    51
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Cherokee Sport

    Prezados Amigos ... Estou avaliando a aquisição de uma cherokee sport 98. Não sei nada de trilha, mas adoro o visual nervoso dela, e o conforto associado, com uma ótima relação custoXbenefício. Aproveito para parabenizá-los pela clareza, organização e espírito de equipe do fórum, o que me fez cadastrar. Bem, gostaria de coletar algumas informações, a seguir : - Qual o valor do IPVA -- com e sem kit gás - Existe uma lista de lojas e oficinas com preço e qualidade ?? - Alguma dica de que modelo adquirir , tipo .. "Olha, só compra com cambio automatico, ou com ABS, etc ... "? p.s. Não gostaria de colocá-la "na lama" , seria mais pelo coforto e estilo para uso urbano. - Existem dicas para reconhecer uma pickup que tenha sido utilizada em trilhas ? Obrigado desde já !

  • #12
    Olá, ldurval.

    Não sei se você se esclareceu este "problema"... Alguns comentários:

    Citação Postado originalmente por ldurval Ver Post
    Aproveitando o tópico, alguem sabe se o cambio automatico da pajero tem alguma "regulagem" ...
    Regulagem, não. Acho que só reprogramação, e assim mesmo com Hypertech ou algo do tipo.

    Citação Postado originalmente por ldurval Ver Post
    ...em "D"o cambio muda de 1ª para segunda sem problemas perto dos 3000rpm, de segunda para terceira a mudança só da aos 4000 rpm, sendo que em segunda até quase os 4000rpm se tirar o pé do acelerador parece que o carro esta em neutro...
    Tudo normal. Em "D", com OVERDRIVE, só vai ter freio motor em 5ª (o que é menos que nada!).

    Citação Postado originalmente por ldurval Ver Post
    ... Porem se você sair com o carro em "D", aos 3000rpm passa para segunda , ai se você volta a alavanca para "2", o carro continua andando normalmente, proximo dos 3000rpm você volta a alvanca para "D", entra a terceira marcha ...
    Na verdade, quando você passa para a posição "2", é selecionada a 3ª marcha (). P'rá nós, que sempre "traduzimos" as marchas do câmbio automático para o manual, soa incoerente, mas na posição "2" a marcha selecionada é a 3ª.

    Citação Postado originalmente por ldurval Ver Post
    ... entra a terceira marcha , ou seja em "D" a terceira só entra a 4000rpm no "Manual" entra perto dos 3000rpm.
    Mas qual a velocidade? Qual aceleração? Dependendo da "pressão" no pé, o módulo controlador estabelece uma estratégia diferente de troca de marchas. Experimente. Alterne modos diferentes de condução e você vai perceber que as trocas ocorrerão em velocidades e rotações diversas.

    É isso. Grande abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade