vou tentar respondeer suas perguntas baseado na minha experiência.
1.A tcase do jeep não serve no cambio mazda sem que seja feito uma adaptação. Corta o aluminio, faz uma flange, etc... etc....
2.tcase original da ranger custa em média R$1500 a do jeep uns R$700.
3.Opção mecanica para o OHC ??? Na verdade vc em que pensar na tcase com o cambio, não com o motor. A ranger usa a tcase borg warner 1354. É uma caixa por corrente.
4.A tcase da ranger é pra esquerda (frente) traseira é central. Willys é pra direita
5.Particularmente acho que o melhor eixo a ser adaptadoé o do troller. O mais econômico é o da rural
6.Suspensão por feixe de molas é bem mais fácil de ser feito, a helicoidal é bem possível também mas precisa "saber" um pouco mais das coisas....
7.Com orçamento apertado é difícil fazer qualquer coisa!!!
Quanto a adaptar um eixo na ranger (pelo motor que vc cita deve ser uma <98... pode ser uma >2001 mas daí eu acho loucura) é perfeitamente possível e já foi, por muito tempo, meu "projeto preferido".
Existem duas opções, sendo que a primeira é adaptar um eixo TTB (twim track beam - ou algo parecido - original nas explorers antigas) mas existem alguns incovenientes, como por exemplo a diferença de bitola das longarinas de chassis, mas é possível.
A receita que acredito mais simples é:
a.comprar uma tcase de ranger ( por acaso eu tenho uma pra vender... heheheh)
b.comprar a "caixa seca" pra adaptação da tcase. Ela substitui o "canhão" traseiro e daí vc somente parafusa a tcase (+-R$300)
c.comprar um eixo dianteiro de rural e refazer a pinagem (trocar a bola do dif) (+-R$1500, completo, revisado, freio a disco, etc....)
d.encurtar o cardam traseiro. providenciar o carda dianteiro
e.ajustar a relaçõ de diferencial. Acredito que o traseiro seja 4,27 (11x47). Existe esta relação pro eixo dianteiro.
f."comprar" uma máquina de solda (heheheheheeh) e 2 bons jumelos
g.fritar a cabeça medindo tudo, cortando peças, soldando, lixando, fazendo tudo de novo, etc... hehehehe
h.levantar umas 2" a traseira pra ficar igual a dianteira
i.comprar 4 pneus 33"
j.sair pra passear no shopping.....
heheheh
Com relação as molas dianteiras vc vai precisar medir tudo....Mas daí prefiro não falar porque seria chutômetro.... mas que dá certo, dá.
Se fosse minha, faria helicoidal na frente, com triângulo oscilante.
Se fosse >98 adaptaria a suspensão independente mesmo. Esta sim é teta.
Abraços
Théo