x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Mexida Básica Ranger 2.8 TGV

Boa Tarde pessoal

Estou escrevendo esse tópico para compartilhar uma experiencia. (Não sexual para deixar claro

Tenho uma Ranger 2.8 TGV com aproximadamente 200 Mil KM, e eu deveria trocar os bicos dela, pois tava gastando um pouco demais 8,5 KM/L e perdendo um pouco de rendimento.

Fiz de tudo filtros/limpeza de bicos/regulagens de vávulas, mas o problema é mesmo os bicos.

Dai para tentar compensar essa "perda de potencia" falei com meu bombista e ele deu meia volta na bomba injetora, mas não senti tanto ganho, um pouco realmente melhorou, dai falei com um amigo meu mecanico, ele falou que não adianta dar mais combustivel (bomba) se não der mais pressão (turbina) dai foi colocada uma esfera (bolinha de metal mesmo) para obtruir a passagem de ar que vai para a válvula de alivio, essa esfera foi posta dentro da mangueirinha que fica proximo a Turbina Quente/Fria tenho fotos que mais tarde vou postar, e tenho um video (muito grande 6 MB) que demonstra como ficou o barulho e fumaça do escape, para quem quiser mande seu email que mando por email.

Agora não preciso ficar reduzindo tanto (pois moro numa região sinuosa sul do pais) e a média por incrivel que pareça foi para 9,2 KM/L

Sei que é "perigoso" pois assim a valvula não consegue trabalhar corretamente limitando a pressão do turbo, mas como ela não tem WG para apertar essa acho que eh a saida.

Não sei em que pressão a turbina esta tralhando agora, mas o Jean Carlo de Ponta Grossa - PR, companheiro aqui do forum vai por a esfera na dele pois ele tem manometro e vai reportar aqui no tópico.

Agora ela tah andando mais em arrancada, subidas e até Velocidade final, antes dava 170 KM/H no plano, agora tah passando de 180 KM/H no plano não cheguei a conseguir esticar completamente mas acho que deva chegar nos 185/190 KM/H pois cheguei em 180 KM/H e ia um pouco mais.

No mais qualquer coisa que eu puder ajudar estamos ai, lembrando que tudo que vc extrai mais potencia/pressão no caso motor e turbina, vai desgastar mais rapidamente.

Vou postar fotos da esfera e da mangueirinha, eh uma mangueirinha preta e por dentro ela eh de outra cor, tipo um vermelho, eh uma mangueira bem fininha, e o fato de colocar a esfera eh para poder tirar em poucos minutos caso não queira mais deixar ela lá, e no caso da bomba (dar meia volta) já tem tópicos que explicam mas pessoalmente não fui eu quem fez, foi meu bombista, ou seja não saberia explicar, mas para isso tem pessoas mais experientes no forum que poderiam colaborar, tipo walter, edintruder, homero, entre tantos outros.

Um grande abraço a todos

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0
    Tira essa esfera já da sua turbina que é bobagem.O que está resolvendo é a apertada de 1/2 volta no débito.
    Essa esfera faz com que a valvula não limite a pressão então tua turbina vai a rotações muito mais alta e como ja está bem usada vai acabar logo(para felicidade do mecanico), alem do mais ao colocar mais pressão(sem aumentar proporcionalmente o debito) voce aumenta as perdas mecanicas e piora o desempenho .Eu andava na Ranger 2.5 com 1 volta no debito e a pressão era a original, tinha dado 1/2 volta no WG para entrar um pouco mais rapido , não para aumentar a pressão.

Olá Emerson

Que bom que você colocou o experimento para ser debatido aqui no forum, com certeza haverão críticas e opiniões.
    Como eu te falei , vou trocar uma idéia com o meu mecânico, e qualquer novidade vou postar.
    Apesar de não discordar da idéia do Homero, compre um manômetro de 2 kg e instale na tua, para poder saber até quanto vai a pressão da turbina.

Até

Jean

Concordo Contigo Homero em partes
    Pois antes eu tava com meia volta no débito da bomba, e não tava andando tanto e inclusive fiz a mesma média 8,5 KM/L com a bomba aberta meia volta.

Ou seja com a esfera ela ficou mais economica e esta andando mais.

Quanto a durabilidade sei que diminui, mas será que eh muito ????

Quanto a manometro não tenho intenção de instalar, pois não vou gastar dinheiro com ela a mais, pois em alguns meses estarei trocando ela.

Um grande abraço a todos

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    A pressão original da 2.8 é 1.2kg , para voce ter uma ideia a Hilux não passa de 1kg.
    Sem maiores informações e testes não sei justificar o ocorrido .Quanto a durabilidade vai depender de como anda pois a 120 mantendo deve estar com 0,5 kg (hilux,Ranger 2.5) com ou sem esfera pois normalmente a capsula pneumática (que é semelhante a do WG) começa a atuar perto da pressão limite(1.2).Se acelerar forte aí a pressão sobe e não saberia dizer quanto.

Uma vez minha Ranger piorou o consumo e descobri que a junta do coletor de escape havia queimado e escapava gases o que fazia a pressão cair e fumaçar.Troquei a junta e ficou bom novamente.
    Não é possivel que o mec tenha arrumado mais coisas?
    Como era e é agora a fumaça ?

Pelo que entendi, a esfera simplesmente retarda o atuador do TGV. Ela não chega a bloquear e sim restringe a passagem do ar. Pode ser que a pressão durante a aceleração ultrapasse os 1.15Kgf, mas só pro alguns instantes.
    Se funcionar assim mesmo o mecânico mandou bem.
    Infelizmente isso não dá pra fazer na minha Ranger devido a posição do atuador. A esfera não ficaria no local desejado.
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por Homero
    A pressão original da 2.8 é 1.2kg , para voce ter uma ideia a Hilux não passa de 1kg.
    Sem maiores informações e testes não sei justificar o ocorrido .Quanto a durabilidade vai depender de como anda pois a 120 mantendo deve estar com 0,5 kg (hilux,Ranger 2.5) com ou sem esfera pois normalmente a capsula pneumática (que é semelhante a do WG) começa a atuar perto da pressão limite(1.2).Se acelerar forte aí a pressão sobe e não saberia dizer quanto.

Uma vez minha Ranger piorou o consumo e descobri que a junta do coletor de escape havia queimado e escapava gases o que fazia a pressão cair e fumaçar.Troquei a junta e ficou bom novamente.
    Não é possivel que o mec tenha arrumado mais coisas?
    Como era e é agora a fumaça ?
    Quanto a junta, eu troquei ela a uns 50 mil km atraz, mas dá sinais de vazamento novamente, mas eh minima coisa (fuligem perto da entrada do primeiro cilindro)

Quanto a mexida vamos a cronologia dos fatos.

1 - Notei que ela tava gastando demais, e andando menos, em subidas que subia tranquilamente em quinta marcha começei a ter que puxar quarta pois não tinha mais a mesma força de antes.

Por conta propria, troquei Filtro Ar, e Combustivel, mesmo não estando na hora de trocar, pois eh algo "automatico" dar a culpa para filtros.

Depois Fiz limpeza de bicos, e regulagem de válvulas, sendo que os bicos foram testados e apesar de não estarem "mijando" estavam com a pressão em 185 Bar, sendo que a original era de 200 Bar (bicos novos) então o bombista disse que os bicos estavam bons, no entanto com um certo desgaste pela kilometragem e o aconselhavel seria trocar, junto com a limpeza de bicos e regulagem de valvulas ele abriu meia volta a bomba, a meu pedido, para ver se andava um pouco mais nas subidas.

Fiz média 8,5 KM/L ou seja fiz o serviço pois não estava andando e a média que sempre fazia 10 KM/L e agora tinha abaixado, mas como fiz 8,5 KM/L dei a culpa que foi por que foi aberto a bomba, levei no bombista e mandei voltar a bomba, com a bomba um pouco aberta tinha melhorado um pouco tava fumaceando um pouco, dai com a bomba fechada fiz média e fez 8,6 KM/L "sempre no mesmo trajeto de uns 500 KM, dai inclusive fui até Ponta Grossa e conheci o colega Jean, e tomamos um whisky juntos

Dai fiquei bravo mandei de volta a ranger, e ele disse que soh melhoraria se trocasse os bicos, como era algo que eu não queria fazer, mandei ele abrir a bomba novamente meia volta, e aumentar a pressão da turbina, pois aquilo que um mecanico amigo meu me disse que tinha que dar mais pressão.

Dai ele abriu meia volta novamente, e colocou a esfera, dai ficou andando muito mais do que antes, (soh meia volta na bomba) e fez média 9,2 KM/L

Acho que eh isso, e tah fumaceando a mesma coisa que tava antes soh com meia volta aberta

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Walter
    Mecanico quando coloca esfera normalmente é para tapar e ademais pelo relato ela agora chega a 180 quando antes era 170 e nessas velocidades a pressão deve estar alta.

emerson

Se o bico não estava mijando e a pressão 185 contra 200 ele está bom , outra coisa seria saber as diferenças entre os bicos , mas se estiverem entre 185 e 200 estaria bom.

Se ainda há vazamento no coletor de escape acho que vale a pena voce tentar resolver bem resolvido pois a minha também era pequeno o vazamento mas tinha manometro no turbo e percebia que demorava para encher e o consumo piorava.

Digo isso pois se estava fazendo 10 e agora 9,2 e pela medida dos bicos não creio que eles são os maiores culpados , mesmo porque aumentando a pressão do turbo não necessáriamente melhora os bicos e vazamento no escape pelo que passei (ficava uma marquinha preta) comprometia o consumo.

Tenta ir em outro mecanico pois esse já deve estar cheio de voce .Ele deve estar te achando mão de vaca porque não quer trocar os bicos e não vai ter boa vontade em fazer qualquer outra coisa bem feito.

Quanto a esfera eu ainda acho que deve tirar a menos que seja o que o Walter falou , mas é dificil de acreditar .

Citação Postado originalmente por Homero

Quanto a esfera eu ainda acho que deve tirar a menos que seja o que o Walter falou , mas é dificil de acreditar .

Bom a esfera tapa se não tudo, quase toda a vazão de ar, quanto a pressão, não sei ao certo, mas ando sempre em 120/140 KM/H soh dei aquela esticada para ver como tinha ficado o engenho

A Pressão da turbina é proporcional aos RPM do motor né, pois sempre ando em 3000 RPM (troca de marchas e andando normal) pois em 3000 RPM ela anda a exatos 140 KM/H (painel) em quinta marcha.

Citação Postado originalmente por emerson_dickel
    Concordo Contigo Homero em partes
    Pois antes eu tava com meia volta no débito da bomba, e não tava andando tanto e inclusive fiz a mesma média 8,5 KM/L com a bomba aberta meia volta.

Ou seja com a esfera ela ficou mais economica e esta andando mais.

Quanto a durabilidade sei que diminui, mas será que eh muito ????

Quanto a manometro não tenho intenção de instalar, pois não vou gastar dinheiro com ela a mais, pois em alguns meses estarei trocando ela.

Um grande abraço a todos
    Emerson,

Antes de vc mecher na bomba, ela estava fumaçando????

Pois pode ser problema da turbina e não de bico.

A valvula da tgv não tem regulagem?
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Citação Postado originalmente por edubelem
    Emerson,

Antes de vc mecher na bomba, ela estava fumaçando????

Pois pode ser problema da turbina e não de bico.

A valvula da tgv não tem regulagem?

Não tava fumaceando, antes de mexer, parecia até carro a gasolina

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Emerson,
    coloca um manômetro de pressão do turbo de 2kg e nota se aumentou além de 1,2. Se continua nessa pressão deixa como está, porém se está passando tira a esfera, pois retira rendimento em rpms mais elevadas (medido em dinamômetro pelo Rasch Motoren).
    A fumaça é proporcional ao quanto se aumenta a vazão de diesel sem adicionar pressão. A minha está escancarada e andando muito, mas ao virar uma esquina em terceira marcha só se enxerga preto nos espelhos. Com o aumento de rpm a fumaça diminui até desaparecer quando entra a turbina. Quando trocares os bicos tenta colocar um que dê maior vazão, pois a potência aumenta sem fumacear tanto.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem