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  • #1
    Usuário Avatar de JjSc
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    Question Troca de oléo 5k , realmente necessario ?




    Pois então, levei uma ranger 2.8 tgv para revisão dos 20.000.
    Conversando com o "atendente", ele realmente afirma não ser necessario a troca antes dos 10k do manual.
    Será que traz realmente alguma vantagem ? ou essa troca de 5.000 é mais recomenda as versões 2.5 ?

    Grato

    Abraços
    te mais

  • #2
    O manual sugere dois intervalos para troca de óleo: 10000Km para uso normal ou 5000Km para uso pesado. Em qual deles você se enquadra. Na dúvida troque a cada 5000Km.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    O manual sugere dois intervalos para troca de óleo: 10000Km para uso normal ou 5000Km para uso pesado. Em qual deles você se enquadra. Na dúvida troque a cada 5000Km.
    Lembrando que o uso do carro no transito da cidade lhe enquadra como uso pesado. O anda-para dos engarrafamentos e sinais, e ligar e rodar apenas poucos kms fazem um mal danado pros motores.

  • #4
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Lembrando que o uso do carro no transito da cidade lhe enquadra como uso pesado. O anda-para dos engarrafamentos e sinais, e ligar e rodar apenas poucos kms fazem um mal danado pros motores.
    Esse é o meu caso.
    Ando 7Km de cada vez. Não dá nem pro motor atingir a temperatura ideal. E pior ainda os primeiros 3Km sempre morro a cima, justamente com o motor frio. Se o meu motor chegar os 200.000Km já tô considerando lucro.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
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    O período de trocas de óleo é inversamente proporcional à durabilidade final do motor. Quanto mais km demorar entre cada troca menos km ele irá rodar antes da próxima retífica.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Esse é o meu caso.
    Ando 7Km de cada vez. Não dá nem pro motor atingir a temperatura ideal. E pior ainda os primeiros 3Km sempre morro a cima, justamente com o motor frio. Se o meu motor chegar os 200.000Km já tô considerando lucro.
    Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
    Será que procede?
    Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.

  • #7
    Citação Postado originalmente por João Pedro
    Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
    Será que procede?
    Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.
    Haa..axo q isso nao tem nada haver nao.O oleo do motor nao tem nenhuma ligaçao com o do diferencial.A força q o motor ira fazer pra tracionar o carro será a mesma, sendo com 4x2 ou 4x4, a nao ser quando se perde traçao, q precisará de mais força, ou quando se liga a reduzida, q precisa d menos força do motor...

    abraços
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
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    Se estiver em 4x4high pode até forçar mais o motor pois evita que uma roda destracione, e aí sim, sobe melhor pois usa toda a força do motor, porém se estiver frio dá uma boa forçada térmica nele, porém se for 4x4Low poupa bastante o motor sim, pois permite trabalhar com a redução de esforço.
    Se ele está subindo em 4x4high deve estar usando marcha mais curta para o motor estar durando bem.
    Para explicar, o maior problema de exigir potência do motor frio é a diferença de dilatação das peças, pois os pistões se aquecerão mais rapidamente que os cilindros e anéis, forçando mais os anéis contra os cilindros e até a saia dos pistões contra o cilindro, causando desgaste irregular e consequente ovalização prematura dos cilindros. Não que aconteça isso da noite pro dia, mas uma exigência dessas de forma contínua e diária pode causar ovalização em cerca de 15000 km, causando até perda de compressão para o cárter.
    Onde a temperatura do motor está muito fria, aqui no sul do RS por exemplo onde temos seguidamente temperaturas próximas de 0°C, se abusar muito pode-se quebrar até os anéis de compressão, mas isso ocorre mais em motores a gasolina que diesel.

    Citação Postado originalmente por João Pedro
    Sinceramente ñ sei o qto isto pode ser realmente positivo, mas um vizinho, usuário de paicapes desde priscas eras, qdo sai com sua S10 (esta última roda por todo o Brasil - região norte e sul principalmente), que já está com mais de 300.000Km (ano dela - 2002), sempre a traciona ao subir um pequeno aclíve de nossa rua. Ele alega que isto exige menos do motor, pela equalização da tração, qdo ele ainda ñ atingiu a temperatura ideal.
    Será que procede?
    Como ele tem mais hora de picape que urubu de vôo eu o imito desde então.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de rodrigocockpit
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    Citação Postado originalmente por JjSc
    Pois então, levei uma ranger 2.8 tgv para revisão dos 20.000.
    Conversando com o "atendente", ele realmente afirma não ser necessario a troca antes dos 10k do manual.
    Será que traz realmente alguma vantagem ? ou essa troca de 5.000 é mais recomenda as versões 2.5 ?

    Grato

    Abraços
    te mais
    Tenho usado a bastante tempo a seguinte fórmula:
    troco somente o óleo a cada 5k, e todos os filtros a cada 10k, e o de ar dependendo do uso, mas normalmente com 20 a 30k.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por rodrigocockpit
    Tenho usado a bastante tempo a seguinte fórmula:
    troco somente o óleo a cada 5k, e todos os filtros a cada 10k, e o de ar dependendo do uso, mas normalmente com 20 a 30k.
    Eu estava trocando tudo aos 5000 km, mas como o filtro do ar custa R$40,00, eu começei a trocá-lo com 10.000km, apenas limpo com ar comprimido e vou virando ele de 90 em 90°. Tenho limpado uma vez a cada 60 dias mais ou menos, o que equivalem a uns 1500 ~2000km.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de rodrigocockpit
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    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Eu estava trocando tudo aos 5000 km, mas como o filtro do ar custa R$40,00, eu começei a trocá-lo com 10.000km, apenas limpo com ar comprimido e vou virando ele de 90 em 90°. Tenho limpado uma vez a cada 60 dias mais ou menos, o que equivalem a uns 1500 ~2000km.
    Dá pra trocar os filtros a cada 2 trocas de óleo, senão o custo fica muito alto, e a maioria dos usuários, trocam tudo com 10k, acho que com essa km os filtros ainda cumprem bem a sua função!
    Eu tb dreno o filtro de diesel de 15 em 15 dias, a bomba injetora é o coração da criança, não é mesmo?

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