x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  • #1

    Como fazer a Ranger 3.0 espirrar?




    Olá pessoal. Como alguns sabem tenho uma Ranger 3.0 TDI...
    Estou gostando muito do carro (meu anterior era um Focus), já corri 2 rallys nele, fiz dezenas de passeios, o carro é show, MUITO brabo, MUITO forte.
    Aqui andamos muito em dunas de areia, e nisso, ela manda. O motor é muito forte, ela sobe tudo com muita facilidade.

    Os pontos negativos que vejo nela são os seguintes:
    - Angulo de entrada e saida muito baixos (a minha bate muito o parachoques dianteiro)
    - Farois de milha frágeis (os meus entram muita água e já quebraram 1 vez)
    - Tomada de ar muito baixa (apezar de ela nunca ter bebido água, já encontrei água dentro do reservatorio do filtro)

    De resto só alegria.

    Quanto a minha duvida, quero MUITO fazer esse carros espirrar (blow-off)!
    Aqui em minha cidade, Natal-RN, ninguem sabe fazer!
    Que dá, acho que dá! Já vi D-20, Troller, S10 espirrando...
    Alguem sabe como fazer isso no 3.0 da Ranger?

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #2
    Abreu,


    Eu não sou expert nesse assunto, mas vou te adiantar o que entendo e que alguém na lista me corrija ou acrescente mais alguma informação:
    Pra fazer isso, você tem que trocar a turbina por outra comum que trabalha com aquelas válvulas pop off, ou no mínimo travar a válvula wastegate e ainda instalar a válvula pop off. Essa válvula se abre para limitar a pressão dentro do coletor de admissão todas as vezes que o turbo alcança a pressão máxima e então se ouve o ruído característico parecido com um espirro.

    É certo que travar a válvula wastegate vai piorar o desempenho do motor em alta rotação e talvez a melhor opção fosse trocar a turbina pra isso. Também isso tudo pode deixar a parte eletrônica do motor 3.0 fora do rumo.

    Esse é um sistema de controle da pressão máxima do turbo meio que pré-histórico, já que a válvula wastegate e os turbos TGV vazem a mesma coisa com muito mais eficiência e sem ruído e ainda aumentam a vida útil do turbo. Eu acho que válvula pop off só é mais indicada em competição onde não importa o ruído e nem o maior desgaste da turbina já que essa válvula não impede a aceleração na rotação da turbina mesmo depois de ter atingido a pressão máxima.

    Eu não acho isso uma boa idéia e com certeza se chagar a fazer isso e der certo, vai no mínimo perder a garantia da sua Ranger.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Ué ? eu achava q era so deixar ela no Sereno que ela iria ficar gripada e iria espirrar até tomar remédio. RS!!!

    Brincadeira,

    Ow, abreu, isso é coisa de menino, além de que, vc com certeza vai perder a garantia do seu carro.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Kkkkk, que nada...
    Imagina que coisa linda esse caminhãozinho preto espirrando no transito!

    Kkkk, vocês tem que entender que eu sai de um Focus XR 2.0 16v com mais de 170Cv, andava como os infernos!
    Ainda sinto falta de uma boa e velha arrancada!

    Até o final do ano vem o Unichip, ai vem a brutalidade total.
    Um amigo já tem, 195Cv, é o verdadeiro "cão chupando manga".

    Snif... Snif... Ainda queria ver a neguinha fazendo: "vronnnnnn, txiiiiiiii"

    Ps. De fato ainda sou um menino! Kkkkk, tenho exatos 20 anos!

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #5
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Talking

    Acho que estragar a pickup.

    Vc pode melhorar os outros itens :

    Os pontos negativos que vejo nela são os seguintes:
    - Angulo de entrada e saida muito baixos (a minha bate muito o parachoques dianteiro)
    - Farois de milha frágeis (os meus entram muita água e já quebraram 1 vez)
    - Tomada de ar muito baixa (apezar de ela nunca ter bebido água, já encontrei água dentro do reservatorio do filtro)

    Faça uns parachoques personalizados tubulares, como aqueles que aparecem na revista Petersen's 4 wheel & off-road com os milhas protegidos e instale um snorkel OGZ, te garanto que o efeito conseguido será bem melhor que aquela "espirradinha" de alívio do turbo.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Os motores que tem sensor de vazão de massa de ar não podem ter valvula de espirro que joque o ar para fora pois esse ar que entrou e foi medido determinou a quantidade a ser injetada de combustível.
    Motores turbo a gasolina originais(marea , A3,etc)possuem essa válvula , mas não se ouve o espirro pois ele é feito dentro do duto de alimentação de ar antes da turbina mas depois do sensor de vazão , não alterando a medida do ar que realmente entrou.
    Os motores a gasolina necessitam dessa valvula pois quando se tira o pé do acelerador com o turbo cheio e embalado haveria um pico de pressão(a borboleta fecha) que poderia danificar manqueiras e a propria turbina e alem disso freiaria a turbina que perderia o embalo e atrasaria a entrada do turbo novamente prejudicando a performance.
    Os motores diesel não usam essa valvula pois não tem borboleta(a Hilux tem borboleta mas o gerenciamento eletronico evita problemas)e ao se tirar o pé a pressão começa a cair naturalmente.

    Nãp posso jurar que a Ranger tem sensor de massa de ar mas é bem provavel que tenha pois é um padrão no commom rail.
    Se colocar qualquer valvula que libere a pressão para o exterior , vai no minimo aumentar o consumo.

    Já vi gente que fez o seguinte:-instalou um compressor portátil de encher pneu ligado atraves de um pressostato , na saida possuia uma mangueira enrolada com uns 10 metros como reservatório e na ponta uma válvula solenoide normalmente fechada.Essa valvula era acionada por um botão no interior do carro.
    O pressostato ligava o compressor até que a pressão atingisse a regulagem(umas 60 lbs) e ai desligava , ficando a mangueira pressurizada.Quando o piloto queria ele acionava o botão que acionava o solenoide que liberava o ar e então txiiiiiiiii ...

    Essa foi uma das inutilidades mais tecnológicas que já vi!!!


    Homero

  • #7
    Citação Postado originalmente por Homero
    Os motores que tem sensor de vazão de massa de ar não podem ter valvula de espirro que joque o ar para fora pois esse ar que entrou e foi medido determinou a quantidade a ser injetada de combustível.
    Motores turbo a gasolina originais(marea , A3,etc)possuem essa válvula , mas não se ouve o espirro pois ele é feito dentro do duto de alimentação de ar antes da turbina mas depois do sensor de vazão , não alterando a medida do ar que realmente entrou.
    Os motores a gasolina necessitam dessa valvula pois quando se tira o pé do acelerador com o turbo cheio e embalado haveria um pico de pressão(a borboleta fecha) que poderia danificar manqueiras e a propria turbina e alem disso freiaria a turbina que perderia o embalo e atrasaria a entrada do turbo novamente prejudicando a performance.
    Os motores diesel não usam essa valvula pois não tem borboleta(a Hilux tem borboleta mas o gerenciamento eletronico evita problemas)e ao se tirar o pé a pressão começa a cair naturalmente.

    Nãp posso jurar que a Ranger tem sensor de massa de ar mas é bem provavel que tenha pois é um padrão no commom rail.
    Se colocar qualquer valvula que libere a pressão para o exterior , vai no minimo aumentar o consumo.

    Já vi gente que fez o seguinte:-instalou um compressor portátil de encher pneu ligado atraves de um pressostato , na saida possuia uma mangueira enrolada com uns 10 metros como reservatório e na ponta uma válvula solenoide normalmente fechada.Essa valvula era acionada por um botão no interior do carro.
    O pressostato ligava o compressor até que a pressão atingisse a regulagem(umas 60 lbs) e ai desligava , ficando a mangueira pressurizada.Quando o piloto queria ele acionava o botão que acionava o solenoide que liberava o ar e então txiiiiiiiii ...

    Essa foi uma das inutilidades mais tecnológicas que já vi!!!


    Homero
    Homero
    Parabens pela sua resposta, pode-se ver que voçê é um cara que entende do assunto.
    Gostaria que me desse uma dica:
    Estou pensando em comprar uma Ranger XLT 2.8, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do motor. Minha grana me permite comprar uma usada (talves uma 2003). Sabe me dizer sobre a durabilidade do motor International 2.8? As modificações feitas no diferencial a partir de 2003 podem aliviar a carga do motor em altas rotações e aumentar sua vida útil?

  • #8
    Citação Postado originalmente por José Augusto
    Acho que estragar a pickup.

    Vc pode melhorar os outros itens :

    Os pontos negativos que vejo nela são os seguintes:
    - Angulo de entrada e saida muito baixos (a minha bate muito o parachoques dianteiro)
    - Farois de milha frágeis (os meus entram muita água e já quebraram 1 vez)
    - Tomada de ar muito baixa (apezar de ela nunca ter bebido água, já encontrei água dentro do reservatorio do filtro)

    Faça uns parachoques personalizados tubulares, como aqueles que aparecem na revista Petersen's 4 wheel & off-road com os milhas protegidos e instale um snorkel OGZ, te garanto que o efeito conseguido será bem melhor que aquela "espirradinha" de alívio do turbo.
    Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.
    José, eu gosto dela original, não curto parachoques de cano e etc. Até acho legal, mas em um carro para uso 100% off-road, o meu não é.
    Futuramente penso em um Samuraizinho para fazer "baderna" e a Rangera deixar para passeios mais leves. Ela tem sofrido um pouco por minha causa, arranhões principalmente. E dá muita pena, afinal é um carro preto 2006...

    Mas é isso ai, a dica do Snorkel é 100% válida, estou já a algum tempo buscando um, mas ainda não encontrei um bem feito. Poderia me passar o contado dessa OGZ?

    Abraços a todos.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Talking

    O site deles é www.ogz.com.br, lá voce pode ver como é o snorkel e como fica instalado.

    O endereço é Rua Bom Pastor, 1250, fica no Ipiranga em São Paulo o telefone é (11) 6161-7169 ou (11) 6169-7762.

    Ok!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Marco Aurélio,
    A durabilidade depende da tua manutenção (trocas de óleo e filtros no período certo). Esse motor foi feito para durar 150000 km sem manutenção além da troca das correias. Aos 150000 se faz a revisão da Bomba Injetora e roda-se até os 300000 sem mais problemas. A primeira retífica é projetada para os 300000 km, mas pode ir muito mais além conforme o zelo do proprietário. Tem muitas rangers rodando com mais de 300.00 km sem mexer em nada no motor e com mita saúde. Um exemplo disso são as Sprinters que utilizaram o 2.5 por muito tempo.
    É uma caminhonete que não dá manutenção nenhuma. Eu comprei a minha com 43.000 km e já está com 75.000, e até agora foi o veículo que eu menos gastei com manutenção e combustível!


    Em relação ao espirro é coisa de Boy, o legal mesmo para motores diesel é um escapamento mais livre onde se escuta a turbina metendo giro desde a marcha lenta. Nada como o assobio da turbina metendo pressão no motor!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    A ranger ´´parece´´ q naturalmente ja vem com uma valvula blow-off.Quando agente acelera ate umas 3000 rpm e troca de marcha mais rapido um pouco, ouve-se um ronco grave vindo da turbina.Nao é um espirro, mais parece q existe uma valvula d alivio ali.Como eu disse, parece, pois nunca vi ninquem comentando.Sobre o sensor d massa de ar, é visivel um sensor ligado no coletor d admissao da ranger.O plug parece os de sonda lambda em carros a gasolina.Visivelmente, é o sensor de massa de ar...

    abraços
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0
    amigo que quer um espirro!!! bom existem um simulador de turbo eletrônico que é vendido por aí, mc, ebay, etc. Como vc só quer aquele barulho chato de piá barrigudo, me permite a franqueza, vc encontrará com ele, embora como diz o ditado, " gosto não se discute" então, boa sorte.

    na minha ranger 3.0 eu tive que eliminar a entrada de ar original que era pela dianteira. Apenas retirei aquela curva plástica do filtro de ar. O sitema provocava muito ringido de plástico, pois qdo o fluxo aumenta, causa turbulência nos dutos e como é plástico... Não notei aumento de consumo, o que seria uma consequência qdo se estrangula a vazão de ar. Como nosso amigo homero disse, provavelmente o sensor de massa de ar sentiu a redução ( se é que houve ) e compensou no diesel.

    Estou pensando em captar de outra forma, através de uma mangueira de silicone, apesar de que o espaço é muito reduzido.

    bom sorte.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade