x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário
    Entrada
    13/02/2021
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Ranger LXT CD 4x4 4.0 1998 Problema no Semieixo e Roda Livre Solta

Fala, pessoal! Tudo certo?

Então, tô com uma dúvida aqui: afinal, o que realmente segura o semieixo dianteiro nessa caminhonete? É só a roda livre ou tem mais alguma coisa? Coloquei o semieixo no lugar, do lado esquerdo, e quando encaixo a roda livre, ele ainda fica meio solto — consigo puxar com a mão sem esforço. A roda livre também não fica firme, acaba soltando fácil. E andando com a caminhonete assim, parece que tá tudo moendo lá dentro.

Se alguém puder me dar uma ajuda ou tiver alguma dica do que pode ser, eu agradeço muito!

Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 39
    Citação Postado originalmente por samirachcar Ver Post
    Fala, pessoal! Tudo certo?

Então, tô com uma dúvida aqui: afinal, o que realmente segura o semieixo dianteiro nessa caminhonete? É só a roda livre ou tem mais alguma coisa? Coloquei o semieixo no lugar, do lado esquerdo, e quando encaixo a roda livre, ele ainda fica meio solto — consigo puxar com a mão sem esforço. A roda livre também não fica firme, acaba soltando fácil. E andando com a caminhonete assim, parece que tá tudo moendo lá dentro.

Se alguém puder me dar uma ajuda ou tiver alguma dica do que pode ser, eu agradeço muito!
    Vamos lá, até onde eu me lembre na ponta dos entalhados dos semi-eixos que vão acoplados nas planetárias tem um sulco com um anel que oferece certa resistência no colocar e tirar. Fora isso tu tem o sulco que fica distante uns 40/50 mm da ponta de fora dos semi-eixo onde tu tens de colocar um anel elástico externo. Esse último é um anel específico, pois ele é bem espesso. Não é um anel elástico que se encontra no comércio.
    Realmente, a forma como as RL são presas nos cubos de roda é meio deficitária. Eu passei uns perengue e resolvi a porra toda fazendo um protetor/segurador! Segue link:
    Roda Livre Manual AVM - Protetor

Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Vamos lá, até onde eu me lembre na ponta dos entalhados dos semi-eixos que vão acoplados nas planetárias tem um sulco com um anel que oferece certa resistência no colocar e tirar. Fora isso tu tem o sulco que fica distante uns 40/50 mm da ponta de fora dos semi-eixo onde tu tens de colocar um anel elástico externo. Esse último é um anel específico, pois ele é bem espesso. Não é um anel elástico que se encontra no comércio.
    Realmente, a forma como as RL são presas nos cubos de roda é meio deficitária. Eu passei uns perengue e resolvi a porra toda fazendo um protetor/segurador! Segue link:
    Roda Livre Manual AVM - Protetor

Sds.
    Eita, fiz confusão! Desconsidera a parte do encaixe nas planetárias, isso é refente as tulipas.
    A garantia de que o semi-eixo fique no lugar é dada por esse anel elástico quase na ponta do semi-eixo, seta vermelha.
    Lembrando que no cubo tu tens um rolamento de agulhas, e que a pista na seta verde é onde ele trabalha, e o retentor que vai no montante, que fica com o lábio deslizando ali na seta azul.

Ranger LXT CD 4x4 4.0 1998 Problema no Semieixo e Roda Livre Solta-semi-eixo.png

Sds.

Usuário
    Entrada
    18/10/2024
    Local
    Ibatiba/ES
    Oi samirachcar, boa noite!
    Acabo de revisar a minha aqui!
    Não fica folga nenhuma, se não danificou o rolamento do cubo vai destruir-lo, ele chega a desaparecer se andar assim!
    Tem arruela e trava antes da roda-livre, fica justinho, sem folga e é o que prende ao cubo. E sobre a roda livre, ando muito no chão e após perder uma delas, simplesmente caiu, fiz uma trava prendendo-as nas porcas da roda.
    Abraço.

Usuário
    Entrada
    18/10/2024
    Local
    Ibatiba/ES
    Obs: se for vc mesmo montar, confira se arruela e trava estão no semi-eixo e forcando-o contra o cubo atrás, vaí batendo a trava (anel elástico de aço) até encontrar a cavidade, se ainda tiver folga,
    Usar alicate de abrir esse tipo de trava e retirá-la acrescentando uma arruela na espessura que for necessário.

Usuário Avatar de klemba
    Entrada
    28/06/2006
    Local
    COLOMBO/PR
    a roda livre ali é um problema critico mesmo no modelo da sua fixação, após perder uma fui verifizar o que estava de errado, estava com o rolamento de agulas quebrado que logo danificou o retentor e sem a trava na ponta do eixo empurrou a roda livre pra fora...

substitui o rolamento por esse podelo de maior expessura =

" Kit 2 Rolamentos Hk3020 (hk303720) O30xo37x20mm "

coloquei um novo retentor =

" Retentor Cubo Roda Dianteiro Ranger 4x4 Roda Livre "

e coloquei essa trava no eixo =

" Anel Trava Semieixo Dianteiro Ford Ranger 4x4 Com Roda Livre "

ai ficou tudo de acordo até o momento

o link do ML não aparece, acho q por segurança do site...
    4X4 Brasil
    RANGER CE 2.8 BL3"

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por klemba Ver Post
    a roda livre ali é um problema critico mesmo no modelo da sua fixação, após perder uma fui verifizar o que estava de errado, estava com o rolamento de agulas quebrado que logo danificou o retentor e sem a trava na ponta do eixo empurrou a roda livre pra fora...

substitui o rolamento por esse podelo de maior expessura =

" Kit 2 Rolamentos Hk3020 (hk303720) O30xo37x20mm "

coloquei um novo retentor =

" Retentor Cubo Roda Dianteiro Ranger 4x4 Roda Livre "

e coloquei essa trava no eixo =

" Anel Trava Semieixo Dianteiro Ford Ranger 4x4 Com Roda Livre "

ai ficou tudo de acordo até o momento

o link do ML não aparece, acho q por segurança do site...
    klemba,

Anel de poliacetal!!! Vixx, isso não vai muito longe hein?!
    Está instalado há quantos km's?

Sds.

Usuário Avatar de klemba
    Entrada
    28/06/2006
    Local
    COLOMBO/PR
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    klemba,

Anel de poliacetal!!! Vixx, isso não vai muito longe hein?!
    Está instalado há quantos km's?

Sds.

pelas minhas contas de quando foi e as trocas de oleo uns 30mil km, nesse meio tempo abri uma vez para verificar os rolamentos que havia trocado e esta tudo certo

o original era um anel de mateiral não metálico mais uma trava de metal, porém nunca encontrei essa trava para comprar,

dessa forma ai pelo menos deu certo e parou de bater a ponta de eixo e forçar a roda livre
    RANGER CE 2.8 BL3"

Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Citação Postado originalmente por klemba Ver Post
    pelas minhas contas de quando foi e as trocas de oleo uns 30mil km, nesse meio tempo abri uma vez para verificar os rolamentos que havia trocado e esta tudo certo

o original era um anel de mateiral não metálico mais uma trava de metal, porém nunca encontrei essa trava para comprar,

dessa forma ai pelo menos deu certo e parou de bater a ponta de eixo e forçar a roda livre
    Hmmm, interessante! Não sabia que originalmente era assim "misto". Como a minha era sem Roda Livre e acabei comprando semi eixos em ferro-velho, pra colocar as AVM manuais, acabei não vendo como era a coisa de fábrica. Não é a toa que me ferrei bastante pra achar uns anéis elásticos do diâmetro e largura que ficassem bons ali.....rsrs

Abs.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Problema 4x4 S10 - Desativar a Roda Livre
      Por IGORFROTA no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 62
      Última resposta: 24/02/2020, 20:05
    2. Respostas: 21
      Última resposta: 16/11/2015, 19:07
    3. Respostas: 22
      Última resposta: 16/06/2014, 01:26
    4. Roda livre esquentando é problema?
      Por tio_mica no fórum Toyota
      Respostas: 6