O problema foi generalizar.
Hoje acontece algo de diferente no mercado e a estupidez das pessoas acaba amplificando a ideia e generalizando o fato.
Se uma Ranger perde o controle e cai num abismo, a notícia é "Ranger despenca num abismo", e o comentário do povo no dia seguinte é "Cuidado com Ranger porque ela despenca em abismos".... kkkk.....
Antes que a ideia de que "teto solar se solta" "viralize", como diz a garotada hoje, eu acredito que os comentários aqui foram bem oportunos em afastar mais uma bobagem que poderia influenciar pessoas em suas escolhas, abrindo mão de um dispositivo bem interessante por conta de erros de projeto ou de modelo malfeito.
Importante deixar bem claro que teto solar pode ser usado em velocidades altas e com segurança. Algo diferente disso é projeto ruim, manutenção deficiente.
Todos sabem que eu tive carros velozes, sempre amei a velocidade. Carros importados, superesportivos feitos para correr. E eu garanto que teto solar não se solta se bem construído. No máximo ele vai provocar alguma perda de desempenho por razões que não vou explicar agora porque esse assunto já deu o que tinha que dar.
E sendo bem específico ao que foi abordado aqui, se a Ford não conseguir colocar na Everest um teto solar que suporte velocidades altas, é melhor mudar de ramo definitivamente. A exposição aqui começou nos 80 por hora, virou 200 e depois 220, mas vou dizer uma coisa... qual a final dela? 180??? Sei lá... Então o teto deve aguentar pelo menos uns 200, com alguma tolerância. Isso é obrigação, não conceito de projeto.
Imagine se o carro começar a soltar os pedaços em alta velocidade e cada peça tiver um limite de velocidade de uso. Não sei as razões de uma Citroen limitar a 80 por hora um modelo seu, mas apenas digo que isso é um crime.
Então é importante dizer: "A Hilux tem um defeito que faz o Santo Antonio se soltar," e jamais dizer que "Santo Antonio não é recomendável porque tem exemplos dele se soltar".
Entendo que essa foi a intenção das postagens aqui, com muito sucesso, pelo menos para que um leitor não seja enganado com uma ideia equivocada.
Pra mim, assunto encerrado com a conclusão já bastante clara.