x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/02/2021
    Local
    Salto/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Question Dúvidas mecânicas e de funilaria sobre F1000 1992 aspirada diesel




    Amigos, lhes desejo tudo de bom.

    Meu pai infelizmente faleceu e me deixou, junto com minha irmã a caminhonete. Era o sonho dele, e estou tentado em comprar a parte da minha irmã. Gostaria de tirar algumas dúvidas antes para ter certeza de que para manter ela eu não ficarei quebrado $$$$$.
    Por favor, gostaria de tirar dúvidas sobre uma F1000 diesel 1992.

    Agradeço as respostas e não encontrei as respostas por pesquisas no forum.

    Por gentileza:

    1- Observei que a ré é para baixo da quinta marcha, diferente do que diz o manual, que seria primeira para baixo e ré no lugar da primeira. Alguma idéia de que câmbio seria esse e se ele aguentaria um turbo? Pergunto isso porque se não for o câmbio original tenho chances de ter tido sorte com o câmbio instalado nela.

    2- Em 2500 rpm em quinta marcha ela fica em 100km/h e pela força que o motor tem eu achei muito giro para pouca velocidade. Possivelmente causado pelo câmbio, conforme comentei acima. Caso turbine, valeria a pena alterar o diferencial para um mais longo ou trocar rodas e pneus (atual 255/75 r15 medida original)?


    3- Seria ideal dimensionar a relação dela para estar a 110km/h ou 120km/h a uns 2000 rpm em quinta marcha para aproveitar a faixa de rpm estabelecida pela fábrica? Citei essas velocidades pois são as mais comuns em nossas estradas. Gostaria de deixar ela uma caminhonete para estrada, econômica e forte, com boa velocidade de cruzeiro, visto ela ser 4x2 e eu não tenho interesse em mudar isso. A faixa verde do contagiros fica entre 1500 a 2500 rpm.

    4- Mwm 229 4 cilindros com 220 mil km, não fuma, pega no estalo, não baixa óleo nem água. Alguém já turbinou algum desses sem abrir para revisão ou modificar? Sou um motorista calmo e não ando forçando e nem tenho interesse em forçar o motor com excesso de giros ou arrancadas, mas tenho interesse em manter melhor a velocidade em subidas. Tenho interesse em manter a maior durabilidade possível, com fôlego extra.

    4- Ela está com ferrugem em ambas as soleiras de porta. Já atravessou a chapa. Não olhei por baixo ainda. Essas caminhonetes são fáceis de solucionar estes problemas?

    5- Ao adicionar turbo nesse motor, com bomba injetora em linha original, eu posso manter a regulagem original ou DEVO alterar a regulagem para injeção de mais diesel? Pergunto isso pois os meus planos de ter um veículo voltado a estrada, econômico e com desempenho na medida para viagens seguras.

    Muito obrigado pelas ajudas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20210219_202133.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Difícil saber o câmbio pela descrição, 5 marchar e ré pra baixo deve ser o 2215 ou 2205, mas eles são overdrive, deveria estar a mais de 100 em 2500 rpm, tem que ver qual diferencial está usando.
    O câmbio original deveria ser o 2615 com a primeira pra baixo e ré em cima da primeira. Esse câmbio é mostro de forte.
    Um 229 com 200 mil km sem turbina.... Deve estar novo..acabando de amaciar! Mas na estrada sem turbo é sofrimento, vc não tem escolha, precisa de turbina sim. A bomba deve ser rotativa da sua F1000, sim tem que aumentar o débito de diesel abrindo a bomba e melhor ainda trocando bicos injetores de maior vazão, eu iria nas duas opções, mas a primeira já é suficiente.
    Turbinada fica mais economica, deve fazer mais de 10 km/L.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/02/2021
    Local
    Salto/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pelas dicas meu amigo. Acabo de voltar da troca de óleo, pois estava parada faz muito tempo, e o meu mecânico me disse que o câmbio é da versão à gasolina.

    Vou ter que entrar por baixo e ver que câmbio é.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Veja qual relação do diferencial também. Não confie na plaqueta do diferencial, se não abrir a tampa, faça a contagem levantando uma roda, facinho.....

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/02/2021
    Local
    Salto/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    ricarvalhal, obrigado pela resposta meu amigo. Esse conhecimento para mim é algo novo. Só por curiosidade, como seria essa contagem?

    Estou tentado a ir para troca do diferencial. Amanhã cedo vou me enfiar embaixo dela e ver o modelo do câmbio e do diferencial.

    O mecânico, que é muito bom e gosta do que faz, gente boa demais, topa muita coisa e já me disse que troca o diferencial.

    O que me preocupa realmente é a ferrugem. Amanhã eu posto foto e aceito opinião se vale a pena ir pra reforma ou não.

    Muito obrigado ricarvalhal

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Leococitz, estou ajudando assim como fui muito ajudado aqui no fórum !
    Segue o procedimento: so para complementar a conversa de relacao de diferencial:

    Existe uma maneira pratica e simples de ESTIMAR a relacao do diferencia com uma boa precisao:

    - Pare o carro num piso nivelado para poder ficar parado sem freio ou estar engrenado.
    - Levante UMA das rodas traseiras e deixe o carro no ponto morto sem o freio de mao.
    - Gire a roda que esta no alto duas voltas completas.
    - Conte quantas votas da o cardan.
    - Pronto... o numero de voltas que der o cardan é a relacao do diferencial.

    Referência:
    Problema no diferencial

    Manda as fotos pra vermos a F !!!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/02/2021
    Local
    Salto/SP
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    ricarvalhal, muito obrigado pela dica. Fui olhar embaixo da criança e me questiono se não está faltando a travessa do câmbio... acredito que não...mas pra mim tem cara que falta algo. Seria loucura minha? Realmente está faltando a travessa?

    Diferencial eu acredito que é Braseixos.

    Sobre esse câmbio, que pelas fotos que comparei na internet são do 2205 ou 2215...mas fiquei na dúvida. Seria um destes que citei?-4ce63c31-3369-473d-8b69-ffbba35d988a.jpg -01a0c993-29e5-4349-bb0e-102bba1e82ad.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01a0c993-29e5-4349-bb0e-102bba1e82ad.jpg  

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Vamos por parte, sua F1000 é 93, pode ate ser 92/93, mas o modelo dela é 93.
    Sim o câmbio é 2215 ou 2205 esse câmbio saiu nas versões a gasolina.

    Esse câmbio é leve e não precisa travessa. Aliás F1000 93 4x2 original não tem travessa.
    Da uma olhada neste tópico:
    Melhor Câmbio para a F-1000

    O diferencial é sim braseixos 405. Aí vc deu sorte !

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Vc vai ver que vc não tem escolha, pra andar mais precisa alongar o diferencial. O seu câmbio já tem overdrive.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. F1000 89 - custo de restauração - funilaria
      Por Andrefb69 no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/06/2016, 00:32
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 06/06/2016, 19:03
    3. Duvidas sobre motor diesel
      Por Marcelo Lavezzo no fórum Troller
      Respostas: 6
      Última resposta: 12/04/2013, 14:33
    4. XJ 98 - Dúvidas mecânicas
      Por Darwin no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 43
      Última resposta: 16/07/2008, 21:47
    5. duvidas mecanicas cherokee
      Por AJAERCIO JUNIOR no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 25
      Última resposta: 27/02/2008, 14:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade