x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/02/2021
    Local
    brasilia/DF
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    F1000 4.9i - 1997




    Olá amigos.

    Tenho uma F1000 4.9i, 1997, gasolina que ja foi utilizada a GNV porém antes mesmo de compra-la ja havia sido revertida apenas para gasolina.

    Gostaria de contar com a ajuda e conhecimento de vcs para a solução de alguns problemas:


    1- Ela engasga na marcha lenta ou andando em baixa rotação;
    Ao acelerar o motor enche e anda muito bem, porem se deixar ele funcionando na lenta ele oscila - como se a parte elétrica ficasse "corrigindo" a queda de rotação e acelerando um pouco para compensar.
    Com o carro andando, se deixar apenas engatado sem acelerar ele da uns tanquinhos e quando acelera ele demora um pouco para responder. Depois vai bem.
    Vi videos desse motor nos EUA (la eles chamam de "300 line six" ou "300 6cc line") e percebi que esse problema é relativamente comum - hesitation and rough idle - e cada um da uma solucao: sensor MAP, sensor da marcha lenta, sensor da borboleta, junta do TBI no coletor, fiação etc.
    Alguém aqui ja passou por isso ou viu algo semelhante? Pode me ajudar?

    2- Pequena folga na alavanca do cambio e dificuldade de reduzir ;
    O câmbio dela, 5 marchas com Drive, se não me engano MAZDA. Ele tem uma pequena folga na alavanca e na redução de marchas.
    A embreagem está um pouco dura e soltando "de uma vez", ou seja, quando vc vai soltando ela não parece ir progressivamente, parece soltar quase de uma vez dando um tranquinho no carro.
    Este problema conjugado com o primeiro dificulta a saída apenas soltando a embreagem e inviabiliza a saída em segunda marcha.
    Será que a embreagem esta ruim e ela pode estar dificultando essa entrada de marchas ou isto e do câmbio ?


    3- Trava do step, tampa traseira e sistemas de segurança;
    Meu step está solto na carroceria por baixo da capota marítima que é reta.
    Alguém usa assim e já fez um sistema de travamento legal? Ou vcs utilizam apenas a corrente cadeado mesmo?
    Alguém já bolou alguma trava pra não roubarem a tampa traseira?
    Qual é o sistema antifurto, alarme ou bleaqueador mais confiável?
    Qual rastreador e bom?


    4-Sensor e câmera de ré;
    Vocês instalaram sensor ou câmera de ré? Como fizeram para furar o mínimo possível? E o visor (no caso de câmera) onde colocaram?



    5- Porta do passageiro com dificuldade de fechar;
    A porta só está fechando quando bate ela com um pouco mais de força, o que torna difícil fecha-la por dentro. Ao fechar ela fica um pouco para fora.
    Isto seria só regulagem ou pode ser problema na trava e batente?


    6- Ronco na caixa de direção ao esterçar;
    Não tem folga nem vazamentos na caixa e a direção é macia, porém ao girar o volante ela faz um roncado característico.
    Isto é normal ou pode ser sinal de desgaste da caixa? Tem ajuste que resolva? 7- Onde comprar peças e acessórios:
    Preciso de algumas peças delas:
    - Carpete interno XTL
    - Forro do teto XLT
    - Forro do assoalho traseiro XLT
    - Relógio de de teto original
    - Quebra-vento ou apenas a trava original dele lado direito
    - Capa do painel com as aletas de saÃ*da do ar inteiras (original)
    - Estribo Bully (com preço acessível)
    - Compressor, condensador, evaporador, mangueiras, bojão e comando do ar condicionado original. (ela já tem chicotes e caixa evaporadora)
    - Kit lift da suspensão dianteira 1" ou 1/2" polegada.
    - Capa inferior do retrovisor do lado esquerdo
    - Kit de cintos de segurança (original ou de 1 linha)
    - Mangueiras que saem do filtro de ar e vão para o TBI (as minhas foram cortadas para colocar GNV e estão remendadas)
    Alguém tem para vender ou saberia onde encontro essas peças?
    Alguém já conseguiu comprar peças direto dos EUA ou do Paraguay com um preço justo?


    Muito obrigado pela ajuda meus amigos, só quem é apaixonado por essa maquina entende.

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Seja bem vindo ao mundo das Fs.

    Já tive uma igual a sua e provavelmente estava em pior estado.

    Vamos tentar ajudar.

    Motor falhando, como vc mesmo viu pode ser realmente muita coisa, às vezes até um sensor sujo. O sistema de injeção desse motor é um dos mais simples, um bom mecânico testará cada um até achar o defeituoso.

    Eu tentei regular a porta da minha F perdi horas e não consegui, parei num funileiro e ele regulou, deixando perfeita em 15 minutos de serviço.
    Meu estepe sempre rodou solto na caçamba, só com uma corrente e nunca me incomodei com isso, nem com a tampa da caçamba, mas isso vai de região pra região. Se quiser travar a tampa pode trocar num funileiro o olhal vazado por um inteiriço igual do outro lado e a tampa não sai mais, no meu Bronco é assim.

    Câmara de ré e sensor, sempre gostei de ter emoção, com o tempo se acostuma com a tamanho dela.

    Minha caixa tb roçava, até que começou a vazar e finalmente mandei recondicionar, voltou zerada.

    Peças da XLT, nunca encontrei em nenhum desmanche em boas condições, desisti, assumi que a minha era XL e restaurei todo o interior eu mesmo, aproveitando as peças que tinha. Considero todas as peças que vc listou extremamente difíceis de achar e se achar em boas condições serão caras. Tempos atrás achei o carpete usado em condição mediana, com o forro inferior todo despedaçado e a pedida foi de 2k.

    Sempre gostei de comprar peças na Rio Pardo, são exclusivos Ford e tem preço justo. Arremataram muito estoque de concessionárias.

  • #3
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    F1000 4x4 1997 - Sucatona + Branquinha

    nesse topico tem a reforma que fiz pouco a pouco na minha, pode ser que ajude.

    []s

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/02/2021
    Local
    brasilia/DF
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Oi Rodrigo, tudo bem?
    Obrigado pela atenção meu camarada, é sempre bom aprender com quem sabe!

    Bem fiz alguns progressos:

    Troquei o óleo de câmbio e coloquei o indicado para ela.
    Estava com um óleo mais grosso, dai achei um fluido da MOTUL que segue as especificações dela (MERCON ou DEXRON IIE), é bem carinho mas vale a pena.
    A passagem de marchar melhorou significativamente, encaixa bem melhor mas ainda não está 100%, acho que vou acabar abrindo o câmbio, aproveitar e tirar um folguinha que tem.

    Instalei o sensor de ré com um cara que conseguiu colocar ele furando apenas aquele plástico preto que vai no pára-choque. Não precisou furar o pára-choque pois ele aproveitou os furos das presilhas para passar o fio, ficou muito bom!!

    A porta acho que vou levar no funileiro mesmo para regular mas já descobri que tem uma folga na bucha e pino da dobradiça, talvez trocando isso resolva.

    Sobre a falha, comecei a investigar e já descobri que a minha tampa do distribuidor esta rachada, já comprei e estou esperando chegar. Tomara que isso resolva mas acho que pode ter mais alguma coisa acontecendo. 🤔

    Obrigado pela ajuda e eu vou atualizando aqui.🙏👍

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Projeto F1000 XL 1997
      Por jonnathalima no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/08/2020, 21:02
    2. motor Maxion 3.9 na f1000 1997
      Por Gilberdan marotto no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 06/01/2018, 23:15
    3. Peças F1000 1997 HSD 2.5
      Por Elias1113 no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 02/09/2015, 09:10
    4. Turbina Garret F1000 1997
      Por Elias1113 no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/01/2015, 20:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade