Olá amigos, criei esse tópico pois pesquisei e não encontrei nada parecido, quem sabe alguém daqui possa me ajudar com a seguinte situação:

Temos uma Pampa 4X4 que é usada principalmente para trabalho rural mas eventualmente saem umas viagens com ela, pescaria e etc. Neste final de semana ao pegar a estrada (rodovia) aconteceu do volante começar a trepidar muito, chegando a mexer o carro inteiro como um todo. Parecia até roda torta. Em velocidades altas trepidava mais e em velocidades baixas a trepidação vinha com maior "espaçamento". Até parei o carro para ver se tinha furado algum pneu.

Não há folga na direção, ela é um pouco dura mas foi assim desde sempre. Não tem nenhum barulho estranho na direção também. Mas vira e mexe dá uma patinada de correia (acredito que não tenha nada a ver - direção mecânica).

O que achei curioso foi que isso somente acontecia ao tirar o pé do acelerador. Velocidade média da viagem era 80 km/h - ao acelerar novamente, de leve, a trepidação parava na hora. Se tirasse o pé e deixava o carro ir "no embalo" a trepidação voltava a todo vapor de novo.

Pensei que fosse algo na barra de direção ou nos terminais, mas se fosse isso o fato de acelerar/desacelerar o carro não iria interferir na situação. Essa situação já aconteceu há uns anos atrás na estrada também. O carro foi levado à uma oficina na época, mexeram e não encontraram nada, e a situação voltou ao normal sozinho. Assim como hoje, essa trepidação se deu somente em uma parte da viagem e depois no restante do trecho voltou ao normal de novo. Mas não to afim de pegar a estrada e ver isso acontecer mais uma vez.

Alguém arrisca algum palpite de onde devo mandar conferir por primeiro? Homocinética? Penso que como o fato de acelerar o carro interferia na trepidação deve ser alguma parte onde transfere a potência do motor pras rodas.

Obrigado a todos os amigos desde já.