x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de rubão6cc
    Entrada
    17/04/2016
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    108
    Agradecimentos: 4

    Dúvida - Temperatura do motor - Ranger 2.3 150 cv Duratec




    Boa noite!
    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
    A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
    Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
    A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
    Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
    No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.

    Grato,

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Idade
    33
    Posts
    296
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rubão6cc Ver Post
    Boa noite!
    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
    A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
    Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
    A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
    Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
    No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.

    Grato,
    Tambem tenho a mesma duvida,
    tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo
    ATUAL: Amarok 4x4, Jeep MB42 AP 2.0 MI, Jeep CJ5 BF184 Preparado...
    Ex: Ranger V6 4X4 CS, F75 4C 4x4, Jeep CJ5 BF184, Gaiola AP 1.8 e a AR 1.5

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/01/2018
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dimmy Ver Post
    Tambem tenho a mesma duvida,
    tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo
    aconselho a trocar a valvula termostatica deve ter algum problema. já tive duas ranger com esse motor e sempre fica a temperatura no meio do marcador.

  • #4
    Usuário Avatar de rubão6cc
    Entrada
    17/04/2016
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    108
    Agradecimentos: 4
    Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/07/2018
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rubão6cc Ver Post
    Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.
    A 2.3 DOHC realmente tem dois sensores e é muito difícil achar informações sobre o sensor de temperatura de líquido de arrefecimento na internet, é um sensor que fica entre a tampa de válvula e a corta fogo e que pra trocar é um PESADELO, ou remove a tampa, ou desloca o motor pra frente ou inventa uma chave extensora mágica, mesma coisa do duto onde ele trabalha.
    O sensor CHT que fica no cabeçote não manda informação pro painel, ele é apenas uma redundância da central que em caso de superaquecimento do cabeçote avisa a central pra que ela tome as providências.
    O mais chato vai ser encontrar o sensor certo, muitas lojas vendem paralelos que não dão a indicação certa no painel ou queimam muito rápido.

  • #6
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Boa noite!!!

    Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
    Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"

    João/Saquarema

  • #7
    Usuário Avatar de rubão6cc
    Entrada
    17/04/2016
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    108
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    Boa noite!!!

    Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
    Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"

    João/Saquarema
    Opa, obrigado pela resposta! Vou experimentar fazer o mesmo com a minha então! Cheguei a comprar uma válvula termostática nova porém retirei a que está no carro e fiz o teste do fogão e como funcionou devolvi ela no lugar...

  • #8
    Usuário Avatar de rreffatti
    Entrada
    18/12/2018
    Local
    Ipumirim/SC
    Idade
    31
    Posts
    14
    Agradecimentos: 2
    Boa noite.
    Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
    Como é o procedimento para troca da termostatica?
    Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?
    2008 Ford Ranger XLS Sport Duratec 2.3 16v

  • #9
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Boa tarde, meu camarada.
    Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
    O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...

    João

  • #10
    Usuário Avatar de rubão6cc
    Entrada
    17/04/2016
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    108
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por rreffatti Ver Post
    Boa noite.
    Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
    Como é o procedimento para troca da termostatica?
    Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?
    O lugar é um pouco apertado mas dá pra fazer em casa..não me lembro a medida exata mas acho que é 9 ou 10..na chave fixa vai soltar 3 parafusos da carcaça da válvula termostática e soltar duas mangueiras...recomendo usar um alicate próprio para soltar abraçadeiras de pressão senão vai sofrer um bocado pra fazer o serviço. Na hora que soltar tudo vai vazar água por ali...depois é só completar novamente pelo reservatório.

  • #11
    Usuário Avatar de rubão6cc
    Entrada
    17/04/2016
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    108
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    Boa tarde, meu camarada.
    Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
    O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...

    João
    Estranho essa..

  • #12
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Idade
    65
    Posts
    235
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por rubão6cc Ver Post
    Estranho essa..
    Muito estranho, mesmo. Minha ranger anterior era ano 2007. Cheguei a abrir um tópico sobre isto aqui no site. Retirava a termostática, ficava frio e não queimava óleo; voltava a termostática, funcionava a noventa graus e começava a queimar o óleo, uma vez que o 5x30 fica muito fino quando quente, imagino.
    Nesta ranger, dei sorte. Fizemos somente a troca dos anéis e resolveu.

    João

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. ranger 2.3 16v duratec esquentando
      Por williamgeenen no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 22/02/2019, 02:39
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 26/06/2018, 21:10
    3. Respostas: 34
      Última resposta: 11/08/2015, 20:02
    4. Comprando ranger 2.3 16 valvulas duratec.
      Por DANILO AMARAL no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/04/2015, 00:48
    5. Respostas: 10
      Última resposta: 29/09/2013, 17:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade