x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/01/2019
    Local
    Catalão/GO
    Idade
    25
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Pressão óleo MWM D229




    Boa noite

    Tenho uma F1000 1982 com motor MWM D229. Já revisei todo o motor e todos os mecânicos elogiam e falam que nunca viram um motor tão bom e “redondo”.

    Eu sou muito enjoado e preocupado. Tenho instalado um manômetro mecânico na linha de óleo que vai pra turbina. Pois o original não dá lá confiar.
    Quando da a partida frio demora uns 3seg pra pressão subir no manômetro e fica em 4bar. Motor não esquenta, não baixa água nem óleo. Somente as gotinhas que pingam do suspiro (sopra um pouco ) dizem ser normal do 229... voltando a pressão, quando quente em torno dos 2.000 rpm fica em 3 bar e marcha lenta baixa para 1 bar.
    Sei que isso é o mínimo conforme o manual.
    Todos mecânicos dizem ser normal mais sou preocupado demais.
    A questão de demorar alguns segundos pra pressão subir quando da a partida tem a ver com o manômetro está instalado na linha da turbina ? Ou é normal isso.

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por felipedias1998 Ver Post
    Boa noite

    Tenho uma F1000 1982 com motor MWM D229. Já revisei todo o motor e todos os mecânicos elogiam e falam que nunca viram um motor tão bom e “redondo”.

    Eu sou muito enjoado e preocupado. Tenho instalado um manômetro mecânico na linha de óleo que vai pra turbina. Pois o original não dá lá confiar.
    Quando da a partida frio demora uns 3seg pra pressão subir no manômetro e fica em 4bar. Motor não esquenta, não baixa água nem óleo. Somente as gotinhas que pingam do suspiro (sopra um pouco ) dizem ser normal do 229... voltando a pressão, quando quente em torno dos 2.000 rpm fica em 3 bar e marcha lenta baixa para 1 bar.
    Sei que isso é o mínimo conforme o manual.
    Todos mecânicos dizem ser normal mais sou preocupado demais.
    A questão de demorar alguns segundos pra pressão subir quando da a partida tem a ver com o manômetro está instalado na linha da turbina ? Ou é normal isso.
    Normal, afinal de contas o óleo está todo acumulado no cárter. Não tem a bomba pressurizar o óleo e essa pressão se apresentar em todos os pontos do motor instantaneamente.

    sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/01/2019
    Local
    Catalão/GO
    Idade
    25
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    E quanto a pressão oscilar de 1 à 3 bar quente, é normal ? Lembrando que meu manômetro está instalado bem no pé da turbina, acredito que ali não dê tanta pressão por conta da turbina ter o retorno pro cárter

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por felipedias1998 Ver Post
    E quanto a pressão oscilar de 1 à 3 bar quente, é normal ? Lembrando que meu manômetro está instalado bem no pé da turbina, acredito que ali não dê tanta pressão por conta da turbina ter o retorno pro cárter
    Uma vez que a bomba de óleo está vinculada a rotação do motor, sim é completamente normal que haja variação de pressão em função da rotação (qualquer bomba é assim).
    Como assim não dá tanta pressão se está chegando nas pressões recomendadas pelo manual do motor nas respectivas rotações?
    A pressão na tubulação de retorno, quanto menor melhor, mas ela vai estar intimamente ligada a pressão dentro do cárter.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    ta dentro do esperado, porem vc devia ter colocado um T na cebola de oleo original, pois ali é direto na bomba de oleo, e nesse ponto que manda pro vira, onde realmente não pode baixar a pressão, ja no cano da turbina, que por sua vez rouba oleo do depressor, não é uma boa base de dados, visto a larga ramificação do oleo

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    ta dentro do esperado, porem vc devia ter colocado um T na cebola de oleo original, pois ali é direto na bomba de oleo, e nesse ponto que manda pro vira, onde realmente não pode baixar a pressão, ja no cano da turbina, que por sua vez rouba oleo do depressor, não é uma boa base de dados, visto a larga ramificação do oleo
    Pergunta, mas se ele está puxando a medida de pressão de um ponto mais desfavorável, que tenha uma perda de carga maior que o ponto onde é feita a medição original, ele não estaria com uma margem de segurança maior? Afinal se o caminho da bomba até a turbina é maior que da bomba a tomada de pressão, se por exemplo na turbina tu tens 3 bar, lá na tomada de pressão há de ser maior.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Salles, esse ponto de óleo no depressor é usado nos motores turbo de fábrica?
    O meu foi adaptada a turbina e pega óleo num T no local da cebolinha.


    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    ta dentro do esperado, porem vc devia ter colocado um T na cebola de oleo original, pois ali é direto na bomba de oleo, e nesse ponto que manda pro vira, onde realmente não pode baixar a pressão, ja no cano da turbina, que por sua vez rouba oleo do depressor, não é uma boa base de dados, visto a larga ramificação do oleo

  • #8
    Usuário
    Entrada
    11/01/2019
    Local
    Catalão/GO
    Idade
    25
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    O meu não é turbo de fábrica e está vindo da cebolinha também.

  • #9
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    ricardo, o problema é a confiabilidade na medição, eu penso assim,

    Walter , nos turbo de fabrica o oleo da turbina vem de um furo especifico no bloco, que é linha de oleo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 11
      Última resposta: 06/09/2017, 09:23
    2. F1000 88 3,9 pingando oleo,pressão de oleo em 1/4
      Por Rander Barbosa no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/04/2017, 22:17
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 25/08/2016, 21:42
    4. Pressão do oleo
      Por JAIME no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 2
      Última resposta: 31/10/2009, 21:31
    5. Pressão de Óleo - SW4 3.0 TD
      Por rub no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 01/04/2008, 08:58

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade