x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/05/2020
    Local
    Caxias do sul/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Ranger xlt disel 2009 não pega no inverno.




    Olá pessoal. Tenho uma ranger xlt 2009 disel, que no inverno me dá uma dor de cabeça. Moro na serra gaúcha e no inverno as temperaturas são baixas passando de 0 graus. Começa o inverno e minha ranger não tem jeito de pegar quando a temperatura fica menor que 10 graus. O painel acende a bateria gira mas não tem jeito de pegar. A bateria está boa mas sempre preciso chamar o socorro para fazer uma direta ( que pega rapidinho) e vida que segue. Ando com ela uns minutos e durante o dia liga e desliga normal.. chega no dia seguinte..... Não liga..... Já levei a vários lugares e não consegui resolver..alguém já teve esse problema? E como resolveu? Obrigada

  • #2
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Muito provável que sejam as velas aquecedoras que estejam queimadas. É comum acontecer, é só vai notar no friozão mesmo.

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Paulo, até onde eu saiba NGD 3.0 não tem velas aquecedoras, ao menos originalmente.
    Pelo relato da colega, o problema pode ser falta de compressão. Tu vai lá e mata a tua bateria, nesse meio tempo queira ou não, teus cilindros/pistões vão ganhando um pouco de temperatura. Quando chega o resgate com uma bateria boa, já há um pré-aquecimento da câmara de combustão, de tanto tu teres girado o motor, aí pega normal.
    Nos liga e desliga durante o dia, não há dificuldade de ligar pois o motor não chega a esfriar completamente, tem um "calor residual", fora que a temperatura do ar já é maior.
    Pra ver se realmente é esse o problema, tem o método raiz que é colocar fogo em uma bucha de pano e aproximar da boca do filtro de ar e girar a chave. Motor vai admitir o ar aquecido e fica mais fácil de pegar.
    Tem o método raiz feminino (que acabei de inventar) que ao invés de usar fogo usa um secador de cabelo!
    Pode tb dar uma leve "sprayzada" de WD-40 ou qualquer óleo desengripante. Nesse caso é melhor abrir a caixa do filtro e tocar o spray direto no duto, assim não meleca o papel do filtro de ar.
    Se essas opções fizerem ela pegar de pronto, então teu problema é realmente falta de compressão.

    Sds.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.4
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Paulo, até onde eu saiba NGD 3.0 não tem velas aquecedoras, ao menos originalmente.
    Pelo relato da colega, o problema pode ser falta de compressão. Tu vai lá e mata a tua bateria, nesse meio tempo queira ou não, teus cilindros/pistões vão ganhando um pouco de temperatura. Quando chega o resgate com uma bateria boa, já há um pré-aquecimento da câmara de combustão, de tanto tu teres girado o motor, aí pega normal.
    Nos liga e desliga durante o dia, não há dificuldade de ligar pois o motor não chega a esfriar completamente, tem um "calor residual", fora que a temperatura do ar já é maior.
    Pra ver se realmente é esse o problema, tem o método raiz que é colocar fogo em uma bucha de pano e aproximar da boca do filtro de ar e girar a chave. Motor vai admitir o ar aquecido e fica mais fácil de pegar.
    Tem o método raiz feminino (que acabei de inventar) que ao invés de usar fogo usa um secador de cabelo!
    Pode tb dar uma leve "sprayzada" de WD-40 ou qualquer óleo desengripante. Nesse caso é melhor abrir a caixa do filtro e tocar o spray direto no duto, assim não meleca o papel do filtro de ar.
    Se essas opções fizerem ela pegar de pronto, então teu problema é realmente falta de compressão.

    Sds.
    Verdade Ricardo, a 3.0 só com o adaptador... se fosse vela estava fácil de resolver

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/05/2020
    Local
    Caxias do sul/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá Ricardo.. obrigada pelas dicas.. ainda não consegui testar o método esse sugerido.. mas hoje mesmo estamos a 11 graus na serra gaúcha e novamente fiquei na mão com a ranger... Chamei o resgate e na primeira virada de chave vida que segue. Como já estou incomodada com isso, levei ela em uma central de bateria ( menos de 2min dirigindo). Fiz os testes da bateria atual ( menos de 2 anos) teste no alternador e tudo deu ok... Liguei e desliguei ela várias vezes e pegou super bem.. como se nada tivesse acontecendo. Me indicaram levar ela em um eletricista pois poderia não estar chegando potência suficiente neste primeiro giro pela manhã... Não sei se o eletricista vai ajudar em alguma coisa, sendo que q pouco tempo troquei o filtro da bomba do combustível e a bomba da água e tensor.. vou comentar sobre essa questão sobre a falta de compressão..

    Vale relatar que fiquei 10 dias viajando e como a ranger "dormia" fora e pela manhã mesmo estando frio ela pegava sol, não tinha problemas na primeira batida de motor... Foi só colocar na garagem que o problema retoma...

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Rarmilia Ver Post
    Olá Ricardo.. obrigada pelas dicas.. ainda não consegui testar o método esse sugerido.. mas hoje mesmo estamos a 11 graus na serra gaúcha e novamente fiquei na mão com a ranger... Chamei o resgate e na primeira virada de chave vida que segue. Como já estou incomodada com isso, levei ela em uma central de bateria ( menos de 2min dirigindo). Fiz os testes da bateria atual ( menos de 2 anos) teste no alternador e tudo deu ok... Liguei e desliguei ela várias vezes e pegou super bem.. como se nada tivesse acontecendo. Me indicaram levar ela em um eletricista pois poderia não estar chegando potência suficiente neste primeiro giro pela manhã... Não sei se o eletricista vai ajudar em alguma coisa, sendo que q pouco tempo troquei o filtro da bomba do combustÃ*vel e a bomba da água e tensor.. vou comentar sobre essa questão sobre a falta de compressão..

    Vale relatar que fiquei 10 dias viajando e como a ranger "dormia" fora e pela manhã mesmo estando frio ela pegava sol, não tinha problemas na primeira batida de motor... Foi só colocar na garagem que o problema retoma...
    Deixa pontuar mais algumas coisa. Dois anos em uma bateria se ela for dessas marca diabo pode ser bastante!
    Em veículos diesel o mais importante em uma bateria é o CCA (cold cranking amps), deve ser o maior possível, 660, 700...
    O "vigor" da bateria é algo relevante na partida com motor frio.
    Bom, espero que teu problema seja um bode elétrico, é mais fácil e barato de resolver.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário
    Entrada
    15/05/2020
    Local
    Caxias do sul/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Estou utilizando uma bateria Moura de 75 amperes. Amanhã vou levar no eletricista, caso não resolva vou testar aumentar a bateria para 90 amperes. Se descobrir o problema aviso. Obrigada pelas dicas.

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Rarmilia Ver Post
    Estou utilizando uma bateria Moura de 75 amperes. Amanhã vou levar no eletricista, caso não resolva vou testar aumentar a bateria para 90 amperes. Se descobrir o problema aviso. Obrigada pelas dicas.
    Não, tu não entendeu direito. Exemplo, vale mais a pena colocar uma de 75 com CCA de 700, do que uma de 95 com CCA de 600.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Vale a pena investir em uma bateria EFB (veículos Stuart/stop). Acabei de trocar a minha moura de 70Ah por uma heliar EFB de 72Ah, o cca dela é 700ah. Outro colega (monster) também pegou uma EFB da moura para a ranger dele.

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Vale a pena investir em uma bateria EFB (veículos Stuart/stop). Acabei de trocar a minha moura de 70Ah por uma heliar EFB de 72Ah, o cca dela é 700ah. Outro colega (monster) também pegou uma EFB da moura para a ranger dele.
    Paulo, unidade do CCA é amper (A).
    Na última troca eu cheguei a avaliar a colocação de uma EFB. Na minha matriz decisória a pontuação foi menor que uma normal sem manutenção. Era 6% a mais de CCA na EFB, 11% a mais de massa e 28% maior no preço, para uma garantia igual de 2 anos.
    Não sei quanto a durabilidade dessas EFB, mas isso é coisa que daqui um tempo tu consegues dar algum feedback.
    Eu na verdade nunca consigo saber quanto dura uma bateria, pois não uso até o osso, apesar de minha Ranger poder pegar no tranco sem problema, e não ter frescuragens elétricas. Eu deixo na Ranger por algo entre 1 a 1,5 anos, depois migro ela pra uma Variant 1 e depois ela pula pra um Jeep Ford.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/05/2020
    Local
    Caxias do sul/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Então...... Acabai de sair da elétrica e o rapaz não acusou problemas elétricos. Me aconselhou a procurar o mecânico pois acredita que o problema seja na bombinha de combustível ( troquei ela a 1 ano aproximadamente) ou injeção.. Antes de levar ao mecânico ou tentar arrumar uma bateria Efb emprestada como sugestão de vocês, para ver se o problema resolve... Antes uma bateria que injeção em mecânico..

    E a novela continua... Em seguida novos episódios...

  • #12
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Paulo, unidade do CCA é amper (A).
    .


    galera me desculpem pelo erro GROTESCO, e cuidado pra não comprarem baterias com cca em ampère hora....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 17/12/2023, 11:53
    2. Ranger 4.0 V6 nao pega
      Por Alciomar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 01/07/2016, 12:46
    3. Ranger não pega
      Por cruzxlt no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/10/2014, 13:22
    4. Ranger 2.8 nao pega!!
      Por CHUNINHO no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 21/04/2013, 19:11
    5. Ranger - dias frios e inverno rigoroso
      Por Nava no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 07/05/2011, 08:22

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade