x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 49

Hybrid View

Ranger - troca de óleo hidráulico da direção

Boa tarde aos amigos do fórum !
    Sou novato no mundo 4x4 e como todo novato cheio de dúvidas e espectativas com relação ao uso e manutenção da viatura. Gostaria de aproveitar a experiência de todos e perguntar aos colegas: Qual o melhor procedimento para trocar o óleo da direção hidráulica da Ranger ? Basta soltar as mangueiras que chegam ao reservatório e drenar o sistema por gravidade ? Existe algum dreno em local de difícil visualização junto a caixa de direção ? Desde já agradeço qualquer colaboração, obrigado !

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
    Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Ranger - troca de óleo hidráulico da direção

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
    Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
    Valeu Edintruder ! Tbm imagino que deva ser dessa forma. Aguardarei mais respostas.
    Obrigado.

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    É isso mesmo, mas quando fiz, fiz porque precisei retirar a caixa da direção pra trocar os tirantes...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
    na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
    e o ATF num é comum , é o mercon V

[]'s

Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
    na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
    O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
    também não usei bomba de vacuo Walter , e na Fcem chegou a espumar o ATF como ar saindo ,ai tem que epserar a bolhas sairem , é até rapido, sem duvidas o procedimento funciona .
    na lista da comunidade da ranger também ja foi falado disso , e explicado dessa maneira .

porém só notei agora que a caminhonete de vc`s é diesel , não sei se é a mesma bomba da V6 .
    tudo que eu falei , foi sobre a bomba da V6
    []'s

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Walter, obrigado pela ajuda !
    Vou tentar a troca do óleo nesse fim de semana, depois vou postar o resultado.

Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post

[]'s
    Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.

Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.

Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -85558076l.gif   -dh-2.jpg  
    Imagens Anexas -dh-1.jpg 
    Arquivos Anexos

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.

Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.

Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
    Marcio, muito obrigado pela ajuda !
    Vou seguir essas orientações , e com certeza será possível substituir o óleo que já está com um aspecto de cor muito escura e eu não sei se o proprietário anterior trocou o óleo alguma vez. Na dúvida é melhor prevenir ! O óleo que eu vou usar é o mesmo do câmbio ( Mercon ) é o óleo ATF da Lubrax que atende a especificação Mercon. Após a troca vou postar o resultado !

Usuário
    Entrada
    26/01/2020
    Local
    Foz do Iguaçu/PR
    Agradecimentos: 0
    Galera muito obrigado, tenho meu Primeiro carro 4x4 a Diesel, estou aprendendo muito nos tópicos, valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem