x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/03/2020
    Local
    japaratuba/SE
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Bomba óleo Ford Ranger.




    pessoal boa tarde, acabei de comprar uma ranger e 1 mes apos ter comprado vir um amigo meu perder o motor por conta da bomba de oleo que segundo ele fundiu motor sem nem menos acender a luz do oleo.
    ai fui pesquisar na internet e vir que realmente muitos donos relatam que a bomba de oleo quebra e nao avisa no painel.
    mas em fim a minha duvida e:

    como fasso pra saber se a bomba de oleo esta ficando ruim e trocar logo antes de correr risco de algum preju?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/10/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    170
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por itamar gomes dos santos Ver Post
    pessoal boa tarde, acabei de comprar uma ranger e 1 mes apos ter comprado vir um amigo meu perder o motor por conta da bomba de oleo que segundo ele fundiu motor sem nem menos acender a luz do oleo.
    ai fui pesquisar na internet e vir que realmente muitos donos relatam que a bomba de oleo quebra e nao avisa no painel.
    mas em fim a minha duvida e:

    como fasso pra saber se a bomba de oleo esta ficando ruim e trocar logo antes de correr risco de algum preju?
    Olá Itamar, eu também assisti alguns vídeo na Internet sobre a quebra da bomba de óleo da ranger, como vc disse não há aviso que a bomba está quebrada a única informação é a luz do óleo no painel, só que neste caso quando ela acende já pode ser um pouco tarde, eu depois dos vídeo já comprei minha bomba nova e também o pescador de óleo do modelo mais novo, vou fazer a troca dos dois, tipo uma manutenção preventiva
    -img_20200411_120657.jpg-img_20200411_120657.jpg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/03/2020
    Local
    japaratuba/SE
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Opa amigo,obr pela resposta,vc pagou quanto nessa bomba cara? Qual e o ano da sua e esta com quantos km?

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por itamar gomes dos santos Ver Post
    pessoal boa tarde, acabei de comprar uma ranger e 1 mes apos ter comprado vir um amigo meu perder o motor por conta da bomba de oleo que segundo ele fundiu motor sem nem menos acender a luz do oleo.
    ai fui pesquisar na internet e vir que realmente muitos donos relatam que a bomba de oleo quebra e nao avisa no painel.
    mas em fim a minha duvida e:

    como fasso pra saber se a bomba de oleo esta ficando ruim e trocar logo antes de correr risco de algum preju?
    Não seria o caso que colocar um manômetro de óleo? Vai ver que a luz de óleo só acende quando a pressão já está muito baixa.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/10/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    170
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por itamar gomes dos santos Ver Post
    Opa amigo,obr pela resposta,vc pagou quanto nessa bomba cara? Qual e o ano da sua e esta com quantos km?
    Bom dia Paulo, na bomba eu paguei 745, 00 no Mercado Livre, o pescador paguei 175,00 mais 40,00 de Sedex, este pescador não tinha aqui em Goiânia, minha ranger está com 140.000 km, peguei ela zera em janeiro de 2013

  • #6
    Usuário
    Entrada
    21/03/2020
    Local
    japaratuba/SE
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    marcio este pescador de oleo de oleo do modelo mais novo,mim corriga se eu tiver errado, ele e mais comprido e alcanca mais o fundo do carter, diminuindo o risco de ficar sem lubrificação e eisso? acho bem legal essa precauycao sua em comprar logo.
    a minha esta com 115.000 km e acabei de pegar e tou conhecendo o carro ainda.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/03/2020
    Local
    japaratuba/SE
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    oi ricardo bom dia, obrigado pela ideia amigo
    amigo dscupas a ignorancia o manometro vai dizer se a bomba ainda tem pressao e?
    mim der um direcionamento melhor a seguir meu irmao por favor.

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por itamar gomes dos santos Ver Post
    oi ricardo bom dia, obrigado pela ideia amigo
    amigo dscupas a ignorancia o manometro vai dizer se a bomba ainda tem pressao e?
    mim der um direcionamento melhor a seguir meu irmao por favor.
    Então Itamar, um manômetro de óleo é um relógio que mostra o valor da pressão do óleo, ao contrário da luz do painel que só acende quando a pressão é menor do que um determinado valor.
    Eu tenho um reloginho de pressão de óleo na minha velha Ranger, e por ali tu monitora. Com o tempo tu consegues estabelecer um padrão do que é o normal. Por exemplo, na minha, ao ligar, a pressão do óleo é pouco maior do que 3 kgf/cm2. Quando o motor está em temperatura normal de funcionamento, na marcha lenta, fica em 1,5 Kgf/cm2. Em temperatura de funcionamento, em 2000 rpm está por 2,2 , e assim vai! Ou seja, dependendo da temperatura do motor (consequentemente do óleo) e da rotação, tu vais ter uma valor de pressão.
    Acredito que possa ser algo bem útil nessas 3.2 pois pelo que vi essa bomba de óleo é bem problemática!
    Gostaria de entender porque a Ford colocou uma bomba de óleo de palhetas ao invés de uma de engrenagens. Uma bomba de engrenagem tem uma chance muitas vezes menor de dar problemas.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/10/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    170
    Agradecimento: 1
    Bom dia Itamar, só pra avisar eu troquei a bomba de óleo da minha ranger o pescador que eu comprei aquele maior não cabe na ranger 2013, apesar do código do pescador ser o mesmo do pescador atual da ranger ele não serve, não tive como comparar pois aqui em Goiânia não tem a peça nas concessionárias, então coloquei de volta o pescador antigo e ele estava limpinho e minha bomba também não apresentava qualquer sinal de fadiga

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/03/2020
    Local
    japaratuba/SE
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    boa tarde marcio, ok, otimo saber pois eu ja tava planejando fazer assim..qualquer novidade avise amigo..obrigado

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/09/2020
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    32
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde pessoal tudo bem? Alguém pode tirar uma dúvida? Todas as ranger dão defeito em Bomba de óleo? Ou as mais novas o problema foi corrigido? Sai de uma triton e fui para uma ranger 2018. Gosto de trocar preventivamente as peças, fiz a troca de óleo do cambio e queria saber se vocês tem mais dicas . Obrigado

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/06/2019
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por massaru Ver Post
    Boa tarde pessoal tudo bem? Alguém pode tirar uma dúvida? Todas as ranger dão defeito em Bomba de óleo? Ou as mais novas o problema foi corrigido? Sai de uma triton e fui para uma ranger 2018. Gosto de trocar preventivamente as peças, fiz a troca de óleo do cambio e queria saber se vocês tem mais dicas . Obrigado
    Massaru,
    Tenho uma 2017 e compartilho desse receio da bomba falhar.

    Até onde vi, todas com esse motores 3.2 (e entendo que 2.2 também) sofrem desse mesmo risco. A questão está no tipo de bomba usada e na construção dela (palhetas).

    Mas, pelas minhas pesquisas em foruns gringos e pela grande variação na ocorrência de casos, ou seja, sem uma regra clara pra ocorrerem, vi que alguns fatores podem estar ''ajudando'' a essas bombas falharem. Ex:

    * Há relatos que que algumas rangers 4x4 foram montadas com pescador das 4x2, que tem um desenho de cárter diferente dada a ausência de diferencial dianteiro. Com esse pescador mais curto ela facilmente aspirava ar;
    * Há relatos também de que a troca de óleo tem que ser feita em menos de 10 minutos, pois após esse prazo o óleo da bomba acaba por ser drenado também, e ela funciona em vazio na primeira partica após a troca;
    * Uso de óleo com viscosidades diferentes, coisa típica de Brasil, onde sempre alguém tem uma opinião nesse tema mesmo que contradizendo manual, ou mecânico empurra o que tiver pro serviço.

    Acredito que os fatores 2 e 3 podem ter grande influência principalmente aqui no BR.
    De toda forma, penso em trocar a minha preventivamente tbm próximo dos 110k km, e instalar algum manômetro como falaram aí. Assim previno caso veja um comportamento anormal da pressão.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. vazamento de oleo na bomba de vacuo da ranger
      Por RIODADOS no fórum Ford
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/11/2017, 15:32
    2. Respostas: 6
      Última resposta: 19/09/2017, 12:46
    3. Respostas: 10
      Última resposta: 18/10/2014, 20:08
    4. Respostas: 7
      Última resposta: 30/11/2010, 23:02

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade