x
Convex Datacenter
Página 1 de 28 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 334
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0

    Explorer na trilha




    Pessoal, bom dia.
    Acho que vou comprar uma Explorer 95 e pretendo usar a mesma em trilhas leves e médias. Será que vai? Tenho uma ranger v6 99 e acredito que os carros sejam semelhantes.
    Claro que para isso não dá para usar o carro original, terei que fazer algumas adaptações (body-lifit, suspensão, etc).
    Penso inclusive em "encurtar" o carro, deixando ela do tamanho de um cj5. Alguém já viu ou sabe onde posso encotrar fotografias e ou informações de uma explorer que sofreu tais alteracoes?

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Pessoal, bom dia.
    Acho que vou comprar uma Explorer 95 e pretendo usar a mesma em trilhas leves e médias. Será que vai? Tenho uma ranger v6 99 e acredito que os carros sejam semelhantes.
    Claro que para isso não dá para usar o carro original, terei que fazer algumas adaptações (body-lifit, suspensão, etc).
    Penso inclusive em "encurtar" o carro, deixando ela do tamanho de um cj5. Alguém já viu ou sabe onde posso encotrar fotografias e ou informações de uma explorer que sofreu tais alteracoes?

    Olá Vinícius, em relação ao que você pretende, acredito ser uma boa opção no sentido e ser um carro relativamente barato(mais barato que muito Willis por aí), dimensionado para seu componentes e que vai te servir no dia a dia melhor que um Jeep.

    Elevar a suspensão deste modelo é muito mais fácil que de qualquer outro, acredito que seja mais fácil que body lift, e te dará resultados melhores para o off road.

    Agora em relação à mexer na carroceria, encurtando-a, não é tarefa fácil e credito inviabilizar o seu projeto devido ao alto custo e complexidade do procedimento. Existem alguns modelos de Explorer 2 portas, porém vieram ao Brasil por importação independente e a maioria é 4x2.

    Não vejo problemas em relação ao comprimento de Explorer. Veja que tem muita Cherokee Sport sendo utilizada exclusivamente para o off road e o tamanho não chega a ser limitação. Tem situações até que um entre eixos maior favorece a superação de obstáculos.

    Agora se dinheiro não é problema, te dou uma sugestão mais valiosa. Em vez de gastar com body lift, lift de suspensão, encurtamento da carroceria etc etc etc, compra um eixo rígido dianteiro de Troller e instala no carro. Vai virar um valente e confiável carro de trilhas, obtendo um resultado muito melhor e com o investimento bem menor que encurtar a carroceria, chassi, etc etc etc.

    Dá uma pesquisada por aqui:
    http://www.explorer4x4.com/tech.html
    http://www.explorerforum.com/forums/...d.php?t=230659
    http://209.209.36.43/forums/showthread.php?t=121894
    http://www.f150online.com/forums/oth...lorer-sas.html

    Espero ter ajudado.


    Abraços

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Renato, muito obrigado, é realmente isso que eu desejo.
    Quanto ao eixo do Troller, voce saberia me dizer se serve de qualquer ano? E abusando, quanto será que eu gastaria nisso?
    Nas fotos, vi algumas com spoa e o carro fica bem mais alto...E tirando os para-choques originais, ganha-se um pouco mais no angulo de ataque.
    Sai hoje com o carro, gostei muito. Nunca tinha dirigido um carro automatico e realmente é fantastico. Ainda mais em descidas, transmite muita seguranca.
    Acredito que minha frota de veiculos vai aumentar... Ranger, Explorer e um CJ5.
    Abraço,
    Vinicius!

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Vamos lá, por partes:

    Eixo do Troller: Qualquer ano serve, mas existem 2 modelos basicamente. 5 furos (até 2001), e 6 furos (de 2001 pra cá).

    O 5 furos, não possui roda livre, porém a furação é compatível com as suas rodas originais. Suas peças são compatíveis com as da Cherokee.

    O 6 furos usa roda livre, tem freios mais fortes, é bem mais valorizado, e peças da Toyota Bandeirante. Vai ter que trocar as rodas e realizar uma bela modificação no eixo trazeiro para adequar a furação.


    Em relação ao custo, vai depender muito do quanto vai pagar num eixo, e de quem vai fazer a mão de obra. Não quero de dar espectativas

    Só te digo que não é uma tarefa difícil não. Precisa ter apenas capricho e critério. Se quizer, poderá até utilizar os links originais do Troller. Vai precisar apenas criar um suporte no chassi para fixá-los e um outro suporte para fixar a barra panhard necessária para estabilizar o eixo transversalmente. No seu caso, até os suportes originais das molas helicoidais e até mesmo estas molas poderão ser utilizados. Nessa modificação você poderá ainda fazer um leve deslocamento do eixo para frente a fim de criar mais espaço para pneus maiores e vai conseguir um curso de suspensão fantástico. Sem contar que este eixo é bem mais resistente que o original da sua Explores que tenho minhas dúvidas quanto à resistência.

    Um detalhe muito importante é com o casamento das relações dos diferenciais. O troler usa 4,09/1 se não estiver enganado. Precisa ver qual relação sua Explorer usa. Talvez será necessário a troca de um dos conjuntos, e como o eixo Troller é dana 44, existe uma gama muito grande de relações e você não terá dificuldades em encontrar uma que seja compatível.

    Finalmente, pense que além de tudo, vai sobrar todo o seu conjunto original para vender. Quem tem das Rangers Americanas e quizer transformá-la em 4x4 com esse conjunto, fica uma moleza. Basta trocar uma pela outra. Não será preciso fazer um furo ou mesmo uma solda.


    Estou dando ênfase nessa tese pelo fato de você ter dito que quer prepará-la para trilhas. Na minha opinião esse é o caminho para a tranquilidade em relação a um investimento certo.

    Dê uma olhada nas modificações que fiz na minha Dakota. Acho que vai te inspirar.

    Abraços

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Renato, muito obrigado pela boa-vontade e paciência.
    E parabéns pela Dakota!
    Abraço,
    Vinicius!

  • #6
    Da uma olhada no topico do Caveirao no Frota.
    Tem nos classificados 1 par de eixos de troller. Pense em adapta-los nas dimençoes do Caveirao (adaptaçao na suspensao e etc) e colocar uns 35". Vai ficar muito show a Explo, ainda mais se for pra trilha.
    Pesquise ate mesmo no Pirate que tem conteudo de Explorer.
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #7
    Vinicius,

    Pelo que li em outro tópico você acabou comprndo uma Explorer 94 para usar em trilha. Acho esta muito mais apropriada em comparação a 95 em diante pois o Twin-Traction-Bean funciona quase como um eixo rígido porém commais conforto e grades possibilidades de aumento de curso. Com certeza essa escolha vai lhe economizar a troca dos eixos.

    Dê uma pesquisada no www.therangerstation.com que tem várias dicas de Lift para Explorer na seção Tech Library. No www.explorerforum.com tabém tem ótimas informações.

    Eu começaria com BL, Calços (dianteira), Jumelão (traseira) para pneus 33', e dois bons bloqueios. Não esqueça que o eixo traseiro é o Ford 8.8 eo dianteiro Dana 35. Relações mais curtas são fundamentais pois as Explorer são originalmente bem longas.

    Um novo para-choque dianteiro com suporte para guincho, há imuneras idéias no Explorerforum, também é recomendavél.

    Para o futuro, incremento do curso na dianteira, seguindo umas dicas do TRS e SPOA na traseira.

    Com a mecânica simples e robusta e também um tamanho razoavél, acho a Explorer 94 uma exelente opção para quem não se incomodar com as escoriações que irão surgir na carroceria.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, retificando, eu errei o ano do carro.
    Ela é 1994, daquelas com frente quadrada. É de impressionar a grossura da lata do carro! Parace aquelas f100 antigas!
    Ontem sai experimentar e achei bem bacana, nunca tinha dirigido um carro automático.
    Então, pelo menos uma vez na vida levei sorte? Essa não precisa trocar o diferencial? Não sabia dessas diferenças...
    Eu tenho uma ranger v6 4x4 99 que reformei recentemente, trocando varias peças.. elas tem a mesma suspensão? Pergunto isso, pois minha ranger está em Curitiba para resolver um problema no módulo de injecao e não posso comparar as mesmas.
    Outra coisa.... Eu achei que o motor dessa explorer era o 3.0 (das rangers antigas), pois a aparencia dele é diferente da minha ranger, sobretudo o filtro de ar, algumas mangueiras, etc. E no documento, consta que ela tem 160 hp. Será que ela é 4.0? (pois no documento da minha ranger consta como sendo de 163 hp, se não me engado)
    Quanto ao bloqueio, acho que ela deve ter o sistema lsd na traseira, pois fiz alguns testes e as duas rodas patinaram (a do lado do passageiro um pouco mais).
    Outra coisa interessante, foi o preço, R$ 16.000,00, sendo R$ 8.000,00 de entrada e o restante, assumindo um financiamento de R$ 350,00 mensais.
    Realmente pretendo fazer um bodylift de 4 polegadas, colocar pneus 33 e quem sabe um bloqueio traseiro (acho que de cabo, pq de ar é muito caro e sai do meu orcamento).
    Vi um kit de suspensao para vender no e.bay, que consiste em várias buchas de polieretano, alguem sabe para que serve?
    Obrigado novamente pelas dicas e paciencia,
    Vinicius!

  • #9
    Usuário Avatar de luiztacco
    Entrada
    19/07/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Segue um video das Explorer na trilha da Galopeira aqui em Minas
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=02hqL8B0Uxw"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=02hqL8B0Uxw]YouTube - Trilha da Galopeira[/ame][/URL]
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

  • #10
    A suspenssão dianteira é completamente diferente de um carro para o outro. Os eixos traseiros são quase iguais.

    O motor é o mesmo., 4.0 com comando no bloco. Pequenas variações de potência são normais de um ano para o outro.

    Carro automático é o correto, mecânico é gambiarra.

    Ela deve ter LSD na traseira, mas você deve conferir o eixo comparando o código com as informações dos sites que te passei. LSD para trilha é pouco. Pelo que andei olhando,uma boa opção seria o Detroit Locker na traseira e ARB na dianteira. Não esqueça dos kits de instalação.

    O preço correto dependendo do estado é este.

    Não sei quais buchas você viu no e-bay, mas o ideal é usar o Master kit da Energy Suspenssion, preferencialmente na cor Preta. São duráveis, baratos e melhoram a performance.

    BL no máximo de 3'. Porém antes de qualquer modificação dê uma estudada nos sites que te passei. O ideal na 1° fase da brincadeira é usar bl de 3', calço debaixo da mola dianteira (nos EUA usa-se o da F-150, aqui o Leonardo Rosa fornece inclusive com as buchas para correção da cambagem) e jumelos maiores na traseira (nos EUA, Warrior 153, se não me engano).

    O fundamental para a Explorer ficar boa para dirigir é o uso de um jogo de amortecedores melhores, pois ela parece um barco. Na minha uso os Pro-Comp MX 6 e também o kit de direção. Não são trazidos regularmente pelo André (representante da Pro-Comp no Brasil) mas se o representante pedir, no meu caso foi através do Murilo da Todo Terreno, ele traz.

    Posta umas fotos da criança, assim como da Ranger com frente nova.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #11
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Vinícius, eu volto a insistir. O melhor investimento é a troca do eixo dianteiro.

    Como disse anteriormente, essa suspensão (TTB) é bem fácil de mexer, bem fácil de fazer um lift e chego a me arriscar a dizer que é mais fácil e barato que um Body lift, te dando um resultado melhor para o off road, pois não fica limitado apenas a 3 pol do body lift. Aliás o ideal para o off road é um lift de 6 pol principalmente para acomodar bem os pneus.

    Em relação ao eixo original da sua Explorer, te digo que é fraco, limitado, e complexo demais. Utiliza "miolo" D35 e possui 3 cruzetas e semi eixo telescópico, além de rodas livres frágeis também. Veja que para o carro original, isso tudo é compatível pelo fato de utilizar pneus de diâmetro pequeno, e uso misto e ter uma proposta de uso diferente à que você está querendo destinar.
    Estamos falando de um carro preparado para trilhas, onde é necessário tração (pneus maiores e mais agrecivos) e amplitude de suspensão. Esse sistema apresenta ainda uma grande limitação do curso, justamente devido ao semi eixo que é articulado e telescópico. Se a suspensão abre demais, estrangula as articulações e uma fratura é provável.

    Portanto não dá pra comparar com um eixo rígido que possui apenas 2 articulações (homocinéticas), miolo D44 e possibilidade de obter um curso de suspensão mais que satisfatório, sem contar na facilidade de encontrar peças para reposição.

    Esse sistema original é bastante difundido nos EUA, mas veja que a quantidade de veículos produzidos por lá com essa configuração é enorme, dando assim facilidade de repor peças e encontrar acessórios, tal como relações de coroa e pinhão, bloqueios, cruzetas e semi eixos mais resistentes, etc etc etc. Assim aqui no Brasil, não dá pra nos basearmos com o que é feito por lá. Nossa realidade é outra.

    Finalizando, se você insistir em fazer as outras modificações sugeridas, tal como body lift, lift de suspensão, entre outras, gastará um bom dinheiro pra continuar com a suspensão limitada e fraca.

    Trocando o eixo, vai gastar uma vez só pra ter um resultado incontestável.

    Foi tudo isso que eu avaliei quando resolví tranformar minha Dakota em 4x4. Poderia perfeitamente instalar um sistema semelhante à tração dianteira da Ranger (eixo fixo e semieixos), porém iria continuar com buchas, pivos, terminais de direção, braço auxiliar, etc etc tudo pra dar defeito, desgastar e quebrar.
    No eixo que eu escolhi, não tem nada disso.
    E garanto que o carro ficou ótimo, em todos os quesitos, desde conforto até mesmo desempenho no Off Road. Resumindo, só ví vantagens e recomendo essa alternativa pra todo mundo que se dispõe a preparar um caro para of road.

    Abraços a todos

  • #12
    Sem falar que jumelo alto é horrivel!
    Na minha opiniao devemos por em pratica as ideias boas dos gringos e nao jumelo alto da vida.
    Cansei de ver o Elmer falar e apos ler uns topicos de sua pesquisa acho que é melhor ate fazer SPOA na traseira (se nao for).
    EU seguiria a receita acima, do Renato.
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade