x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Betim/MG
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Barulho no 4x4 da Ranger 3.0 quando esterce o volante




    Olá pessoal do fórum, estou com uma dúvida sobre o funcionamento do 4x4 da minha Ranger. É minha primeira pick-up 4x4, portanto não sei se isso é correto. Quando eu aciono o 4x4 H, funciona corretamente, porém se eu preciso esterçar o volante na inércia, a mesma dá uns "solavancos" e uns barulhos parecendo que está rangendo ferro com ferro. Isso é normal? Porque estou com medo dela quebrar. Será falta de lubrificação? Depois de um tempinho ligado, o barulho diminui. Obrigado pela ajuda. Ranger 3.0 power stroke 2007

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Vc precisa estudar mais sobre como usar o 4x4,

    é um sistema bem frágil.

    Tá acionando em que tipo de terreno?
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Pois é, geralmente o pessoal usa o recurso 4x4 de forma equivocada!
    Eu sigo aquela dica pra aperto de parafusos, que diz: Aperte um parafuso até meia volta antes de espanar a rosca!
    Pro uso do 4x4, ficaria: Engate o 4x4 dez metros antes de atolar!

    Marcos, como as Ranger não tem diferencial central, o 4x4 só pra pisos que permitam o escorregamento dos pneus no solo. Usar o 4x4 em piso firme e ainda por cima esterçar, é forçar demais todo o conjunto. Não sei o que funcionaria como "fusível" nos casos de exagerar, mas acredito que quem primeiro abriria o bico seria o entalhado do cardan dianteiro.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Betim/MG
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Vc precisa estudar mais sobre como usar o 4x4,

    é um sistema bem frágil.

    Tá acionando em que tipo de terreno?
    Olá Junior, tudo bem?
    Sim, andei estudando bastante sobre o assunto. Como expliquei, é minha primeira pickup 4x4, portanto o medo era de ter comprado uma com problemas. Enfim, eu estava usando de forma equivocada, no asfalto, e seco por sinal. Agora estou mais esclarecido sobre o uso. Grato.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Betim/MG
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Pois é, geralmente o pessoal usa o recurso 4x4 de forma equivocada!
    Eu sigo aquela dica pra aperto de parafusos, que diz: Aperte um parafuso até meia volta antes de espanar a rosca!
    Pro uso do 4x4, ficaria: Engate o 4x4 dez metros antes de atolar!

    Marcos, como as Ranger não tem diferencial central, o 4x4 só pra pisos que permitam o escorregamento dos pneus no solo. Usar o 4x4 em piso firme e ainda por cima esterçar, é forçar demais todo o conjunto. Não sei o que funcionaria como "fusível" nos casos de exagerar, mas acredito que quem primeiro abriria o bico seria o entalhado do cardan dianteiro.

    Sds.
    Obrigado pela resposta Ricardo. Realmente eu estava usando minha Ranger em asfalto seco por sinal, com o 4x4 ligado. Testei o sistema em off-road (levantei muita poeira por sinal, rs...) e neste tipo de terreno não houve os rangidos que citei no tópico. Minha dúvida ainda persiste em casos de chuva no asfalto. Nestas condições, você recmondendaria o acionamento e uso do sistema?

    Grato.

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Marcos Diniz Jr Ver Post
    Obrigado pela resposta Ricardo. Realmente eu estava usando minha Ranger em asfalto seco por sinal, com o 4x4 ligado. Testei o sistema em off-road (levantei muita poeira por sinal, rs...) e neste tipo de terreno não houve os rangidos que citei no tópico. Minha dúvida ainda persiste em casos de chuva no asfalto. Nestas condições, você recmondendaria o acionamento e uso do sistema?

    Grato.
    Marcos,
    Eu particularmente não recomendaria. No asfalto molhado tu tens uma diminuição do nível de atrito, o que a princípio soa melhor do que usar no seco (diminuiria ou cessaria os estalos). Mas parto do pressuposto de que mesmo em piso molhado tu não tens o escorregamento entre pneu e asfalto. Ligar o 4x4 vai induzir esse escorregamento quando faz curvas, vai trocar o atrito está¡tico pelo dinâmico, e o está¡tico é maior que o dinâmico!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Parceiro, eu jamais usaria 4x4 no asfalto tanto seco quanto molhado, onde eu mais uso o 4x4 é em estrada de chão quando tem brita solta, fazendo a caminhonete ficar mais firme, mas ainda assim evito manobrar ela, só se estiver na lama. Como o Ricardo falou no post, a caixa de tração não diferencia a velocidade do eixo traseiro do dianteiro.
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Betim/MG
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Agradeço pelos esclarecimentos.

  • #9
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Sobre o 4x4 no molhado, tem uns tópicos aqui no fórum específicos sobre isso, mas dando uma resumida, o melhor é não ligar pois ele pode acabar sendo mais perigoso ligado do que desligado, se me recordo acho que era porque ele poderia acabar "puxando" a caminhonete para fora das curvas ou algo do tipo. Eu também achei no começo que o 4x4 poderia ser usado em qualquer situação, depois vi que não, ai também pensei que na chuva pudesse ajudar, ai pesquisei e também descobri que não, rsrs! O fórum é isso ai, lugar bom pra gente aprender, não tenha receio em perguntar! Ah e sobre os estralos que ela estava dando, provavelmente foi por conta de ter ligado no asfalto, outra coisa que tem que ficar atento é evitar esterçar muito em 4x4 low (reduzida) por conta justamente de toda a força do sistema que está empurrando o carro para frente (essa dica peguei em um curso de condução 4x4 que fiz logo quando comprei a minha (Curso 4x4 | Brasil | Tecnica 4x4 Off-Road),

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Ah e sobre os estralos que ela estava dando, provavelmente foi por conta de ter ligado no asfalto, outra coisa que tem que ficar atento é evitar esterçar muito em 4x4 low (reduzida) por conta justamente de toda a força do sistema que está empurrando o carro para frente (essa dica peguei em um curso de condução 4x4 que fiz logo quando comprei a minha (Curso 4x4 | Brasil | Tecnica 4x4 Off-Road),
    Paulo,

    Meio sem nexo essa dica do curso! Se o piso não é firme, esterce o que for preciso, o quanto for preciso. Pra sair de uma daquelas atoladas brabas, esterçar pode ser a diferença entre sair e não sair!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Barulho Direção hidráulica quando gira o volante.
      Por nelsonmatos no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/01/2015, 07:26
    2. Barulho Na Ranger 2.8 Quando Arranca
      Por velocyraptor no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/06/2014, 06:45
    3. TR4 com ABS vibrando o volante quando freia.
      Por Ricardo Piovan no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 28/03/2011, 16:35
    4. barulho quando uso a tração(ranger 2006)
      Por mgandra no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/11/2008, 14:03
    5. Tremedeira no Volante quando freia na descida.
      Por Tekozen no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 06/10/2005, 21:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade