x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1

    C/ limpar radiador e sistema de arrefecimento - Explorer V6




    Olá a todos,

    Ainda em fase de aprendizagem, tenho uma Explorer v6 4x4 auto 97/98 e antes de instalar o GNV quero fazer uma limpeza do sistema de arrefecimento (e do radiador, se possível).

    É difícil? Como fazer? Que produtos usar.

    Obrigado pela anteção.

    Ricardo

  • #2
    Oi Ricardo,

    Existem produtos, soluções líquidas no mercado que adicionadas ao sistema fazem a limpeza. CUIDADO, algumas são em volume pequeno, somente para serem adicionadas. Outras são em litros e devem substituem a agua/cooler existente que deve ser drenado. Preste bastante atenção nas instruções porque normalmente o sistema deve ser totalmente drenado após a limpeza para que a sugeira removida das paredes não se acumule em algum lugar do sistema obstruindo a passagem e provocando superaquecimento.

    Abraço,
    Marco Mendonça

  • #3
    Voce deve encontrar em lojas de auto-peças

    []'s
    MM

  • #4
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    68
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Ricardo e Marco

    Por experiência, sugiro dar uma avaliada no radiador, se estiver muito sujo e incrustado não adianta nada colocar os produtos de limpeza, pois eles não conseguem remover a sujeirada toda, o bom é levar a uma oficina especializada em radiadores e mandar limpar, chamam "varetar" o radiador, só assim fica limpo de verdade.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #5
    Bom, se estiver muito critico mesmo, pode ser que seja o caso. Eu só vi precisar varetar em caso extremo, parecia que tinham enchido o radiador com agua de rio, lama...

    Mas os fluidos de limpeza limpam muito bem em situações normais. Alias, quando fazem a "varetagem" usam soluções liquidas tambem para limpar as galerias. Como disse vi varios casos de motores que superaqueceram, principalmente usando o fluido da MWM. Fizeram a limpeza e não drenaram a grande quantidade de sugeira que acabou obstruindo o fluxo.

    Vale a dica do amigo. Como vc não conhece o histórico, leve para alguem avaliar.
    []'s
    Marco

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Obrigado pessoal pelas informações.

    É melhor nesta 1ª vez levar numa oficina p/ avaliar. Até porque vale o ditado de que o barato pode acabar ficando caro.

    Abraços

    Ricardo

  • #7
    Caro Ricardo
    Tenho uma Explorer XLT 95 com GNV.
    Quando comprei o carro, a um ano, tinha a mesma necessidade. Queria deixar o carro nos "trinks". O tempo foi passando e eu fui adiando a tal empreitada, pois sabia que a tarefa tinha de ser como os amigos registraram aí em cima.
    Finalmente achei o que estava procurando.
    É uma oficina só de troca de óleo, venda de todos os tipos de filtros e aditivos e possui uma pessoa que só atua em limpeza de radiadores...para colocar um tal adidivo que deixa o fluido menos vulnerável aos seus agressores naturais....
    Eles tem uma máquina que é ligada ao seu motor. Eles desconectam o radiador do motor e colocam a máquina no circuito de arrefecimento do carro.
    Em cima da máquina tem um reservatório de água que é alimentado externamente por uma mangueira. Este reservatório possui uma sonda externa (espécie de tubo transparente) que possibilita vc verificar quanto de água vc usou para limpar o sistema....
    A água que saí do motor é jogada fora...antes porém passa também num cano de vidro que dá pra enxergar a cor da água que sai do carro....
    Bem, terminada a instalação o carro é ligado e toca a sair água suja do sistema...
    É exatamente como falaram aí em cima...parecia áqua de rio barrento....uma lama inacreditável...
    Amigo, pensei que iria ser rápido....fiquei uma hora vendo o motor ligado e jogando agua suja fora...inacreditável....
    Só após a água ficar transparente eles pararam de circular água limpa.
    Tiraram a máquina do circuito e refizeram as ligaçãos do radiador com o motor, restabelecendo o sistema...
    Pela tampa do radiador colocaram o tal fluido meio verde que mantém o sistema íntegro e menos vulnerável a criação de lama etc...Foram colocados dois litros do tal fluido...anotei o nome dele na minha agenda, depois eu posto por aqui.
    Custo da obra....R$ 34,00 ...17,00 x 2....a trabalheira foi DG, por conta da compra do fluido...
    Lembrei....quando estava comprando óleos e filtro pra Explo, vi um anuncio em cima do balcão...eram assim duas caixas estreitas feitas de acrílico transparente...no formato de livros....Numa continha um BomBril todo enferrujado com agua dentro...parecia estar alí a anos...
    A outra estava com o mesmo BomBril dentro, só que o tal bombril estava intacto....e imerso no tal fluido verde....a propaganda funcionou....estava procurando isso a meses....depois deles me explicarem que ainda tirariam toda a sujeira do sistema antes de colocar o fluido protetor...aceitei a parada....
    O carro antes não tinha problema nenhum...mas é um carro 95, né? Eu já queria fazer algo assim.... Foi a oportunidade do momento...
    Saí satisfeito....na indicação de temperatura nenhuma mudaça....
    Na minha consciencia muita mais segurança e tranquilidade por ter feito um bom serviço...
    BOM, BARATO ...MAS FOI DEMORADO....Ao todo demorei na oficina umas 2 horas e meia...
    Forte abraço
    Eron RJ
    epessanha@yahoo.com.br

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Poxa Eron, é justamente isso que eu quero fazer.

    O problema é que não conheço nenhum lugar confiável aqui em SP que eu possa realizar este serviço. Alguém aqui do Fórum sabe?

    Se não encontrar, pretendo eu mesmo fazer ao menos uma limpeza básica. Só não sei como.

    Obrigado,

    Abraço

    Ricardo

  • #9
    Caro Ricardo.
    Quando tiver uma folguinha dou uma passada na tal oficina e pergunto se eles sabem de alguem aí por Sampa.
    Forte abraço.
    Eron RJ

  • #10
    Eron. Posta aqui o endereço da loja. []'s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    14/03/2006
    Local
    brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    65
    Agradecimento: 1
    Eron,
    Obrigado pela atenção. fico no aguardo.

    Abs

    Ricardo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade