x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/10/2019
    Local
    Jaboticatubas/MG
    Idade
    40
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Ranger com ponta da carcaça do diferencial danificada (ponta do semi eixo)




    Bom dia a todos.

    Sou novo por aqui e antes de adquirir recentemente minha Ranger XL 13F, 2.8, CD, 4x4, TB Diesel, com 250 mil KM, li vários tópicos do site. Achei que tinha feito um bom negócio.... mas vamos lá:

    O vendedor pedia 29 mil (Fipe 36 mil) pois o ar condicionado estava com defeito e para que o comprador reparasse.

    O veículo apresentava um merejamento de óleo na caixa de marcha que pelo ano e km acreditei ser contornável. Dei uma volta no asfalto e calçamento e nenhum barulho. No outro dia levei meu mecânico (diesel) de confiança. Ele fez uma inspeção, demos uma volta e ele disse que a Ranger estava muito boa de motor e estrutura mecânica geral. Apenas observou que o motor de acionamento da 4x4 apresentava um barulho na troca de seleção mas estava funcionando.

    Fui feliz pra casa na viatura e após percorrer os 90km que separam BH da minha casa em Curralinho (São José de Almeida - Jaboticatubas), no outro dia notei um vazamento na roda TE.

    Comprei no ML o compressor do a/c (Delphi 1.200,00) e filtro acumulador (175,00) e deixei a caminhonete com meu mecânico para uma revisão básica (óleos, filtros, lubrificações, alinhamento) onde as peças custaram 630,00 e a mão de obra incluindo oa recuperação do condensador custou 1.100,00. Iria trocar também a correia dentada (900,00) mas ele disse que ela ainda estava boa e rodava mais uns 6 meses (uma vez que rodo pouco com ela).

    A princípio o vazamento se tratava de um cilindro de freio de roda defeituoso que foi trocado. Entretanto, após completar o óleo do diferencial, o vazamento na roda TE continuou. Ele me informou que seria necessário trocar o rolamento e retentor do semi eixo.

    Deixei a caminhonete com ele para a troca do rolamento e retentor e relatei um barulho de lata quando o carro estava em certa velocidade, engrenado mas sem acelerar, e ele informou que provavelmente seria corrente da 4x4.

    Quando ele sacou o semi eixo veio a surpresa: o rolamento e o retentor estavam bons, entretanto, a carcaça da ponta do diferencial estava avariada, parecendo ter recebido pancadas e picotamento, vazando por ali. Além disso, ao suspender a tração para verificar o barulho, constatou que o cardan (alumínio) estava com uma folga excessiva, que podia comprometer todo o conjunto de transmissão.

    Como paliativo foi aplicado silicone na área danificada e até o momento o vazamento parou.

    Ai vieram as notícias desanimadoras: depois de ler os tópicos aqui verifiquei que o cardan de alumínio não dá recuperação. Um de aço novo aqui em BH (Cardan Minas) gira em torno de 1 mil. Já a ponta da carcaça do diferencial ele me informou que já viu recuperação (acredito que enchimento) que deu certo e que continuou o vazamento, que o mais indicado seria trocar o diferencial, que gira em torno de 3 a 4 mil, fora a mão de obra.

    Pensei que tinha feito um bom negócio mas estes custos a deixam bem acima do valor de mercado e tem me deixado bem desgosto. Até com a 'Patroa' já deu B.O (rsrs). Já pensei até em vendê-la. E olha que nem verifiquei o vazamento de óleo da caixa, corrente o motor de acionamento da 4x4.

    Alguém já teve problema semelhante? O que foi feito ou indica?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ponta-semi-eixo.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    31/10/2019
    Local
    Jaboticatubas/MG
    Idade
    40
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    O Cardan de alumínio foi substituído por um novo de aço, serviço executado em menos de 3 horas, na MG Cardans, por 980,00. Excelente atendimento e serviço de ótima qualidade. Recomendo! A roda por enquanto não vazou mais com o silicone.

    ALGUÉM JÁ TEVE ESTE PROBLEMA NA CARCAÇA DO DIFERENCIAL (PONTA SEMI EIXO)? FOI FEITO ENCHIMENTO OU TROCA DE TODO O DIFERENCIAL?

    -cardan.jpg-cardan1.jpg-roda.jpg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    31/10/2019
    Local
    Jaboticatubas/MG
    Idade
    40
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Ninguém???

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Olá amigo, não sei te responder sobre o problema, mas tem uma dica que pode ser útil, existe uma massa de solda fria que vc aplica como se fosse uma cola (https://www.quimatic.com.br/produtos/solda-a-frio/). Veja com seu mecânico ou algum torneiro da região se eles podem fazer o serviço com essa massa, depois de aplicada vc pode esmerilhar, lixar, etc e tal.

  • #5
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Cara, tua ranger ta acionando o 4x4 certinho, pq ele faz barulho quando aciona.
    Pra saber se a corrente tem folga, vá em um morro de terra de ré, aciona o 4x4 e força pra que o carro patine, se escutar estalos, sua corrente da caixa de tração está ruim, mas uma coisa lhe digo, corrente ruim, só da sinal de problema com tração acionada dando esses estalos, andando em rodovia em 4x2 a corrente gira acompanhando o movimento da roda dianteira, mas sem qualquer esforço, faz esse teste que te comentei e veja, mas com esses relatos teus eu acredito que a caixa de tração não tem nada a ver. Em relação a carcaça do diferencial, não tem como ajustar mais a folga do rolamento? Troquei dos dois lados da minha uns meses atras, e mesmo dps de trocado, um lado continuou vazando, voltei pra oficina, abriram, ajustaram a folga, montaram e ficou 100%, caso não resolvesse, eles iriam preencher a carcaça com solda e refazer a pista.
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 3
      Última resposta: 23/09/2016, 19:22
    2. Semi-Eixo - Ponta 27 estrias - Cherokee Sport 98 - Eixo Dianteiro Dana 30
      Por Cláudio Brasília no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 20/11/2012, 09:31
    3. Vendo - Semi eixo e Ponta de eixo do Engesa fase 01 - Dianteiro e traseiro
      Por Barion no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/05/2011, 15:22
    4. carcaça do diferencial com ponta de eixo f-75
      Por tiu andre no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/10/2009, 21:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade