x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
  • #1
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36

    Passando Maxion 2.5 para 2.8




    Então povo! Pra quem lembra da minha tentativa frustrada de colocar a turbina TGV da Ranger 2.8 na minha 2.5, venho com boas novas!
    Decidi aumentar a litragem do meu motor, e instalar a nova turbina. Estou fazendo o serviço no meu galpão. Me armei com todo o ferramental necessário pra empreitada. Comi com farinha os manuais do Maxion HS 2.5, Power Stroke 2.8 e do 300Tdi.
    A ideia é de colocar aqui uma listagem completa do que é preciso para realizar essa mudança, além é claro de dividir todas as tristezas e alegrias da tarefa!!
    Fiz a retirada do motor e o desmonte completo. Deixei o bloco pelado e mandei pra retífica para abrir os cilindros. O cabeçote tb foi, para troca das guias das válvulas de escape e pra dar um trato nas válvulas e sedes. Hoje fui busca-los e já pude conferir a folga entre as pontas dos anéis (os dois de compressão e o raspador de óleo) em todos os cilindros, em 3 profundidades diferentes, tanto longitudinalmente quanto transversalmente ao eixo principal do bloco.
    As bielas tb foram pra retífica para a troca das buchas. Cabe ressaltar que essas bielas do PS 2.8, que por sinal são iguais ao NGD 3.0, não se encontram mais zero km no mercado. Comprei-as em um ferro-velho de uma Ranger 3.0 bem mais nova que o meu ferro-velho....rsrs
    Tirando as bielas, o restante das peças estão vindo do distribuidor MWM aqui na região.

    Passando Maxion 2.5 para 2.8-img_20191013_180421_172.jpg

    Vale um breve comentário sobre o estado em que estava o meu motor. Virabrequim STD, as bronzinas estavam todas muito boas, com exceção da biela 4, que tinha um risco. Eixo do comando, tuchos, varetas, balancins, tudo ok. Os pistões estavam bastante carbonizados na cabeça e nas canaletas dos anéis, as saias estavam boas. Os anéis estavam com acentuado desgaste, e o brunimento na parte bem superior dos cilindros já não mais existia, estava espelhado. Para ter uma idéia as folgas entre pontas dos anéis, que deve ser de 0,4 a 0,6 mm, estava entre 0,9 e 1,4 nos primeiros anéis de compressão!! Não era à toa que meu motor estava com um baita blow-by, e que não aceitou a TGV aquela vez!
    Achei meio estranho a parte baixa do motor estar tão boa, e os pistões tão ferrados. Em conversa com amigo engenheiro mecânico ele levantou a questão de que a falta de válvula termostática, e consequentemente óleo fora da temperatura acaba por levar os anéis rapidinho pro brejo! Essa minha viatura, quando a comprei estava sem termostática. Vai saber o quanto ela andou fora da faixa ótima de temperatura.

    Buenas, por enquanto é isso. Semana que vem retomo a remontagem.
    Abs.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Parabéns pela empreitada Ricardo. Sucesso nesse novo motor.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Parabéns pela empreitada Ricardo. Sucesso nesse novo motor.
    Valeu Sergio. Decisão difícil na verdade, pois ao bem da verdade ali só um brunimento e troca de anéis já me deixava com uma sobrevida de (vou chutar) uns 200.000 km. Mas agora já foi!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Segue a montagem.
    Mesmo colocando um virabrequim zero, tratei de levar o conjunto virabrequim, volante, platô e polias (da correia dentada e da poly-V) para balanceamento.
    Quanto a equalização dos pesos do conjuntos biela,pistão,anéis e pino o manual faz menção de que a diferença máxima entre os conjuntos não seja maior que 5 gramas. Pra ficar um negócio bem feito, fui além. Consegui uma balança emprestada para não só deixar os pesos iguais, assim como a distribuição da massa das bielas iguais.
    Passando Maxion 2.5 para 2.8-img-20191030-wa0002.jpg

    A diferença de massa total entre as 4 bielas era de 2 gramas, no entanto as diferenças quando pesando elas bi-apoiadas chegou a 10 gramas entre as pontas superiores, e 6 gramas entre as partes inferiores. Com a lixadeira e paciência, equalizei todas as massas. O mesmo foi feito com o conjunto de pistões, anéis e pino. Usando um micro retífica, equalizei a massa dos conjuntos tirando apenas dos pistões.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Excelente trabalho. Nada melhor que ir fazendo com paciência, o que a maioria dos mecânicos não tem.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Galera,

    Agora que já remontei o motor, passo a lista do que é necessário para fazer o aumento de cilindrada de 2.5 para 2.8, lá vai:

    1)Virabrequim PS 2.8 STD
    2)Bielas (essas só usadas, não tem mais novas pra vender) PS 2.8/NGD 3.0
    3)Conjunto pistões/anéis/pino PS 2.8 STD
    4)Jogo de bronzinas mancais
    5)Jogo de bronzinas bielas
    6)Jogo de juntas superiores e inferiores
    7)Junta de cabeçote
    8)Anéis de encosto do virabrequim
    9)Retentor traseiro do virabrequim
    10)Jogo de parafusos do cabeçote

    Quanto aos serviços de retífica, o mínimo, é o aumento dos cilindros seguido de brunimento e a conferência das bielas assim como a troca das suas buchas, afinal elas não eram novas!
    A junta do cabeçote do PS 2.8 tem de ter 4 furos onde passam os parafusos de cabeçote aumentados, assim como dois furos circulares de galeria de água transformados para oblongos.

    Isso que descrevi é o mínimo que deve ser feito para o aumento de cilindrada, claro que cada desmontagem de motor é uma caixinha de surpresas e tu te deparas com várias coisas que acabam sendo vantajosas de serem feitas, afinal já está tudo ali na frente desmontado.

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Ricardo, vc vai por a tgv agora?

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Ricardo, vc vai por a tgv agora?
    Positivo. Já está no lugar inclusive. Espero semana que vem estar ligando o motor, primeiro fora do cofre. Só estou a espera do manômetro de pressão de óleo que comprei.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Comunico o nascimento da criança, aparentemente saudável, 205 quilos!
    Ontem com o motor pendurado na girafa tratei de dar partida sem os bicos injetores, para conferir com um multímetro se o sensor de pressão do óleo gritava "presente". Felizmente, tudo certo. Tratei de colocar os bicos e montar as linhas de alimentação e retorno. Aí como os cabos elétricos que eu estava usando não eram nenhuma Brastemp, não rolou de dar a partida. Com os bicos, consequentemente com compressão, o motor pesa demais o arranque. Dava só meia volta e pedia água (o cabo esquentava demais!). Bom, de meia em meia volta deu pra sangrar o filtro, as linhas e os bicos. Decidi então colocar no cofre para dar a partida, ao invés de ir atrás e fazer uma boa ligação elétrica para liga-lo fora.
    Feito isso, foi só bater o arranque que o bichinho começou a falar por si só...rsrsrs
    O balanceamento do virabrequim, volante, platô, polia, junto a equalização das bielas, pistões e pinos se apresentaram prontamente. O motor vibra muito pouco! Foi um belo de um investimento ter feito isso!! Recomendo.
    Para leva-lo para passear, só semana que vem, pois estou a espera das buchinhas plásticas e coifa da alavanca de câmbio.
    Enquanto isso vou tratar de fazer alguns testes como deixar uma meia hora ligado e ficar procurando por possíveis vazamentos. Ver se não tem entrada de ar falso pelo coletor, borrifando spray desingripante e observando se a rotação não aumenta.
    Instalar sensor de nível no reservatório de expansão, com luz espia no painel, e dar cabo daquele sensor inútil da embreagem e do sensor de presença de água no filtro. Nesse último a ideia é de no lugar do sensor na parte inferior do filtro, colocar uma conexão, uma mangueira transparente de uns 30 centímetro com uma torneirinha na ponta. Algo tipo um filtro Racor de pobre....kkk Cara bate o olho na mangueira, se tiver água, vai lá e sangra.

    Por enquanto é isso.
    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Uma coisa interessante de comentar. Para essa empreitada eu me utilizei basicamente de 4 manuais, são eles:

    Manual de Oficina MWM International HS 2.5.pdf
    Manual de Serviço Maxion 2.8 PS.pdf
    Manual de Serviço Maxion HS 2.5 Euro I e II.pdf
    Manual de revisão 300 Tdi Diesel Engine.pdf

    O último manual, da Land Rover, é o único que traz uma parte dedicado a bomba de óleo. Os outros 3, quanto a bomba de óleo, só fazem menção a pressão de funcionamento e mais nada. O manual da LR, traz todo o procedimento para desmontagem/montagem e as tolerância das folgas entre rotores e voluta. O legal é que traz as medidas de tolerâncias ERRADAS!! Isso mesmo! O estagiário que editou o manual fez confusão entre os sistemas métrico e imperial. Sorte que temos os fóruns de Landeiros de vários países do mundo onde sempre se acaba encontrando alguém que tenha levantado a questão.

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Ricardo, o que vc vai fazer pra isolar o sensor da embreagem? Na minha 3.0 é mais inútil ainda, pois, nem precisa pra dar partida e ela é 4x2, só serve pra ficar dando soco quando tira o pé do acelerador e acelera quando engrenado.

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Ricardo, o que vc vai fazer pra isolar o sensor da embreagem? Na minha 3.0 é mais inútil ainda, pois, nem precisa pra dar partida e ela é 4x2, só serve pra ficar dando soco quando tira o pé do acelerador e acelera quando engrenado.
    Parceiro,

    Esse meu sensor tem somente dois fios, é só questão de unir eles e pronto.
    Pra mim a única função é te obrigar a acionar a embreagem quando vira o arranque. Eu nem sei se ele tinha função com relação a caixa de transferência, pois eliminar o motorzinho elétrico da t-case foi uma das primeiras coisas que eu fiz há um tempão atrás.
    Veja aí quantos fios chegam ao conector, que talvez nessa tua ele tenha mais alguma outra função.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. passando da 90 para a 110, prós e contras.
      Por fpc3 no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/04/2013, 23:48
    2. Passando 2.5 para 2.8.......
      Por alansouza no fórum Land Rover
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/11/2011, 19:10
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 30/05/2010, 18:04
    4. Passando para o plural
      Por universodohumor no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/12/2008, 22:36
    5. Passando Para Gnv
      Por ldurval no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/10/2006, 16:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade