x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 211
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0

    Ranger baixando água




    Dias atrás retirei o motor da Ranger para corrigir dois vazamentos de óleo, em síntese foram realizados os seguintes serviços:
    -Troca do retentor do volante
    -Troca de alguns retentores de óleo que dentro da caixa da correia dentada
    -Troca da Junta do motor
    -Retífica na BI, que estava vazando diesel para dentro da caixa da correia dentada
    -Troca de óleo, filtros, etc

    Depois dos serviços fiz uma viagem de +-350km onde a viatura se comportou normalmente, único porém foi o marcador de temperatura que ficou sutilmente abaixo da marcação que eu estava acostumado.

    Posteriormente verifiquei um pequeno vazamento de água no lado do passageiro. Todo dia a água baixava +-1l. Retornei à oficina para corrigir o vazamento. Trocaram um "T" que fica próximo ao reservatório de expansão, mas comentaram que o vazamento por ali era bem pequeno e não justificava a quantidade de água que estava baixando.

    O motor tinha ficado ligada por mais de uma hora e a água não havia baixado nem vazado mais. Ainda não tinham rodado com o carro para testar. Mas como eu estava precisando dele decidi por levar ele e acompanhar a situação.

    -Rodei +-7km e parei a noite em casa, esse percurso não é suficiente para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento (e o ponteiro da temp esteve o tempo todo no mínimo) - no outro dia nível da água estava normal.

    -Pela manhã rodei 7km para o trabalho +15km a tarde (percurso já suficiente para motor atingir temp normal de funcionamento, mas o ponteiro esteve sempre no mínimo) - Ao para em casa faltava +-1l de água no reservatório.

    Dúvidas:
    Por onde esta água está sumindo? Cabeçote trincado? Pode ter sido algum problema na montagem da junta?
    Por que o marcador de temperatura estava marcando "pouco" e depois sem marcar?

  • #2
    Bom, lembrar que a válvula termostática só faz circular a água quando atinge uma determinada temp. Logo, pelo descrito, o vazamento só aparece quando ela começa a circular. Se a água estiver vazando pela junta do motor, que entendi ser do cabeçote, deve estar produzindo fumaça branca. Também podem não ter feito corretamente o sangramento do sitema de arrefecimento e a água está sendo babada pela tampa do reservatório de expansão.
    Thelmo, verifique se ligaram o sensor de temperatura de arrefecimento, pois o normal é depois de uns 100 km rodados, principalmente acima de 110 Km/h, o ponteiro vai para a metade do marcador.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #3
    Cara, acho q o primeiro passo é tentar ver se o problema não é coisa simples, tipo alguma mangueira, braçadeira, coisa do tipo... leva na oficina e pede pra pressurizar o sistema de arrefecimento pra ver se o vazamento aparece... como mecheram no motor, podem ter esquecido alguma mangueira ou braçadeira meio soltas, podem ate mesmo não ter completado corretamente o nível de liquido do sistema de arrefecimento... Acho q se fosse cabeçote trincado vc notaria o mau funcionamento do motor, ainda mais se está baixando 1L de água, é muita coisa... Não conheço muito a ranger, realmente é estranho a marca anormal da temperatura... ela tem alguma válvula termostática q libera a passagem de água ou o liquido fica circulando direto?

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos Monaco
    Entrada
    13/03/2009
    Local
    SP/ Eloi Mendes-MG/SP
    Idade
    41
    Posts
    717
    Agradecimentos: 0
    Amigo tive um problema parecido a semana passada com minha S10, solução era a bomba d'agua que estava vazando e fazia abaixar água, mas antes disso fiquei uma semana sem dormir pois todos os sintomas eram cabeçote (até uma vela ficou ruim e o carro tava falhando em baixa)...

    Boa Sorte

    Carlos

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Viking Ver Post
    Cara, acho q o primeiro passo é tentar ver se o problema não é coisa simples, tipo alguma mangueira, braçadeira, coisa do tipo... leva na oficina e pede pra pressurizar o sistema de arrefecimento pra ver se o vazamento aparece... como mecheram no motor, podem ter esquecido alguma mangueira ou braçadeira meio soltas, podem ate mesmo não ter completado corretamente o nível de liquido do sistema de arrefecimento... Acho q se fosse cabeçote trincado vc notaria o mau funcionamento do motor, ainda mais se está baixando 1L de água, é muita coisa... Não conheço muito a ranger, realmente é estranho a marca anormal da temperatura... ela tem alguma válvula termostática q libera a passagem de água ou o liquido fica circulando direto?
    Já retornei ela para a oficina. Pressurizaram o sistema e localizaram um pequeno vazamento no "T" próximo ao reservatório de expansão, mas no julgamento do mecânico era muito pequeno para o volume de água que eu comentei que teria baixado. Após trocarem esse "T" ela ficou mais de uma hora em marcha lenta na oficina. Foi quando cheguei para pegá-la.

    Ele falou dos procedimentos descritos acima e levei o carro meio que para testar. Hj de manhã saí nela para avaliar melhor a situação.
    -Concluí que ponteiro da temperatura está funcionando. Mas mesmo quando o motor atinge a temperatura normal (depois de uns 20 min andando beeem) ele está marcando muito menos. Só consegui que ele fosse para próximo da marcação antiga, quando esqueci que tinha 4ª e 5ª por uns 15 min, e mesmo assim depois de 3 minutos em quinta marcha com 2000RPM ele voltou para a posição mais baixa.

    O motor não está esquentando mas está gerando muita pressão no reservatório de água.

    Até agora estou apostando que não sangraram o ar direito do sistema.

  • #6
    pressao no arrefecimento , perda de agua , sinto informar mas eh a junta do cabeçote.

    aposto $$$ qe nao deram o torque certo ao fechar o motor .

    tive problemas a 1 mes com meu sprint 6 cil , junta podre , e o Mauricio da rasch me aconselhou a acompanhar a colocaçao do cabeçote , resultado qe iam fechar com 6 kg e duas de 90º , quando a tabela original pede 10 kg e duas de 90 . Isso na AUTORIZADA mwm . tive qe brigar e ainda tenho certeza qe fecharam com 9 kg .
    RAM 2500 - 2017

  • #7
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    pressao no arrefecimento , perda de agua , sinto informar mas eh a junta do cabeçote.

    aposto $$$ qe nao deram o torque certo ao fechar o motor .

    tive problemas a 1 mes com meu sprint 6 cil , junta podre , e o Mauricio da rasch me aconselhou a acompanhar a colocaçao do cabeçote , resultado qe iam fechar com 6 kg e duas de 90º , quando a tabela original pede 10 kg e duas de 90 . Isso na AUTORIZADA mwm . tive qe brigar e ainda tenho certeza qe fecharam com 9 kg .
    Para mim faz sentido. Antes do serviço ela nunca baixava nem um ml de água. E a única coisa que mexeram que deveria ter relação com o arrefecimento foi a junta.

    Normalmente basta reapertar ou precisa trocar a junta novamente?

    Alguma dica sobre o motivo do marcador de temperatura estar marcando menos?

  • #8
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Desde que eu acompanhe o nível da água de perto. Posso ficar usando a viatura normalmente?
    Ou esse uso pode provocar/amplificar algum dano?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    31/08/2009
    Local
    Ilha Solteira/SP
    Idade
    62
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Problema semelhante

    Olá Thelmo, como foi citado por um colega pode ser que não tenham tirado o ar do sistema de arrefecimento, isto se faz retirando uma porca preta de plástico, que eu já substitui por uma bujão galvanizado de 1/2¨, perto do cavalete da bomba dágua. Pode ser bomba dágua vazando, selo do motor furado ou ainda cavitação, tipo uma pequeno furo na peça onde prende a bomba dágua. Veja se não tem mancha de água escorrendo próximo à bomba dágua. Tudo isso já aconteceu com a minha ranger que tbem é 2.5. Mas há ainda que se avaliar a junta do cabeçote conforme foi citado. E as mangueiras.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Desde que eu acompanhe o nível da água de perto. Posso ficar usando a viatura normalmente?
    Ou esse uso pode provocar/amplificar algum dano?
    a minha experiencia foi com o sprint , qe nao precisa sangrar , vc solta e mete agua e tudo funciona .
    Quando eu coloquei os bicos da rasch houve aumento consideravel de potencia , e ao testar o carro dei 2 ou 3 puxadas fortes rodei um pouco e encostei pra olhar se tava tudo certo , e ela tinha jogado agua fria pela tampa do radiador molhando a bateria . depois abrindo o motor vimos qe a junta estava muito corroida , podre mesmo. Mas eu rodei ainda quase 500 km com a junta fudida , era so eu nao passar de 0.5 0.6 kg de turbo qe nao passava pressao pro arrefecimento.
    Por isso na hora da manutençao o Mauricio me alertou sobre os torques , uma vez qe agora meu sprint chega a mais de 2kg de turbo , sem o torque adequado ,a pressao ia criar outro caminho pela junta.
    RAM 2500 - 2017

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por F. Andrade Ver Post
    Olá Thelmo, como foi citado por um colega pode ser que não tenham tirado o ar do sistema de arrefecimento, isto se faz retirando uma porca preta de plástico, que eu já substitui por uma bujão galvanizado de 1/2¨, perto do cavalete da bomba dágua. Pode ser bomba dágua vazando, selo do motor furado ou ainda cavitação, tipo uma pequeno furo na peça onde prende a bomba dágua. Veja se não tem mancha de água escorrendo próximo à bomba dágua. Tudo isso já aconteceu com a minha ranger que tbem é 2.5. Mas há ainda que se avaliar a junta do cabeçote conforme foi citado. E as mangueiras.
    Eu praticamente descarto qualquer vazamento. Logo no primeiro retorno para a oficina eles pressurizaram o sistema e encontraram apenas o vazamento no "T" próximo ao reservatório de expansão.

    Atualmente ela está criando uma pressão da porra! no reservatório de expansão.
    Algumas vezes até parece que baixou o nível da água. Mas quando eu abro a tampa (depois do shhhhhhhhhhhh) a água volta para o nível normal. Concluo que a água estava lá só que a pressão era tão grande que ela estava deformando as mangueiras. E mesmo nessa situação não pinga NADA!


    Com respeito a junta:
    Posso apenas reapertar o cabeçote com o torque correto?
    Para reapertar basta desmontar a tampa dos tuchos? Precisa desmontoar mais alguma coisa?
    O que é preciso desmontar para fazer esse reaperto? Dá para fazer sem tirar o motor do lugar
    4X4 Brasil

  • #12
    Se não é a VT fechada, então a BH2O pode ter ido pro saco, daí o líquido expande, e não podendo circular baba pela tampa do RE.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade