Amigos,

Depois dessa perdi o sono.

Levei minha Explorer para troca de óleo, filtros... e o mecânico me ofereceu limpeza de bicos, como estava com tempo livre achei que não teria nenhum problema e aceitei fazer o serviço.

1º tentou fazer a limpeza com um aparelho, que segundo ele não tinha conexão para o sistema de injeção da Explorer, então teria que retirar os bicos para fazer uma limpeza fora do carro.

Para ter acesso foi retirado o coletor, os bicos foram retirados, trocaram os filtros e orings e uma máquina fez a limpeza e teste de vazão.

Depois de montar tudo o carro não quis pegar e apresentava um barulho forte no motor, que foi resolvido com a troca de dois cabos de velas que estavam na posição errada.

Na 2ª tentativa o motor funcionou falhando muito e não tinha jeito de voltar ao normal, então o mecânico disse que poderia ter caído alguma sujeira nas válvulas e desmontou tudo novamente. Sem o coletor, passou uns 15 minutos batendo ar no motor que as vezes soltava pedaços de uma crosta preta.

Com o motor novamente montado, voltou a pegar com facilidade, contudo está apresentando os seguintes sintomas:

Quando o carro fica muito tempo parado, 2 dias, ao pegar ouço um pequeno estouro/estalo no motor, e percebo que pega muito rápido, de forma estranha.

Quando está morno, com cerca de 30 minutos parado, não pega com facilidade, tenho que segurar a chave na ignição por uns 4 segundos.

Quando está quente, pega normal como antes dessa porcaria de serviço.

Sinto cheiro de gasolina na frente do carro, e o filtro de ar também está com cheiro de gasolina.

Marcha lenta irregular, só estabiliza quando ligo o ar condicionado.
Já voltei algumas vezes na oficina, mas prefiro não voltar mais por perceber que não vão conseguir resolver.

Já passaram silicone entre o coletor e a flauta, para eliminar a possibilidade de entrada falsa de ar, limparam o motor de passo, trocaram o regulador de pressão, foi verificado se tem algum bico injetor vazando e até agora a mesma coisa.

Já procurei outras oficinas e não querem mexer no carro, o jeito vai ser eu mesmo com meu conhecimento de mecânica de fusca tentar arrumar.

O que aconselham que eu deva fazer? Por onde devo começar? Será que estragaram algum sensor?

Agradeço qualquer ajuda.