x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36

    Válvula Anti-chama MAXION 2.5/2.8




    Pessoal,

    Essa fim de semana fiz a medição da pressão do cárter do meu velho Maxion 2.5, que está nos 290k.
    Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o sistema de respiro do cárter não funciona direito, mesmo sendo minha válvula anti-chama nova.
    Adaptei uma tomada de pressão no bocal da tampa de óleo e procedi as medições com motor quente na marcha lenta, que teoricamente é a situação onde há mais escape de pressão pelos anéis do pistão, consequentemente mais pressão no cárter.
    Com tudo no lugar, a pressão do cárter chegou a 4,3 polegadas de Mercúrio (in.Hg). Soltei então a mangueira de saída da anti-chama, que está conectada a admissão da turbina, e qual não foi a surpresa de ver que o nível de pressão se manteve o mesmo!
    A recomendação é que a pressão do cárter seja de 0,5 in.Hg, isso evita que retentores e gaxetas deixem escapar óleo e ao mesmo tempo evita que resíduos entrem pra dentro do motor.
    Seguindo, fiz a medição desconectando a mangueira que liga o bloco a tampa de válvulas. No caso a pressão foi completamente aliviada. O problema nessa situação é que além do vapor, saiam muitas gotículas de óleo junto.
    A questão agora é como trazer essa pressão para níveis aceitáveis, uma vez que o sistema original é disfuncional.
    Minha primeira ideia foi retirar a anti-chama original e fazer um "catch pot" para segurar o óleo, deixando-o aberto para atmosfera.
    No entanto nessa configuração acredito que eu vá perder muito óleo, o que me fez então optar por fazer uma alteração na válvula anti-chama.
    Ela vai continuar exatamente no local original presa a tampa de válvulas, vou fazer a retirada do diafragma superior pós-ciclone. Para quem não entende como funciona, aqui vai uma breve explicação: os vapores com gotículas entram no ciclone que faz com que as gotículas se aglutinem e precipitem, saindo pela parte inferior do ciclone que é ligada ao cárter (abaixo do nível do óleo, afogado). Os vapores sobem pelo centro do ciclone e passam para uma câmara com o diafragma, e então tomam o caminho da admissão da turbina. Ok, mas qual a função do diafragma? Quando a turbina é exigida e a pressão de sucção é grande, o diafragma fecha a passagem dos vapores que saem do ciclone. Faz isso para evitar que o óleo seja succionado do cárter pelo retorno de óleo do ciclone, que como eu disse anteriormente está afogado.
    Isso não será problema, pois vou desconectar a saída da anti-chama da admissão e conecta-la a um "catch pot" que estará aberto para atmosfera. Trocando em miúdos vou fazer um sistema um pouco mais refinado do que os dos 1113!!
    -anti-chama.jpg
    Anti-chama, ciclone e diafragma
    -img_20190521_101302.jpg
    Retirada do diafragma
    -img_20190520_093703.jpg-img_20190520_094255.jpg
    Medições com medidor de pressão absoluta

    Com isso tudo espero chegar a níveis de pressão dentro do cárter aceitáveis, sem fazer lambuzeira de óleo por aí.
    A anti-chama sem diafragma já está pronta. Juntando os materiais pra fazer um catch pot.

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Atualizando.
    Já tomei um revés. A anti-chama sem o diafragma, com a saída aberta pra atmosfera me deixa o cárter com 3,21 in.Hg (a original deixava com 4,3). No final é o ciclone que tem muita perda de carga. Vou ter de partir pra um remodelamento completo do ciclone, ou talvez optar por um impactor. Isso vai levar mais tempo do que eu imaginava.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Qual é a pressão no cárter com o carro funcionando?

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Com o carro rodando, com uma boa pressão na turbina, acima 0,75 bar por exemplo?

  • #5
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Qual é a pressão no cárter com o carro funcionando?
    Parceiro,
    Leia com calma a primeira postagem que está tudo lá, condições das medições e valores.
    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #6
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Você diz “procedi as medições com motor quente na marcha lenta”, a minha pergunta é qual é a pressão com o carro na rua ou na estrada com uma pressão no turbo de 0,75 bar ou maior que este valor.

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Não sei, não medi.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/02/2017
    Local
    Fco Beltrão/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Eu desconfio estar com um problema semelhante no 3.0, digo isso porque estou com um consumo de oleo extremamente elevado, e aparentemente toda tubulação e intercooler estão sujos de oleo, além de sair uma fumaceira em determinadas situações. Segundo o mecânico a folga do eixo da turbina está normal e o oleo não deve estar saindo dali...
    Pretendo colocar um catch tank e fazer a limpeza interna do intercooler, provavelmente farei isso com alcool/etanol..
    Mas fica a dúvida, será a valvula com problema (visualmente não parece), ou algum outro problema?
    Já pensei em fazer um teste de compressão dos cilindros, mas um mecanico me disse que é muito complicado, não da valores precisos, outro me disse que se o carro pega facil não tem problema de compressão, e o terceiro caso seria fazer o teste com o mecanico que nao falou nada disso, mas que pode condenar o motor ja que pra ele seria lucro uma retifica dessas...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/02/2017
    Local
    Fco Beltrão/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Sem falar que pra fazer o teste precisa retirar os bicos e isso por si só ja me da medo, gastei uma fortuna com eles e estão com um ano de uso...

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    Eu desconfio estar com um problema semelhante no 3.0, digo isso porque estou com um consumo de oleo extremamente elevado, e aparentemente toda tubulação e intercooler estão sujos de oleo, além de sair uma fumaceira em determinadas situações. Segundo o mecânico a folga do eixo da turbina está normal e o oleo não deve estar saindo dali...
    Pretendo colocar um catch tank e fazer a limpeza interna do intercooler, provavelmente farei isso com alcool/etanol..
    Mas fica a dúvida, será a valvula com problema (visualmente não parece), ou algum outro problema?
    Já pensei em fazer um teste de compressão dos cilindros, mas um mecanico me disse que é muito complicado, não da valores precisos, outro me disse que se o carro pega facil não tem problema de compressão, e o terceiro caso seria fazer o teste com o mecanico que nao falou nada disso, mas que pode condenar o motor ja que pra ele seria lucro uma retifica dessas...
    Eschmit,

    Dei uma olhada no manual desse teu motor. Tem válvula anti-chama junto de ciclone tb. Se tua válvula anti-chama não está fechando o diafragma, quando em acelerações mais fortes (maior depressão na admissão do turbo), provavelmente está puxando óleo do dreno do ciclone, que tem a saída afogada no cárter. Não é difícil conferir se o diafragma está ok.
    Medir compressão nesse motor é problema, pela questão da retirada dos bicos. Podes fazer como fiz, de medir a pressão do blow-by. Uma coisa já me ficou clara, não vou recircular os vapores e gases do respiro, essa pressão positiva em excesso só facilita a difusão dos gases do blow-by no óleo lubrificante, contaminado o óleo e fazendo perder suas propriedades muito mais rápido.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/02/2017
    Local
    Fco Beltrão/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Essa válvula no 3.0 é chamada apenas de separador de óleo e tem uma aparência diferente, mais compacta, não sei se o principio de funcionamento é esse ciclone, mas acredito que não. Pra falar a verdade já desmontei ela e não entendi muito bem o funcionamento, na primeira vez que desmontei vi que o anel menor estava danificado e troquei por um semelhante, achei que estava ali o problema, mas não fez diferença, além disso a membrana parece estar boa, estou pensando se troco pois custa no mínimo uns R$250 e a não ser que eu tenha montado errado, ela parece estar boa, só tem um detalhe, a tampa de válvulas onde ela é presa já não da aperto, e é uma peça plástica que tenho minhas dúvidas...
    Segue fotos -respiro-de-tampa-de-valvula-ranger-30-diesel-d_nq_np_622517-mlb27082965757_032018-f.jpg-respiro-ranger.jpg

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    Essa válvula no 3.0 é chamada apenas de separador de óleo e tem uma aparência diferente, mais compacta, não sei se o principio de funcionamento é esse ciclone, mas acredito que não. Pra falar a verdade já desmontei ela e não entendi muito bem o funcionamento, na primeira vez que desmontei vi que o anel menor estava danificado e troquei por um semelhante, achei que estava ali o problema, mas não fez diferença, além disso a membrana parece estar boa, estou pensando se troco pois custa no mínimo uns R$250 e a não ser que eu tenha montado errado, ela parece estar boa, só tem um detalhe, a tampa de válvulas onde ela é presa já não da aperto, e é uma peça plástica que tenho minhas dúvidas...
    Segue fotos -respiro-de-tampa-de-valvula-ranger-30-diesel-d_nq_np_622517-mlb27082965757_032018-f.jpg-respiro-ranger.jpg
    Eschmit,

    Sem dúvidas que é usado ciclone para separação das gotículas de óleo, o manual diz isso expressamente, e digo mais, não é apenas um ciclone, são quatro ciclones (em paralelo). As 4 saídas iguais que aparecem na segunda foto que postastes são justamente os drenos dos 4 ciclones. A abertura central, com o´ring é a entrada dos vapores/gases/gotículas.
    Demorei a entender como diabos funciona essa desgraça!
    Ao contrário dos ciclones das 2.5/2.8, que tem o dreno do ciclone ligado diretamente lá embaixo no cárter, abaixo do nível do óleo, essa aí do 3.0 não está diretamente conectado ao cárter. Os 4 drenos pingam naquele reservatório do defletor da tampa de válvulas, que evita que a pressão na saída dos drenos, seja igual a da entrada central, pois se fosse assim não haveria fluxo.
    A tampa de válvulas não dá mais aperto? Espanou as roscas no cabeçote?

    -respiro.jpg

    No teu lugar eu tratava de desabilitar essa anti chama e colocar o catch-pot aberto pra atmosfera.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. anti-squat e anti-dive
      Por Paulo Eduardo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 39
      Última resposta: 07/08/2018, 23:24
    2. Macacão anti-chama em NOMEX III - LICO
      Por rogeriogest no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2012, 21:16
    3. Manta anti-térmica e anti-ruído em São Paulo/Rio de Janeiro
      Por roger_caldas no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 30
      Última resposta: 19/04/2011, 14:29
    4. Surdina e anti-chama de veículos diesel!
      Por Zepi no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 17
      Última resposta: 15/12/2009, 09:48
    5. Anti - Chama do Power Stroke 2.8
      Por jeff4x4diesel no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 14/05/2008, 17:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade