x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de fascalli
    Entrada
    22/04/2010
    Local
    Araraquara/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb Cambio da ranger 2005 3.0 Ltd rangendo




    Senhores boa noite/dia/tarde!

    Tenho uma ranger 3.0 2005 limited, estou com ela a pouco menos de 1 ano, já tive muito trabalho/gasto com ela, mas não desistirei tão fácil visto que ela é uma máquina.

    A ultima ocorrência está me tirando o sono pq não acho um bendito mecanico para verificar esse problema.

    Problema: Ao parar com o carro engatado e embreado (só pode ser né...rsrsrs) ouve-se um rangido muito estranho no cambio, se desengatar o barulho para e se voltar a engatar após um tempo o barulho volta. Esse barulho é intermitente e ocorre geralmente como carro mais quente.

    Já procurei em todos os cantos da Internet mas nada encontrei, aqui na minha cidade não temos mecânicos com culhões para trabalhar com essas máquinas.

    Obs.
    1 - O nível de óleo está correto.
    2 - A segunda marcha enrosca tanto na subida de primeira para a segunda, quanto na descida de terceira para segunda.
    3 - Já percebi a embreagem patinando em alguns momentos que exigem mais motor, mas o mecanizo que falei garantiu que se fosse a embreagem eu nem estaria trocando as marchas
    4 - Não há barulho com a máquina em movimento, somente na parada.


    Atte.

    Fábio

  • #2
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Fábio.... vou apresentar 3 possibilidades de uma embreagem comum (a Ranger é hidráulica com atuador direto no eixo)

    Existem 3 rolamentos (basicamente)
    1° - fica no centro do volante do motor e serve de apoio para o eixo piloto do câmbio.
    2° - Rolamento de embreagem
    2.1 - Na embreagem mecânica o rolamento fica com certa distância da molas diafragma (chapéu chinês) e quando o pedal da embreagem é acionado este rolamento passa de "parado" para "girando", no mesmo rpm do motor.
    2.2 - Carros mais modernos, com embreagem hidráulica, este rolamento permanece em rotação com o pedal de embreagem acionado ou não. (impossibilitando tal teste)
    3° - Rolamento do eixo piloto (esta já dentro do câmbio)

    TESTE:

    - Motor ligado - carro no neutro - pedal de embreagem solto. (se houver ruido nesta situação - Rolamento do eixo piloto do câmbio)

    - Motor ligado - carro no neutro - percepção de aumento (ou início) de ruído durante o acionamento do pedal de embreagem (rolamento de embreagem ou atuador de embreagem)

    - Motor ligado - carro em 1° marcha - pedal de embreagem acionado. (ruido nesta condição pode ser causado pelo rolamento que fica no centro do volante do motor)


    Lembrando que a ranger tem embreagem hidráulica e não conheço muito o sistema.
    Deixa o pessoal que tem a picape e manja do assunto comentar.

    abç

    abç
    4X4 Brasil
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #3
    Usuário Avatar de fascalli
    Entrada
    22/04/2010
    Local
    Araraquara/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Drosssor51, obrigado pela resposta, o terceiro teste se encaixa perfeitamente no meu problema, para fazer esse reparo gatarei muito $$ ?<br>Abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Com o cambio em Neutro não faz barulho nenhum?

    Teoricamente engatar ou não uma marcha, estando o pedal da embreagem acionado, não faria diferença alguma em questões de teste desse tipo, pois o cambio esta parado - separado do motor, sem receber torque.

    Se faz barulho no neutro e o barulho para quando vc pisa na embreagem, então é rolamento do cambio.

    Rolamento de vira faria barulho quando a embreagem fosse acionado e desacionada, que é a hora que é retirada e colocada carga axial nesse rolamento.

    Enroscar da primeira pra segundo e da terceira pra segunda pode ser anel sincronizador. Embreagem patinar é embreagem mesmo. Faz um teste simples, liga ela pisa na embreagem e imediatamente tenta engrenar a primeira, se arranhar então pode ser atuador que não esta puxando a embreagem como deveria, se não arranhar então é só desgaste da embreagem mesmo.
    De qq forma, quando for trocar a embreagem convém trocar o atuador da caixa preventivamente.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #5
    Usuário Avatar de fascalli
    Entrada
    22/04/2010
    Local
    Araraquara/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Denickadu boa noite, ele não faz barulho no neutro.

  • #6
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fascalli Ver Post
    Drosssor51, obrigado pela resposta, o terceiro teste se encaixa perfeitamente no meu problema, para fazer esse reparo gatarei muito $$ ?<br>Abraço.
    Fábio, se o terceiro TESTE apresentou ruído, é o rolamento de apoio do eixo piloto.

    Este é bem simples de ser trocado, provavelmente precise de um "sacador" especial para puxa-lo.
    A M.O. é de retira de cardãs (se for 4x4 são 2), caixa de transferência, câmbio e embreagem para chegar no dito cujo.
    Alguns mecas, preferem tirar logo o motor do lugar.
    se fosse para eu estimar uma M.O.... chutaria em torno de 450 pilas.

    Aproveita a m.o. e revisa a embreagem.

    Abç.
    4X4 Brasil
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #7
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Com o cambio em Neutro não faz barulho nenhum?

    Teoricamente engatar ou não uma marcha, estando o pedal da embreagem acionado, não faria diferença alguma em questões de teste desse tipo, pois o cambio esta parado - separado do motor, sem receber torque.

    Se faz barulho no neutro e o barulho para quando vc pisa na embreagem, então é rolamento do cambio.

    Rolamento de vira faria barulho quando a embreagem fosse acionado e desacionada, que é a hora que é retirada e colocada carga axial nesse rolamento.

    Enroscar da primeira pra segundo e da terceira pra segunda pode ser anel sincronizador. Embreagem patinar é embreagem mesmo. Faz um teste simples, liga ela pisa na embreagem e imediatamente tenta engrenar a primeira, se arranhar então pode ser atuador que não esta puxando a embreagem como deveria, se não arranhar então é só desgaste da embreagem mesmo.
    De qq forma, quando for trocar a embreagem convém trocar o atuador da caixa preventivamente.
    Fala Desnikcadu.

    A primeira marcha estar engrenada simplesmente garante que o câmbio esteja parado.
    Eixo piloto parado e volante do motor girando.

    Com câmbio no neutro e embreagem de solta para acionada existe uma inércia, o câmbio para gradativamente.

    Em nenhum momento cogitei folga axial no virabrequim, que na ranger é feita pelo mancal central e calços.
    Se for o problema é bem maior.

    Sincronizador é na esmagadora maioria das vezes a primeira coisa que estoura em um câmbio.

    Grd abraço.
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/12/2015
    Local
    Sao paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite sou mecanico ja mechi em mais de 40 ranger 3.0 e um carro muito delicado galera tenho muita peça

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/07/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    25
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Antonio carlos demaio jun Ver Post
    Boa noite sou mecanico ja mechi em mais de 40 ranger 3.0 e um carro muito delicado galera tenho muita peça
    Barulho no câmbio em marcha lenta e com pedal de embreagem solto, é característico de que ? Isso começou quando meu mecânico trocou a embreagem. Há uns 5 anos atrás ela deu isso e segundo meu pai era o colar de embreagem, mas eu comprei a embreagem há pouco tempo e veio o colar, aí depois que o mecânico aprontou o carro ficou assim.
    RANGER 2.5 Diesel XLT 4x4 99/00
    RANGER 2.5 DIESEL XLT 99/00 4X4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 50
      Última resposta: 17/10/2016, 17:27
    2. Estou numa grande dúvida entre S10 2005/2006 Rodeio e Ranger XLT 2005, qual é melhor?
      Por GilbertoMSilva no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/01/2013, 20:14
    3. Troca de uma Ranger 2005 Cabine Dupla 3.0 por Pajero Sport 2005 2.8
      Por Silva_1982 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 01/07/2012, 22:10
    4. Respostas: 16
      Última resposta: 13/06/2011, 00:58

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade