x
Convex Datacenter
Página 1 de 15 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 179
  • #1
    Usuário Avatar de fabiano-goes
    Entrada
    27/06/2008
    Idade
    46
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Fazendo a manutenção do tanque da ranger




    Olá pessoal, ca estou aqui novamente para mais uma duvida. É o seguinte : tava lendo um topico aqui e vi que a peneira que fica dentro do tanque da ranger é muito pequena, e que entope com uma certa facilidade, ai lembrei que inde de maceio a recife meu carro deu entrada de ar no sistema de combustivel, e quando olhei para o painel o carro faltava ainda um pouco para entrar na faixa vermelha, e lembro tambem que no manual diz: quando o ponteiro chegar ao vermelho ainda restara um pouco de combustivel só não disse quanto em litros, pois bem será que essa falha que eu tive na estrada tem algo a ver com a peneira me ajudem ai por favor
    E se alguem poder me ajudar me explicando como se faz retirada do tanque para verificação desta peneira e o estado interno do tanque, eu ficarei grato

  • #2
    Citação Postado originalmente por fabiano-goes Ver Post
    E se alguem poder me ajudar me explicando como se faz retirada do tanque para verificação desta peneira e o estado interno do tanque, eu ficarei grato
    tem topico sobre isso jah.. procure na ferramenta de busca. O nome da peça é "pescador".

    Eu mesmo tenho esse problema na minha, e estou enrolando p/ baixar o tanque.
    abs

  • #3
    Olá Fabiano, vou facilitar as coisas (Pelo menos aquí !). Dá trabalho mais sai.

    E aí Dudas, SAE 308 WD, aproveita o embalo e tirar o seu também.

    Fonte: Tópico aquí do Fórum.

    foto 1: retirada do tanque.
    foto 2: local onde fica a peneira que entupiu
    foto 3: peneira suja
    foto 4: peneira limpa
    foto 5: peneira extra que fica na entrada do tanque e que é vendida separadamente na ford.

    Primeiro passo: Retirada do tanque por baixo.



    Segundo passo: Bomba de combustível.



    Terceiro passo: Peneira suja.



    Quarto passo: Sujeira retirada.



    Quinto passo: Peneira limpa.



    Boa desmontagem e manutenção.
    Abs
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" - Ranger - 4x4 diesel CD 99/00

  • #4
    Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    56
    Posts
    308
    Agradecimentos: 0

    Essa das fotos é 3.0?

    Olá pessoal!
    Fiquei com uma dúvida.No post do Anthoniusnikos a viatura que aparece é uma 3.0 não é mesmo?
    Caso positivo pergunto: na 2.5 e na 2.8 o sistema é igual?
    Aquela bomba de combustível é somente das eletrônicas?
    Lembro de um tópico do Edintruder sobre o assunto, mas não o encontrei.
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #5
    FRanger, é semelhante. Também tem bomba e filtros. Para ver, tem que retirar o tanque, pelo menos a cada 100.000 Km. E se os postos de combustíveis não são de sua confiança (não possuem filtro de diesel com boa manutenção), sugiro retirar o tanque e fazer a limpeza a cada 50.000 Km. O acúmulo de impurezas é o que você vê nas fotos. Daí vai travando tudo. A minha tinha que já está com 94.000 Km, já está para ser feita essa inspeção.
    Nota: Os apagamentos repentinos do motor, pode ser por falta da chegada de diesel nas bombas de combustíel e, conseqüentemente, na BI, devido ao entupimento das peneiras da bomba elétrica de combustível.
    Abração
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #6
    Citação Postado originalmente por FRanger Ver Post
    Olá pessoal!
    Fiquei com uma dúvida.No post do Anthoniusnikos a viatura que aparece é uma 3.0 não é mesmo?
    Caso positivo pergunto: na 2.5 e na 2.8 o sistema é igual?
    Aquela bomba de combustível é somente das eletrônicas?
    Lembro de um tópico do Edintruder sobre o assunto, mas não o encontrei.
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços,
    FRanger
    FRanger,
    vc esta correto, as fotos são da 3.0. O sistema da 2.5 e 2.8 são diferentes pois não tem bomba e filtro no tanque como na 3.0 (common rail).

    Nas 2.5 e 2.8 o problema ocorre no pescador.

    Nas 3.0 tem havido problema na bomba e entupimento do filtro, e até agora o culpado tem sido o diesel.

    Aproveitando as fotos, quem tem usado aquele filtro (que parece uma camisinha), e onde comprar?

    abs

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Ranger 2.5 e 2.8

    O sistema do pescador da Ranger 2.5 e 2.8 são diferentes da 3.0. O da 2.5 e 2.8 dá entrada de ar na luva do pescador (na peca de borracha no pé da haste que fica no fundo do tanque. Quando troquei esse pescador (motivo problema na marcação da boia), eu aproveitei e coloquei duas abraçadeiras de nylon para não ocorrer a famosa entrada de ar quando tem cerca de 1/4 de tanque de diesel.

    Os da 3.0 entopem, as anteriores dão entrada de ar.

    Essas fotos foram tiradas quando estava com cerca de 85.000km e esvaziei o tanque e limpei com um pano, porém não tinha nenhum tipo de resíduo ou sujeira no tanque. Estava bem limpo, dessa forma acredito que a sujeira sempre acaba indo para o filtro de diesel, o que não acontece com a 3.0 pois como a bomba primária é elétrica, ela já necessita de um pré-filtro, que não é facilmente trocado.

    Para tirar o tanque é só esvaziá-lo primeiro com uma mangueira e garrafas PET, depois é só soltar uns 4 ou 5 parafusos e abrir as luvas de acoplamento (mais difícil). Fiz esse trabalho todo acho que em duas horas. Faz tempo, então não lembro ao certo, porém com o BL de 3" eu consigo tirar o pescador sem tirar o tanque. O que facilita bastante esse tipo de manutenção e reduz o tempo em cerca de 20 minutos pois não precisa esvaziar ou tirar parafuso nenhum.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0011.jpg   -img_0009.jpg  
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O sistema do pescador da Ranger 2.5 e 2.8 são diferentes da 3.0. O da 2.5 e 2.8 dá entrada de ar na luva do pescador (na peca de borracha no pé da haste que fica no fundo do tanque. Quando troquei esse pescador (motivo problema na marcação da boia), eu aproveitei e coloquei duas abraçadeiras de nylon para não ocorrer a famosa entrada de ar quando tem cerca de 1/4 de tanque de diesel.

    Os da 3.0 entopem, as anteriores dão entrada de ar.

    Essas fotos foram tiradas quando estava com cerca de 85.000km e esvaziei o tanque e limpei com um pano, porém não tinha nenhum tipo de resíduo ou sujeira no tanque. Estava bem limpo, dessa forma acredito que a sujeira sempre acaba indo para o filtro de diesel, o que não acontece com a 3.0 pois como a bomba primária é elétrica, ela já necessita de um pré-filtro, que não é facilmente trocado.

    Para tirar o tanque é só esvaziá-lo primeiro com uma mangueira e garrafas PET, depois é só soltar uns 4 ou 5 parafusos e abrir as luvas de acoplamento (mais difícil). Fiz esse trabalho todo acho que em duas horas. Faz tempo, então não lembro ao certo, porém com o BL de 3" eu consigo tirar o pescador sem tirar o tanque. O que facilita bastante esse tipo de manutenção e reduz o tempo em cerca de 20 minutos pois não precisa esvaziar ou tirar parafuso nenhum.
    Ainda não tinha visto esse tanque desmontado. Como ele é grande! não?

    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    56
    Posts
    308
    Agradecimentos: 0

    "você executou uma operação ilegal, o seu motor deverá ser reinstalado agora"...

    Chego a conclusão então, que na evolução acabaram complicando o sistema.
    A bomba elétrica interna do tanque exige uma tela de difícil acesso.
    A "camisinha" sugerida, pelo que entendí também tem que tirar o tanque para colocar.
    Tem aquela piada do pessoal da GM discutindo com o Bill Gates que dizem que daqui a pouco durante uma ultrapassagem perigosa vai aparecer a mensagem no painel do veículo: "você executou uma operação ilegal, o seu motor deverá ser reinstalado agora"...
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Frederico, uma vez tive um blackout num Monza hidramático no meio de uma ultrapassagem, desligou tudo geral, segurei no freio e puxei para trás do caminhão novamente, porém voltou ao normal logo em seguida. É um dos motivos que fujo de motores com muita eletrônica embarcada.
    Quanto mais parafernalha meis sensível tende a ser também.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Frederico, uma vez tive um blackout num Monza hidramático no meio de uma ultrapassagem, desligou tudo geral, segurei no freio e puxei para trás do caminhão novamente, porém voltou ao normal logo em seguida. É um dos motivos que fujo de motores com muita eletrônica embarcada. No caso do Monza foi o aterramento da bateria que apresentou mal contato e a injeção parou o motor...
    Quanto mais parafernalha mais sensível tende a ser também.
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Edintruder,

    Não entendi esse macete das braçadeiras plásticas??!!

    O pescador é aquela engenhoca toda que está na sua mão?
    Onde você colocou as braçadeiras?

    Venho convivendo com o que acredito seja um pescador defeituoso a +- 1 ano:

    Até pouco tempo atrás o único problema era dificuldade para partidas com menos de 1/4.

    Ultimamente estava com dificuldade para pegar com pouco menos de 1/2 tanque.

    Até hoje este era o único problema, mas agora a pouco tive uma pane seca com 1/4 de diesel no tanque.



    Essa pane poderia ser creditada ao pescador? (coloquei 10 litros de diesel folguei os bicos e ela pegou) Ou ele somente teria influência na partida?

    Alguém se aventura a explicar como funciona o tal pescador?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade