x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/01/2016
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    Câmbio Ranger V6 97 com ruído após troca do fluído (com vídeo)




    Boa noite povo.

    Espero que alguém possa me ajudar.
    Comprei há 3 meses
    uma Ranger STX 97 4.0 V6 Manual 4x2.Bom, estou fazendo a manutenção dela aos poucos, o dono anterior com o tempo descobri que era muito relaxado.E agora me apareceu um ruído após trocar fluído do cambio. Foi colocado fluído ATF Dexron III conforme manda manual, porém está apresentando este som de "batendo". Carro com 320mil KM.



    O ruído diminuiu no outro dia, mas continuou. O mecânico mandou trocar por óleo 75W90 semisintético, pois disse que os dentes estão gastos e etc. Troquei, porém continua o ruído, agora mais baixo.Não achei solução ainda pois troquei ontem por este óleo novo. Antes de trocar estava perfeito, sem ruído algum.Alguém tem uma luz???

    No óleo que saiu, não parecia (ao menos no olho) ser ATF. Quando abriu o óleo do fundo estava mais escuro, parecia que tinha alguma coisa (não agua nem nada do tipo), tipo um molykote. Mas de modo geral o óleo não parecia estar ruim, não estava preto. Nem antes nem depois alterou nada na troca de marchas. Estou quebrando a cabeça aqui.

    Se alguém puder opinar agradeço.

  • #2
    Usuário Avatar de Guima-MS
    Entrada
    01/11/2010
    Local
    Interior/MS
    Posts
    707
    Agradecimento: 1
    Nessa KM , seria prudente desmontar o cambio e revisar , podem ser simples rolamentos
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/01/2016
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Mas o que me deixa intrigado é que apenas troquei o óleo! Não fiz nada a mais. Absolutamente nada.
    Rapaz, coisa de louco.

    Amanhã fim do dia acho que vou deixar no mecânico. É que o bolso não tá aguentando. Já gastei uns 10 conto nela e nem pintei ainda...

    Haja bolso.

  • #4
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Provavelmente o problema está no óleo usado, ele deve usar outra especificação, diferente das que você colocou.

  • #5
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    320 mil km não é pouca coisa. Ja tive uma STX V6 e sei da qualidade desse carro. Tem motor pra bem mais que 320 mil km porém o problema e exatamente o que você disse, o nível do cuidado que os antigos donos tiveram com ela. Como você disse que esta percebendo que era relaxado, acredito que seja o caso de baixar a caixa de cambio e abrir pra ver.
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • #6
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RenFG Ver Post
    Mas o que me deixa intrigado é que apenas troquei o óleo! Não fiz nada a mais. Absolutamente nada.
    Rapaz, coisa de louco.

    Amanhã fim do dia acho que vou deixar no mecânico. É que o bolso não tá aguentando. Já gastei uns 10 conto nela e nem pintei ainda...

    Haja bolso.
    Isso acontece. Tem casos que o câmbio começa apresentar sinais de desgaste e o dono em vez de abrir o câmbio e trocar o que precisa, mete um óleo mais grosso tipo um 90 e continua rodando. O problema fica mais evidente quando tira o óleo grosso e volta o correto como você fez.

    Nem me fale em gasto. Já investi muito na minha e continuo aos poucos fazendo uma coisa aqui outra ali. Porém é pra uma década de uso. (não precisei mexer no câmbio da minha)
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • #7
    Na minha nem deu tempo de fazer barulho ou trocar oleo... Belo de um dia ela resolveu quebrar um dente da terceira e moer todo o resto... Comprei outro cambio.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/01/2016
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Pois é.... o cara não vence o carro moçada. kkkk
    Bom, o óleo coloquei o certo sim. ATF que é do manual (tenho ele).
    Digamos que "resolvi" por enquanto o problema...

    Como disse, coloquei o 75W90 semissintético da Lubrax (mais grosso e atende API GL4 e GL5). O barulho diminuiu mas deixei no mecânico mesmo assim, ele andou mais um pouco e o barulho praticamente sumiu.

    A explicação dele é: O antigo dono só deve ter mexido (trocado por óleo) quando deu ruído porque ele nunca deve ter trocado o fluído e deu jogo entre dentes das engrenagens, e jogou um óleo mais grosso. Como tinha um resto de ATF em rolamentos e afins quando eu troquei a primeira vez, demorou um pouco pro óleo mais grosso penetrar de volta quando troquei de novo, mas agora foi. A questão é que se abrir, tem que trocar tudo, ou seja, melhor comprar outra caixa boa que sai mais barato. Ele me disse pra não me preocupar nem encarnar com isso, que é relativamente normal em carro antigo com caixa rodada. Disse se nenhum dente quebrar ou rolamento estragar, nem abrir a caixa. Usar ela até quando der e láaaaaa na frente trocar ela. Disse que no mínimo rodo mais de 200 mil. Só manter as trocas no tempo certo. Me disse que não é muito fã dessas coisas mas neste caso recomendou colocar Molykote (a versão para caixas de câmbio) que dá um ajuda. Aliás já comprei, só não coloquei ainda.

    Pensando em lógica tem certo sentido, visto que mesmo trocando o fluído da caixa, limalhas ficam presas ao bujão de drenagem da caixa (no meu tinha bastante). Mas este imã só foi colocado lá porque o fabricante sabe que se desgasta (no meu caso demais).

    Só rodei da oficina até em casa e parece estar OK. Mas tenho que rodar mais pra me certificar.

    Posto aqui se mudar algo.

    No mais segue para conhecimento de quem consultar o fórum:
    Ranger STX V6 ano 1997 motor 4.0
    Óleo (na verdade fluído) cambio/caixa original: ATF Dexron III / Mercon
    Óleo atual com a caixa gasta: Lubrax Semissintético 75W90
    Óleo diferencial: 85W140 LS Texaco (depois descobri que poderia ser o 90 normal, mas agora já foi).

    O meu diferencial está bem novo, olhei bem quando abri, sem limalhas, sem jogos nem nada. Pelo menos isso né.

    Agora é juntar grana pra abrir os cabeçotes porque tá com as juntas queimadas e retentor de válvula vazando um pouquinho. A admissão já refiz e troquei dois sensores.

    A porcaria é que a lenta não tá legal ainda quando motor frio, mesmo depois de limpar tudo e trocar peças. Vi muitas reclamações disso aqui no fórum sem solução, mesmo após o tutorial de limpeza do MAF, IAC e válvula do canister. Vai entender.... Já troquei até um bico travado e peneiras e o-rings de todos. E dá-lhe dinheiro.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ruído na caixa de câmbio Ranger 2.5
      Por marchetto no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 14/02/2017, 19:41
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 16/12/2014, 15:02
    3. TRACKER - ruido no motor após troca de oleo.
      Por eder oliveira no fórum Suzuki
      Respostas: 39
      Última resposta: 31/05/2014, 08:35
    4. Respostas: 7
      Última resposta: 12/12/2005, 22:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade