x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Velas de aquecimento motor Ranger.




    Estou aprendendo muito aqui no 4x4 Brasil.
    Como forma de contribuir, vou compartilhar uma experiência que tive na volta da Bahia para Rondônia nesse mês de janeiro de 2019 em uma Ranger 2.2 XL 2015.
    Saí de viagem com medo de que o filtro de partículas ficasse saturado e o motor perdece potência na estrada obrigando a realização da regeneração forçada.
    Mas isso não ocorreu.
    Na volta, em Gaiás, acendeu uma luz de avaria no painel. Toquei até Goiânia. A luz se apagou, mas decidi parar na Ford Navesa para verificar.
    Fui muito bem atendido pelo Marlon. Fizeram o diagnóstico e me informaram que uma vela de incandecência deveria ser trocada. Entragaram a camionete pronta no segundo dia. Gastei aproximadamente R$ 300,00 com a vela e R$ 600,00 com a mão de obra. Continuei a viagem e até hoje não tive mais problemas. Só notei diferença no consumo. Antes ela fazia 800 Km com um tanque. Agora não passa de 600 Km.
    Alguém sabe o que posso fazer para ela voltar a economizar?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Vela aquecedora Ranger 2.2

    Pessoal, essa vela a qual me referi é a vela aquecedora!
    4X4 Brasil Razão: Adequação do nome da vela

  • #3
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    a vela nada tem haver com consumo, ela apenas é responsavel pelas partidas a frio

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    O problema é que pra trocar essas velas, no caso da nova ranger, tem que desmontar o rail e injetores, ela fica por baixo dessa parafernália toda. O que pode ter acontecido é alguma zica na hora de remontar tudo... Já experimentou passar um scanner novamente? As vezes tem erros que não acende a luz do painel mas acusa no scanner.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Paulo, agradeço pela dica. Vou levar pra passar o scanner.

  • #6
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Question Abaixo de qual temperatura as velas de aquecimento atuam?

    Olá pessoal,

    Tem algo que me incomoda já faz um tempo. Tenho uma ranger 2.2 2013, quando peguei ela, a anos atrás, uma das velas aquecedoras já estava queimada. Com o passar do tempo, todas as outras também acabaram queimando, hoje não tem nenhuma funcionando. Sempre me preocupo em dias mais frios de ter trabalho pra faze-la funcionar, e também gostaria de poder fazer umas viagens para lugares mais gelados com ela.

    Especificamente hoje fez 7 graus em minha cidade, com sensação térmica abaixo dos 6. Fui até o carro achando que teria algum trabalho para ligar mas não, virei a chave e pegou de primeira, no painel também marcava os 7 graus.

    Imagino que as velas tenham uma temperatura onde elas comecem a atuar. Queria saber se alguém sabe que temperatura seria essa. E também gostaria de saber experiências próprias de alguém que esteja na mesma situação, sem velas aquecedoras funcionando, em qual temperatura já conseguiu fazer o carro funcionar sem problemas? Porque afinal de contas, mesmo estando abaixo da temperatura de operação, estes 7 graus que fizeram hoje ainda podem estar distantes de um "problema" para ligar, de repente terei problemas apenas abaixo de zero, vai saber...

    Em julho pretendo ir para algumas cidades no sul (SC e RS), por isso queria saber se em temperaturas próximas de ZERO terei problemas. No passado já peguei negativo, mas ainda haviam 3 velas funcionando, rsrs!

    Abraços

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/05/2016
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por HF-Campos1980 Ver Post
    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora
    A questão é a taxa de compressão. As ranger 2.2 tem taxa que não chega a 16:1, por isso tem vela aquecedora pra conseguir ligar com temperaturas criogênicas!
    Os Maxion 2.5/2.8 com taxa de 19,5 não tem velas aquecedoras e não faz falta nenhuma, mesmo quando o motor já esta com blow-by considerável. Obviamente, só não descuidar da bateria e arranque.

    Qualquer coisa é só fazer aquela buchinha com fogo na admissão pra pegar.....kkk

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/05/2016
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    RicardoFLN voce ta dizendo que a Ranger 2200 precisa de vela por causa da taxa baixa ? taxa baixa nao facilita a partida ? eu sei que tem motor diesel que tem sistema de descompressao para usar na partida . mas uma coisa a Ranger 2200 a injecao e direta ou indireta ?

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por HF-Campos1980 Ver Post
    RicardoFLN voce ta dizendo que a Ranger 2200 precisa de vela por causa da taxa baixa ? taxa baixa nao facilita a partida ? eu sei que tem motor diesel que tem sistema de descompressao para usar na partida . mas uma coisa a Ranger 2200 a injecao e direta ou indireta ?
    Motor com taxa menor vai esquentar menos o ar, por isso das velas aquecedoras pra dar uma ajuda na primeira partida quando frio.
    Tu sempre pergunta se o motor tem injeção direta ou indireta!! Injeção indireta é coisa do passado, foi ressuscitado na década de 90 pela Mitsubishi (L200) e Toyota quadrada, mas que me conste voltou a morrer.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por HF-Campos1980 Ver Post
    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora
    Opa! Desculpa mas não sei responder isso não... nunca ouvi falar nesse termo em caminhonetes, só ouvi falar em carros a gasolina, como o focus, por exemplo! Mas sobre as velas aquecedoras, até as hilux bemmmmm antigas usavam, tinha apenas uma se não me engano, mas na ranger sei que são 4!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/05/2016
    Local
    Rio Branco/AC
    Idade
    43
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Paulo no caso da Hilux usar era porque a injecao era indireta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 0
      Última resposta: 08/09/2010, 15:40
    2. Velas de aquecimento motor 2.8 3L - SW4 1993
      Por jrborges no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 18/08/2010, 16:48
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 19/06/2008, 22:09
    4. VELAS DE AQUECIMENTO
      Por fortal4x4 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/03/2006, 18:20
    5. Velas de Pre Aquecimento
      Por ricardolm no fórum JPX
      Respostas: 20
      Última resposta: 12/10/2005, 12:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade