x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    36
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Ranger 2.5 diesel, motor travo por falta de água




    Sou novo por aqui, apesar de acompanhar o fórum a muito tempo.
    Estou com algumas dúvidas sobre o que aconteceu comigo.
    Inicialmente comprei minha Ranger XLT 2.5 4x4 C.D. em março de 2018,na época morava em São Paulo e comprei ela em Campo Grande - MS com 200mil km, paguei muito barato nela, todos que falei em MS criticaram muito o motor Maxion, mas como já havia lido mto aqui fiquei tranquilo para comprar, levei ela rodando para São Paulo, tudo ocorreu muito bem. Ela estava com alguns vazamento e fui resolvendo, troquei TD que precisava, além de troca as correias e bomba d'água, única coisa que não fiz foi troca a polia viscosa, viajei muito com ela, tudo sem problema, o carro estava perfeito.
    Após o natal estava planejado me mudar para Campo Grande - MS. Sai no dia 26/12/2018 de madrugada, ela estava andando bem, com a temperatura perfeita, além de fazer incríveis 14km/l, até assustei com a média, mas foi TD tranquilo, passei a cidade de Três Lagoas MS e 20km antes de Água Clara MS, o susto, percebi um barulho metálico no motor, olhei a temperatura estava no meio, qndo pisei na embreagem ela apagou, já parei e logo vi a fumaça sai do do motor, a mangueira do reservatório de água havia escapado, e nada do marcador funcionar, olhei no painel e estava no meio a temperatura ao desligar e ligar a chave a temperatura subiu. Fiquei muito indignado com ela não marca a temperatura.
    Mas bem já aproveitei e mandei passar para 2.8 com o cabeçote da 2.8, ficou 12mil de prejuízo, mas agora estou com motor novo.
    O que pega é que fiquei preocupado de acontecer isso outra vez e fundir o motor, o que posso fazer para marca o nível do líquido refrigerante do motor?
    Pensei em modelos de sensor de temperatura ou boia no reservatório. Alguém já fez isso?

    Abs
    Ranger XLT 2.5 C.D. 4x4 2001

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Ary Motti Ver Post
    Sou novo por aqui, apesar de acompanhar o fórum a muito tempo.
    Estou com algumas dúvidas sobre o que aconteceu comigo.
    Inicialmente comprei minha Ranger XLT 2.5 4x4 C.D. em março de 2018,na época morava em São Paulo e comprei ela em Campo Grande - MS com 200mil km, paguei muito barato nela, todos que falei em MS criticaram muito o motor Maxion, mas como já havia lido mto aqui fiquei tranquilo para comprar, levei ela rodando para São Paulo, tudo ocorreu muito bem. Ela estava com alguns vazamento e fui resolvendo, troquei TD que precisava, além de troca as correias e bomba d'água, única coisa que não fiz foi troca a polia viscosa, viajei muito com ela, tudo sem problema, o carro estava perfeito.
    Após o natal estava planejado me mudar para Campo Grande - MS. Sai no dia 26/12/2018 de madrugada, ela estava andando bem, com a temperatura perfeita, além de fazer incríveis 14km/l, até assustei com a média, mas foi TD tranquilo, passei a cidade de Três Lagoas MS e 20km antes de Água Clara MS, o susto, percebi um barulho metálico no motor, olhei a temperatura estava no meio, qndo pisei na embreagem ela apagou, já parei e logo vi a fumaça sai do do motor, a mangueira do reservatório de água havia escapado, e nada do marcador funcionar, olhei no painel e estava no meio a temperatura ao desligar e ligar a chave a temperatura subiu. Fiquei muito indignado com ela não marca a temperatura.
    Mas bem já aproveitei e mandei passar para 2.8 com o cabeçote da 2.8, ficou 12mil de prejuízo, mas agora estou com motor novo.
    O que pega é que fiquei preocupado de acontecer isso outra vez e fundir o motor, o que posso fazer para marca o nível do líquido refrigerante do motor?
    Pensei em modelos de sensor de temperatura ou boia no reservatório. Alguém já fez isso?

    Abs
    Põe um medidor de temperatura nos gases de exaustão. O ideal é no coletor logo na entrada da parte quente da turbina, mas tb pode ser pós turbina. A minha está após a turbina.
    Uma bóia no reservatório expansor é coisa que as Defender tem, mas tem de conferir pois o reservatório deve ser diferente. Segue um link aqui do próprio fórum sobre uma adaptação dessas. https://www.4x4brasil.com.br/forum/l...a-de-agua.html (Alarme de falta de água)

    Duas perguntas: Como escapou a mangueira do reservatório? É pra ter braçadeira ali.....alguém comeu bola!
    O cabeçote tu trocou pq ferrou com o antigo, certo? Pq pelo que me consta os cabeçotes da 2.5 e 2.8 são idênticos.

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Coloque o sensor próximo ao elétrico no motor e instale esse marcador mecânico de mercúrio, qualquer alteração na temperatura já marca no relógio. Uso na band há tempos e recomendo. Esses marcadores elétricos não são muito confiáveis.

    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    nnnn/AC
    Posts
    356
    Agradecimentos: 2
    Pode usar também um sensor para medir a temperatura do bloco, sensor de temperatura da água não marca se ela vazar

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Correto tb, tem uns programáveis e com cigarra ao atingir a temperatura limite.
    Citação Postado originalmente por Jsantos Ver Post
    Pode usar também um sensor para medir a temperatura do bloco, sensor de temperatura da água não marca se ela vazar
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #6
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.
    Na verdade nem é no bloco! Melhor que seja no cabeçote, afinal ele é de alumínio e juntamente com as cabeças dos pistões são os que mais sofrem.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    36
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    A braçadeira do reservatório escapou, não sei como aconteceu, foi na parte inferior do reservatório.
    Coloquei o 2.8, são qse iguais, só tem diferença de fluxo interno de água.
    Ela vai sair da oficina na segunda-feira. Motor já tá montado.
    Já aproveitei e resolvi o problema da polia viscosa, agora vai fica zera...
    Vou ver se já instalou ou a bóia no reservatório ou sensor de temperatura o qnto antes.
    Obrigado

  • #9
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.
    na verdade, como falta informação, sobre a temperatura do bloco, eu fui na tentativa e erro, na minha ta no parafuso que segura o suporte da bomba, ai com o motor em funcionamento pleno, ou seja dia quente, em situação de serra e no meu caso metendo a bota, defini qual é a temperatura maxima de trabalho, esse marcador tem um alarme de maxima programavel, ai deixei 5 graus acima do trabalho normal...

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Na verdade nem é no bloco! Melhor que seja no cabeçote, afinal ele é de alumínio e juntamente com as cabeças dos pistões são os que mais sofrem.

    Sds.
    eu penso assim, como esse medidor é um alerta, não pra ser preciso quanto a verificação da temperatura, no meu coloquei no bloco, por pensar assim, o bloco sofre menos variação de calor, pois demora mais a dissipar o calor, e a intenção pelo menos no meu caso, é não deixar sofrer superaquecimento na parte de pistão, caso falte agua, então depois dos testes da temperatura normal de trabalho, o alarme ta ajustado 5 graus acima, se tivesse no cabeçote, a variação seria bem maior, tendo de ter mais de 5 graus para o alarme

  • #11
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    eu penso assim, como esse medidor é um alerta, não pra ser preciso quanto a verificação da temperatura, no meu coloquei no bloco, por pensar assim, o bloco sofre menos variação de calor, pois demora mais a dissipar o calor, e a intenção pelo menos no meu caso, é não deixar sofrer superaquecimento na parte de pistão, caso falte agua, então depois dos testes da temperatura normal de trabalho, o alarme ta ajustado 5 graus acima, se tivesse no cabeçote, a variação seria bem maior, tendo de ter mais de 5 graus para o alarme
    Sendo o cabeçote de alumínio, eu colocaria nele, em parte justamente pelo que escrevestes.
    Essa é a recomendação de ao menos duas empresas que fabricam aqueles aparelhos de monitoramento de vários parâmetros do motor.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    nnnn/AC
    Posts
    356
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Sendo o cabeçote de alumínio, eu colocaria nele, em parte justamente pelo que escrevestes.
    Essa é a recomendação de ao menos duas empresas que fabricam aqueles aparelhos de monitoramento de vários parâmetros do motor.

    Sds.
    Bem... Tenho um sensor no cabeçote, no caso da SW4 1kzt é onde o bicho pega, uso um controlador de temperatura comum comprado no Aliexpress, aciona o alarme na temperatura programada, tenho ainda um racetronix na entrada da água do motor e outro na saída, daí o da entrada está funcionando como controlador de temperatura acionando as ventoinhas e o da saída de água tá de garantia.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Falta de potência na Ranger 3.0 diesel 4 x 4
      Por xavier2005 no fórum Ford
      Respostas: 207
      Última resposta: 27/01/2024, 14:22
    2. Alarme de falta de água
      Por ary nunes no fórum Land Rover
      Respostas: 90
      Última resposta: 14/02/2020, 08:35
    3. Respostas: 7
      Última resposta: 19/10/2012, 20:03
    4. Respostas: 8
      Última resposta: 09/07/2008, 16:14
    5. Respostas: 15
      Última resposta: 30/06/2006, 22:47

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade