x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Regenerar Filtro de Partículas da Ranger antes de viajar?




    Ontem, 11/12/2018, comprei meu primeiro 4x4: uma Ford Ranger CD XL 2.2 2015. Em janeiro farei uma viagem de 8 mil km. Já ouvi pessoas reclamarem de perda de potência do motor devido à sujeira do filtro de partículas. Alguém pode me dizer se seria prudente eu ir a oficina mandar fazer uma regeneração forçada do filtro antes da viagem (só por precaução), ou isso seria desnecessário?

  • #2
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Jaizon Ver Post
    Ontem, 11/12/2018, comprei meu primeiro 4x4: uma Ford Ranger CD XL 2.2 2015. Em janeiro farei uma viagem de 8 mil km. Já ouvi pessoas reclamarem de perda de potência do motor devido à sujeira do filtro de partículas. Alguém pode me dizer se seria prudente eu ir a oficina mandar fazer uma regeneração forçada do filtro antes da viagem (só por precaução), ou isso seria desnecessário?
    A perda do motor ocorre SE o filtro estiver saturado demais e ele não conseguir se auto-regenerar, ai o motor entra em modo de segurança e limita o giro em cerca de 2000 RPM. Ai neste caso vc tem que fazer uma regeneração via scanner. Mas normalmente o filtro se auto-regenera sozinho, ainda mais se vc for pegar rodovia. Honestamente não vejo motivo para vc forçar uma regeneração apenas para se "precaver", a menos que seu filtro tenha algum problema crônico, mesmo assim também não recomendaria, neste caso seria mais adequado resolver o problema por completo.

  • #3
    Usuário Avatar de MAANNASI
    Entrada
    27/10/2013
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    45
    Posts
    84
    Agradecimento: 1
    Caro Jaizon;

    Tenho uma LTD 2017 e pretendo fazer uma viagem no sábado (dia 15/12). O que Paulorl comentou é verdade: a menos que você tenha observado algum problema não tem razão para se incomodar com isso.

    Se perceber a pick-up fraca ou se a luz do painel tiver acendido aí sim deverá verificar se o problema é esse e sim, fazer a regeneração forçada. No trecho de estrada o motor já fará isso sozinho e limpará. Quando a pick-up anda pouco, ou somente em trechos onde não tenha tempo para aquecer o sistema o suficiente, esse problema pode aparecer.
    2.0 Focus Hatch Ghia AT 2008 Prata - ON
    1.4 Corcel I LDO MT 1975 Branco - ON
    3.2 Ranger Limited AT 2017 Prata - ON

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Paulo e Maannasi, agradeço pela contribuição. Entrei em contato com a autorizada e explicaram que se eu levar a caminhonete lá eles testam verificam o nível de sujeira do filtro de partículas e, se precisar regenerá-lo de maneira forçada o custo será de R$ 580,00.
    Porém, como eu já expliquei, não há nada de anormal no funcionamento dela. Como estou comprando-a agora e farei uma viagem longa em janeiro, eu só queria ter certeza que não terei que reduzir a velocidade a 70 km/h por causa de perda de potência devido a saturação do filtro de partículas.
    Mas pessoal, tirando essa preocupação, no mais está tudo bem. Moro em uma região cm estradas de terra e estamos no período chuvoso por aqui. Ontem precisei usar o 4x4 pela primeira vez. Foi prazeroso!!! Da gosto de ver o barro sendo cortado em trechos que outros carros encontram muita dificuldade. Lembrei de quando era criança e da rural do meu pai, do jeep willys, da pick up willys,... tempos bons!!!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/12/2018
    Local
    Rondolândia/MT
    Idade
    47
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Paulo e Maannasi, agradeço pela contribuição. Entrei em contato com a autorizada e explicaram que se eu levar a caminhonete lá eles testam verificam o nível de sujeira do filtro de partículas e, se precisar regenerá-lo de maneira forçada o custo será de R$ 580,00.
    Porém, como eu já expliquei, não há nada de anormal no funcionamento dela. Como estou comprando-a agora e farei uma viagem longa em janeiro, eu só queria ter certeza que não terei que reduzir a velocidade a 70 km/h por causa de perda de potência devido a saturação do filtro de partículas.
    Mas pessoal, tirando essa preocupação, no mais está tudo bem. Moro em uma região cm estradas de terra e estamos no período chuvoso por aqui. Ontem precisei usar o 4x4 pela primeira vez. Foi prazeroso!!! Da gosto de ver o barro sendo cortado em trechos que outros carros encontram muita dificuldade. Lembrei de quando era criança e da rural do meu pai, do jeep willys, da pick up willys,... tempos bons!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Piloto automático na Ranger antes de 2006
      Por Elizeu_Neto no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/11/2017, 21:50
    2. Respostas: 28
      Última resposta: 05/03/2014, 10:39
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 24/05/2011, 13:14
    4. Dúvidas antes da compra Ranger 2005 3.0
      Por MaGao no fórum Ford
      Respostas: 28
      Última resposta: 03/10/2009, 22:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade