x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/09/2018
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    30
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Problema Freio Ranger 2.5 maxion




    Boa tarde pessoal, estou com um problema, quando piso no freio com a embreagem afundada o freio fica mais duro e demora pra voltar, se estou sem o pé na embreagem o freio funcional normal. Seria sintomas da bomba de vácuo? Pelo que pesquisei é a bomba, porém acho estranho que quando a embreagem está solta o pedal do freio fica normal.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    01/12/2019
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    44
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Ranger hs2. 5 maxion freio ruim

    Boa noite, uma dúvida alguém já teve esse problema. Quando piso no freio funciona perfeito mas se tiro o pé e piso novamente rápido o servo freio fica sem vácuo, o pedal vira uma pedra.
    Ranger 2000 2.5 diesel

  • #3
    Usuário Avatar de leoss
    Entrada
    25/01/2014
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    345
    Agradecimentos: 10
    Tem que verificar o servo freio a bomba de vácuo ou as mangueiras

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por leoss Ver Post
    Tem que verificar o servo freio a bomba de vácuo ou as mangueiras
    Tenho curiosidade de saber qual é a daquela válvula controladora de vácuo que vai presa sobre o coletor de admissão. Qual a real função dela, e o que acarreta se deixa de funcionar. Alguém sabe?

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Bom, ainda não descobri o funcionamento do sensor de vácuo! Na verdade agora sei menos do que antes, pois peguei um sensor desses e fiz uma "biópsia"!
    Seguem as fotos, antes retirem as crianças da sala
    Problema Freio Ranger 2.5 maxion-img_20191210_140404.jpg
    Problema Freio Ranger 2.5 maxion-img_20191210_140442.jpg
    A mola no centro da peça preta empurra o diafragma contra a tampinha metálica marrom. Quando alcança algum nível "x" de vácuo, que eu não sei qual, o diafragma supera a pressão da mola e fecha os dois contatos ali da peça preta.
    Problema Freio Ranger 2.5 maxion-img_20191210_150023.jpg
    A parte boa é essa aqui! Estava realmente estranho, dois contatos, mas com entrada de 3 fios. Retiro o material isolante e a surpresa! Há um circuito eletrônico.....resistores, capacitores e o diabo!
    Tentei encontrar algum esquema elétrico que mostre de onde vem os 3 fios ligados ao sensor, sem sucesso.
    Uma hora vou tentar seguir os 3 fios e ver pra onde vão.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #6
    Usuário
    Entrada
    06/01/2020
    Local
    Natal/RN
    Idade
    35
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Gostaria de saber alguma coisa sobre essa válvula também.

  • #7
    Usuário Avatar de _O8oO_
    Entrada
    07/08/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Olá novamente

    Andei esses meses correndo atraz de problemas de vácuo no sistema de ventilação interna, desmontei muita coisa e... até comprei outro sensor desse acima no desespero, que na minha ranger fica localizado em cima da turbina, bem perto do fundo do painel no lado do motorista, recebendo uma das mangueiras de vácuo que são interligadas em um divisor ao lado, que depois se dividem mais, porém já foge ao assunto.

    ""Esse sensor(imagens) pelo que aprendi esses dias atua entre ventilação/ar condicionado e aquecimento, e garanto que não tem haver com o freio, pq aqui derreteu o fio e fiquei sem ela sem nenhum problema no sistema de freios.""

    Porém existe uma mangueira ligada a esse divisor que vai até aquela bola do sistema de freio, que é bem parecida com a do lado esquerdo(carona) que fica o "eletro ventilador" ela é mais grossa que todas ali e que vc já deve verificar se não esta rompida para diminuir as buscas, logo a frente um cilindro(que esqueci o nome) que fica o reservatório de fluido de freio(quando baixa o nível, acende a luz "ABS" no painel e provavelmente um pqno toque no freio vai travar as rodas e irá patinar) que não é seu pb e continuar seguindo.
    Vou me estender mais um pouco, existe tb um reservatório de vácuo que fica atrás do para lama esquerdo(entre o farol e a roda) o meu estava destroçado e tb não afetou o sistema de freio( ele custa em media 350 reais e subistitui ele por um filtro de combustível de 10 pratas) apenas afetará a mudança da posição da ventilação/ar cond interna, geralmente qualquer vazamento nessas mangueiras terminaria jogando pouco vento apenas no vidro da frente, todas as outras posições deixam de funcionar.

    Sobre de onde vem os 3 fios no sensor que o amigo quer descobrir, acho que vem lá no painel dos controladores de ventilação/ar/aquecimento. Ao lado do seletor de velocidade do eletro ventilador, tem um plug com esses 3 fios, e do outro lado do ar condicionado e outro com mangueiras de vácuo para as posições de ventilação interna.... "Acho"


    Lembrando que sou curioso, e onde moro só pego mexânico bizarro, então vejo os sintomas e venho pro 4x4 ver as descobertas dos mais antigos e experientes e saio desmontando e procurando.


    Espero que vc descubra seu problema, que parece mais mecânico, depois divida conosco.


    Feliz 2020 a todos e boas trilhas
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por _O8oO_ Ver Post
    Olá novamente

    Sobre de onde vem os 3 fios no sensor que o amigo quer descobrir, acho que vem lá no painel dos controladores de ventilação/ar/aquecimento. Ao lado do seletor de velocidade do eletro ventilador, tem um plug com esses 3 fios, e do outro lado do ar condicionado e outro com mangueiras de vácuo para as posições de ventilação interna.... "Acho"
    Os que vem do seletor de velocidades do ventilador não tem relação com vácuo. É um sistema meramente elétrico, que se liga ao ventilador e a um conjunto de resistências que vai dentro da caixa da hélice do ventilador.
    Aquela pecinha plástica (flautinha preta) onde está conectada a mangueira que vem da bomba de vácuo e tem as derivações para o hidro-vácuo, para o reservatório de vácuo sob o para-lamas e para a válvula controladora de vácuo (essa que desmontei), acabam deixando o sistema de vácuo tanto do freio quanto dos difusores de ar, interligados. Acredito que um problema no sistema de vácuo nos difusores tem a possibilidade de interferir no hidro-vácuo.
    Digo isso pois eu estava com uma fuga de vácuo lá na linha que alimenta o reservatório de vácuo. Pela manhã cedo, logo nos primeiros segundos após ligar a viatura eu estava com o hidro-vácuo inoperante (freio duro pacas!), após uma leve acelerada o hidro-vácuo já voltava a sua operação normal. Conclui que havia um escape de vácuo muito pequeno.
    Tem um teste rápido para ver essa interdependência.
    1)camionete desligada, aperte uma vez no pedal do freio (funciona normal)
    2)vai lá na flautinha preta e desconecta uma das duas mangueiras pequenas (a que vai pro reservatório, ou a que vai pra válvula controladora)
    3)aperte o pedal de freio novamente, uma, duas, três vezes....pedal vai ficando duro pacas

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 18
      Última resposta: 12/04/2021, 16:23
    2. Problema no Freio da Ranger
      Por crystyan2003 no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/10/2017, 22:04
    3. Problema no Freio Ranger 4x4
      Por rrperez no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/08/2011, 17:53
    4. Problema de freio na Ranger ltd 2006
      Por Ranger2006 no fórum Ford
      Respostas: 31
      Última resposta: 05/04/2011, 11:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade