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Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
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    22/05/2006
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    2
    Agradecimentos: 0

    Dúvida Explorer...




    Olá pessoal,

    Sou novo no forum e talvez o novo proprietário de uma Explorer XLT 98 4x4, automática, ABS, etc... Vi esta SUV pra comprar e está muito inteira. Único dono, 78.000 Km originais, nova mesmo. O único detalhe, palavras do dono, é que as vezes (não sei a periodicidade), quando está andando a luz, "ON/OFF", de redução fica piscando no painel e que sente uma pequena diferença no desempenho do carro. Não sei exatamente o que é isso, vi que essa redução é acionada por um botão que fica no comando de "marca".

    Alguma idéia ?

    E quanto a instação de GNV, algum detalhe que deve ser levado em consideração ?

    Obrigado pela atenção!
    Abraços.

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    13/03/2003
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    São Bernardo do Campo/SP
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    Agradecimento: 1
    Se fosse apenas uma oscilação na luz indicativa no painel, eu diria que é apenas um mau contato no painel sem maiores consequências, agora se há variação no desempenho e a luz está piscando significa que por alguma razão ela está tentando engatar a tração ou mesmo a reduzida, aí o caso já é mais grave, pois andar com atração em piso aderente força o sistema podendo gerar folgas ou até quebrar.

    Algum contato deve estar simulando o acionamento elétrico da transferência, é prudente verificar.

  • #3
    Usuário
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    14/03/2006
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    brasília/DF
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    Agradecimento: 1
    Olá,

    Se entendi o que disse, que essa luz é acionada pelo comando da marcha, esse botão não é o acionamento da tração/reduzida, mas sim o Over drive (5ª marcha). Daí, qdo se aciona o botão c/ o carro ligado, acende uma luz no canto inferior direito do painel "O/D off".

    Segundo o manual do proprietário, se essa luz piscar, significa um problema na transmissão. Tive esse mesmo problema e realmente era um defeito na transmissão que, se não estivesse na garantia, teria dispendido um valor considerável.

    E se realmente vc percebe um problema de desempenho no carro, "sinta" se as trocas de marcha estão sendo feitas suavemente.

    Tb sou novo no ramo de SUVs, mas tive esse problema logo que peguei o carro, mas como estava em garantia, o mesmo foi solucionado sem custos para mim.

    Talvez alguém aqui do fórum, com maior qualificação, possa te ajudar.

    Ricardo

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/05/2006
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    2
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo retorno pessoal.

    Era isso mesmo que eu queria dizer Ricardo.
    Sabe se passando o computador ele identificaria o problema ?

    Vou levar o carro na autorizada para verificar isso antes de comprar.

    Um abraço.

  • #5
    Amigo,

    Ralmente se tá piscando overdrive deve ter algum problema no câmbio. Sim, se vosse usar um scanner vai obter o codigo de erro. É posssível até descobrir o código sem scanner, ou fazer algumas rotinas de teste com multímetro mas é um processo lento... pra quem gosta de fuçar. Se domina o ingles, no site www.autozone.com tem rotinas de testes, no Repair Guide...

    Boa Sorte!
    []'s
    MM

  • #6
    Olá.

    Creio que o entendimento do Ricardo está correto: Trata-se do indicador de OVERDRIVE ON/OFF. Tive um problema aparentemente idêntico na minha EXPLORER (também 98) que resultou em diversas reentradas na concessionária e na substituição de diversos componentes (salvo pela garantia!).

    Com o sistema "resetado", o funcionamento era normal até que, sem razão aparente, passavam a ocorrer reduções indevidas de marcha. A luz de OVERDRIVE OFF acende. Com o regime de funcionamento irregular, a luz de CHECK ENGINE também acende.

    A queda de performance era bastante significativa, além de ser bastante incômodo. P'rá comparar, era como se alguém engatasse uma 3a quando o carro estava pedindo 5a.

    Segundo a concessionária, o "computador" faz uma leitura dos defeitos na ordem inversa em que aparecem. Assim, há a indicação de um defeito que pode não ser causa, mas mais uma conseqüência do problema inicial. Para ser mais claro: A redução indevida de marcha causava excesso de vibração na transmissão, que propagava mau funcionamento a outros componentes. O computador diagnosticava defeitos que não eram a origem do problema. Somente após a substituição de diversas peças se chegou à origem do problema: Um chicote "dando" pr'á massa, que causava falsa leitura da rotação do motor e tomava decisões de troca indevidas. Nesta brincadeira de encontrar defeitos, "ganhei" uma transmissão novinha, um atuador de reduzida e todos os sensores de rotação.

    Portanto, é melhor ter cuidado, pois pode até ser um defeito simples, mas de diagnóstico complexo. Tudo depende da competência técnica da concessionária e, não se pode negar, de um pouco de sorte.

    Espero que você tenha bons resultados, pois o carro vale a pena.

    Um abraço"

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