Olá. Tenho uma F1000 98 x10 e estou com um problema. Ela treme a dianteira direita (olhando pelo volante) quando freia.
Já troquei os discos que estavam levemente empenhados, fiz o balanceamento, o chassi está soldado e tem uma travessa de ferro pra reforçar. Já troquei todas as buchas, pivôs e afins das rodas da frente. A coluna de direção é nova e a caixa de direção também é nova.
Quando pisa de leve no freio não treme/vibra nada, nem penal nem volante. Quando freia mais forte só a dianteira (parte do motor, lado direito) treme, o volante e o pedal não.
Mas normalmente quebra do lado da caixa de direção, certo? E esta vibrando do outro lado. É faz um mês que fiz a solta e coloquei o reforço. De qualquer forma, vou levar na oficina novamente pra verificar a solda.
Creio que com o reforço na estrutura, deve ter ficado mais rígido e a vibração se propaga mais. Eu revisaria os coxins do motor e câmbio, depois as rodas e pneus já que foram balanciadas e por último pinça de freio e manda de eixo.
Levei na oficia e as solda está ok, o fluído de freio é novo e os coxins do motor e caixa estão bons também. Próxima semana se der vou levar pra verificar as pinças e pra trocar as pastilhas (que, segundo o mecânico que trocou os discos, estavam boas ainda, mas eram velhas)e verificar as pinças e pino guia. Sobre o passe nas panelas traseiras, não fiz e nem sei como estão, pois desde que estou com ela não pedi pra verificar, mas ela vibra na dianteira, será que algum problema nas panelas influenciaria?
mais é claro Adriano, ingenuo o mecanico, quando se tem reclamação de vibração em freio a primeira atitude é dar um passe ou trocar as panelas trazeiras, pois quando ovalizam, dão esse sintoma de trepidação, se não resolve ai vc vai pra discos dianteiros, que por sua vez tb podem estar tortos, mais é mais raro pois na F1000 e D20 são ventilados, uma observação, se a opção for pela troca das panelas trazeiras, manda conferir se mesmo novas ja não vieram ovalizadas, infelismente isso anda acontecendo bastante, essa semana aconteceu na minha oficina com a marca hiperfreios, e olha que é das melhores marcas atuais