oi pessoal vejo o fórum a algum tempo e ele me ajudou bastante a elucidar um monte de problemas e duvidas que vieram a aparecer pra mim então vou contar meu relato.
estava com um problema cronico na minha ranger apos adquirir ela dois meses depois a bomba de combustível queimo eu sempre que posso faço eu mesmo a manutenções e consertos nela pois tenho um bom conhecimento em mecânica ,fui procurar um refil da bomba e por ler aqui relatos no fórum vi que pra ranger e bem limitada a oferta. consegui a aqui em recife o refil da marca DPL pois a original não tinha em estoque nem eu ia dar 1400 reais num conjuntos completo (na concessionaria não vende só a bomba)pois não vi necessidade para isso pois o problema era só na bomba isso e ate uma má fé da Ford querer empurrar um conjunto desse por esse valor mais vamos, la.
desci o tanque em dezembro de 2017 maior trabalho pois o engenheiro que desenhou a forma que e trocado esse refil provavelmente tinha levado uma ponta e tava com a cabeça perturbada .......
nessa hora deu saudade do meu fiesta rocam super fácil de trocar.
vi que la o refil que tava também era DPL notei também que na bomba vem escrito o ano de fabricação dela tava la 1/2017.logo estranhei a bomba só rodou menos de um ano e queimou ? ja fiquei desconfiando dessa marca como não tinha muita opção instalei a bomba e depois de 3 meses ela queimou já tinha revisado mangueiras testado elétrica com multímetro e a bomba queima? liguei para o vendedor e foi me dada outra em garantia instalei de novo e mais uma vez queimou já estava encomendando o kit na Ford quando me disseram que bombas de carro flex também server (respeitando claro pressão bar x litros H) como ultima tacada antes se ser extorquido pela concessionaria Ford decidi arriscar e achei uma uma bomba da magnet marelli com as especificações parecidas com a original e a bomba (modelo Mm 145 ) que equipa um monte de carro de varias marcas por um valor bem abaixo (145.00 reais ) pedi ao vendedor logo duas no lugar dele me da a 3 bomba DPL em garantia pois ela custava 330.00
bom fui instalar só que o pré-filtro da bomba magneti marelli Mm145 e pequeno pra vazão da ranger(e também o diesel e mais viscoso que a gasolina então a bomba iria ficar com baixa sucção (e provavelmente iria da baixa vazão no sistema )então com um anel de borracha adaptei o pré filtro original da ranger juntos com o pré-filtro que vem com a bomba ficando assim bomba+pré-filtro+pré filtro original ,também tive que trocar os conectores de alimentação da bomba que são diferentes mais e super fácil. taquei a ignição e a danada nem barulho faz direito super silenciosa dei solo e vu ala .. funcionou desliguei liguei de novo teste ligando direto (sem esperar a bomba pressurizar e desligar) pra ver se ela dava falta e nada tudo file já andei em rodovia sentei o pé (botei 160 km-h) e a danada ta la firme e forte (meu medo era que ela desse falta em alta mais não deu ta funcionando super bem então pessoal esse foi o meu relato sobre adaptação de bomba de combustível na ranger 3.0 com bomba de carro flex e funciona sim analiso que não tem perigo de a bomba trabalhar forçada pois a pressão e a mesma da original ( 3 bar ) e a vazão e muito parecida ainda não rodei muito mais pela confiabilidade da marca magneti marreli a durabilidade deve ser alta espero ter solucionado e quem tiver na mesma que eu funciona gastando pouco e te poupa de você ser explorado pela concessionaria.