x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Question Fio "pós chave" na ranger 2013?




    Olá pessoal!

    Comprei um kit de farois de neblina para instalar na minha ranger 2013 diesel. A dúvida que tenho é: Qual seria o fio "pós chave" na caixa de fusíveis do compartimento do motor (ou fora dela, mas no compartimento do motor).

    -screenshot-2017-11-01-10-11-47.png

    Pelo manual de instalação, eles mandam instalar o fio branco, que seria o positivo dos faróis, no "pós chave". Eu achei um vídeo no youtube onde o instalador simplesmente liga no positivo da bateria. Se fizer dessa forma, vai funcionar, mas não vai ser o ideal, porque o interruptor está ligado no lanterna, e se deixar o fio branco direto na bateria, toda vez que destravar o carro ou abrir as portas, e o interruptor dos milhas estiver ligado, eles vão acender. O ideal é ligar o branco realmente no pós chave, pois assim os milhas só ligariam quando a lanterna estivesse ligada e a chave virada na ignição.

    Por isso peço ajuda "aos universitários" para alguma dica de onde posso fazer a ligação desse fio branco na caixa do motor, pois o fio que vem do chicote está dimensionado para ficar nessa região, ou na bateria ou na caixa de fusíveis do motor.

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal, infelizmente não consegui fazer o que eu queria. Quando procurei pelo fio da lanterna na cabine, encontrei, mas invertido, ou seja, lanterna desligada = 12V , ligada = 0V. Parece doido mas é realmente isso. Ai pensei, não podia ser melhor, era só pegar um outro relê invertido (5 pinos) e conectar inclusive o pos-chave da cabine, assim só ligaria a lanterna nas duas situações desejadas, ou seja, lanterna ligada e chave virada. Inclusive no motor eu só ligaria na bateria mesmo. Só que ao fazer as conexões na cabine, na hora de testar a ranger ficou apitando e alarmando, ou seja, sem chance de usar esse outro relê...

    Resumo da ópera: liguei do modo tosco mesmo, ou seja, pos-chave na cabine e na caixa do motor, direto na bateria. Funciona os milhas quando ligo a chave na ignição (e botão do milha ligado claro) independente de lanterna ligada ou não...

    abracos galera!

  • #3
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Ressucitando meu próprio tópico, rsrs....

    Voltando ao dilema do "pós chave" ou "pós ignição" da ranger 2013 modelo XL diesel.

    Esse modelo de ranger, XL é simples, não vem com rádio mas tem um conector mais simples, igual do focus e novo ka. Só que neste conector, ele não tem o fio do pós chave... Eu tenho uma central multimidia que estava ligado diretamente, mas como estou com uma desconfiança que ela está ocasionamente ficando "internamente ligada" mesmo depois de desligar ela no botão (windows ce 6), o que me causou descarga completa da bateria por duas vezes, decidi ligar o pós chave nela.

    Desmontei o painel, e encontrei a central do vidro elétrico paralelo, já que essa versão XL também não tem v.e., e verificando as conexões dela, encontrei o pós chave utilizado por quem instalou esse v.e.. Usei o mesmo fio, que inclusive já havia usado ele para ligar o farol de milha das mensagens iniciais desse post.

    Só que, por algum motivo, essa central multimidia (caska ca1624) está dando retorno de tensão nesse fio por cerca de 3 segundos. Descobri isso ao desligar o carro, levou cerca de 3 segundos para morrer o motor porque a bomba injetora de diesel também utiliza esse mesmo fio, e como o rádio deu retorno de tensão nele, a bomba não identificou o desligamento da chave e manteve o motor ligado por aproximadamente esse tempo.

    Não sei se isso é um defeito ou caracteristica da central caska, porém é uma situação incômoda que quero resolver. Conversando com outras pessoas, fui informado que existem outros fios "pós ignição/chave" que podem ser utilizados, que não interferem com o pós chave de sistemas do motor, como a bomba injetora. Porém como essa ranger é mais simples de acessórios, ainda não consegui identificar um outro fio para utilizar. Até achei um vídeo gringo que o cara ensina a pegar um fio do interruptor do espelho elétrico, mas como ela não tem essa função, não obtive sucesso...

    Alguém já passou por isso? Alguém que faça uso de um pós chave na ranger XL, ou mesmo em outros modelos, poderia dar a dica da localização deste fio, para que eu possa tentar utiliza-lo??

    Grato pessoal!!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/08/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    amigo, com uso do multimetro, vc vai achar o pos chave no comutador da chave do carro, o famoso miolo onde vc insere a chave, lá vai ser o mais fácil pra vc, com a chave ligada o fio vai dar corrente e com a chave desligada zera... trabalho com instalação de rastreador e acessorios automotivos

  • #5
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Jhonny Arnhold Ver Post
    amigo, com uso do multimetro, vc vai achar o pos chave no comutador da chave do carro, o famoso miolo onde vc insere a chave, lá vai ser o mais fácil pra vc, com a chave ligada o fio vai dar corrente e com a chave desligada zera... trabalho com instalação de rastreador e acessorios automotivos
    Valeu Jhonny mas queria saber se tem mais um de um fio pós chave, você saberia dizer? Veja o esquema abaixo, não é da Ford mas exemplifica o que quero fazer.

    -b1b9dac4-4574-47ab-8c82-ca803d49f4a0.jpg

    No momento, para evitar o retorno de tensão, coloquei um diodo 1N4007 na conexão da central com este pós chave que estou usando... dessa forma polarizei o sentido da corrente e ao desligar a ignição o diodo "segura" o retorno. Fiz os testes com multimetro sem ligar a central, depois com ela ligada (dando retorno) e após o uso do diodo. Funcionou direitinho, segue foto abaixo da "instalação" rsrs. Obs: depois eu soldei e isolei, claro!

    -img_5312.jpg

    Não é uma solução elegante, mas funciona. Se alguém souber como funciona esses diversos tipos de "can-bus" na ranger, e puder dar uma explicação seria bem legal!

    Abraços!!

  • #6
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    E dois dias depois... ..eu me toco que está tuuuudo ligado em tudo um fio da posição 2 da chave... ao invés de estar ligado na posição 1 de acessórios! Vou ter que fazer o que o Jhonny falou, caçar o fio da posição 1 direto na coluna de direção. Isso que dá querer facilitar e seguir fiação de outras instalações! Pelo menos agora eu também corrijo o pós chave do vidro elétrico. Fica a dica: cuidado ao seguir instalações antigas! De qualquer forma o diodo será útil para evitar o retorno, mas mudando para a posição 1, mesmo se ainda ocorresse o retorno, não iria mais influenciar na bomba injetora pois essa é acionada apenas quando a chave é colocada na posição 2, outro fio.

    abracos!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    50
    Posts
    300
    Agradecimentos: 11
    Não entendo nada de eletricidade... a não ser ter levado uns choques.... rsrsrs mas ti parabenizo pela persistência em querer fazer você mesmo e não levar numa auto eletrostática simplesmente.

  • #8
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Fala galera...

    Fiz a correção, e pra ajudar quem precisar, segue abaixo um "tutorial" do que fiz.



    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.36.jpg
    Removendo a capa da direção. A parte de cima é só encaixada, é só puxar pra cima que ela solta. Não precisa remover, é só deixar solto.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.37.jpg
    A parte de baixo, tem um parafuso bem ali no meio, precisa remover.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.38.jpg
    Para terminar de remover a parte de baixo da capa, é necessário remover, além do parafuso que fica em baixo, dois parafusos que ficam na frente, atrás do volante. Para isso tem que girar o volante para um lado, até acessar o parafuso, e depois para o outro lado.

    Feito isso, a capa de baixo pode ser removida. Pode ser removido também aquele porta trecos que fica do lado esquerdo, e a capa que fica entre a direção e os pedais. Essa capa tem um parafuso, que fica do lado esquerdo dela e o porta trecos fica na frente desse parafuso, por isso tem que retirar ele. Fica mais fácil de mexer sem isso, foi o que eu fiz.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.39.jpg
    Essa é a foto sem as coberturas, já temos acesso ao cilindro de chave, onde tem as ligações elétricas.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.40.jpg
    Nessa foto estou mostrando de onde eu tinha feito a ligação inicialmente. Embora o fio seja amarelo, ele só é um pedacinho de fio, ele se liga em um fio de outra cor. Essa ligação era do vidro elétrico, como comprei o carro usado, já estava ligado assim, imaginei que estava correto mas não estava. Como o vidro elétrico é temporizado, nunca tinha percebido que ele estava na posição 2 da chave (luzes do painel acesas). Nesse fio é onde é ligada a bomba injetora, por conta disso, e mais o fato da central estar dando retorno de tensão após desligada é que o carro ficava com o motor ligado por mais uns 2 ou 3 segundos após desligar a chave. A chave cortava os 12v, mas a central continuava alimentando o fio com 12v, por isso para a bomba era como se ainda não tivesse desligado a chave. Ao redor do cilindro onde vai a chave tem as posições 1, 2 e 3.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.41-1.jpg
    Visão geral do painel sem as capas, e com o multímetro fazendo as medições. O cabo preto (neutro) eu liguei na barra de ferro que fica abaixo da direção, ai só usei a ponta vermelha (positivo) para fazer os testes.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.41.jpg
    Conector onde foi feito a medição. Para isso usei um multímetro simples e testei fio a fio. Escolha um fio, e teste com a chave desligada. Se deu zero Volts, proceda virando a chave para a posição 1, de acessórios, na qual as luzes do painel ainda não se acendem, e veja se muda para 12V aproximadamente. Se não for, desligue a chave e teste outro fio. Se for, parabéns, achou o fio que vc queria.


    -whatsapp-image-2018-08-02-15.30.42.jpg
    Fio correto do pós chave da posição 1 do cilindro. Retirei a ligação antiga, isolei o fio que tinha sido utilizado, e mais abaixo, no mesmo chicote da foto na qual mostrei onde estava ligado, descasquei um pedaço do novo fio e fiz a nova ligação. Como só removi o fio da posição anterior e coloquei na nova posição, o diodo que eu tinha instalado anteriormente pra evitar o problema do retorno já estava fixado.


    Resumo da ópera. O problema do retorno da minha central multimidia ainda existe, porém como não pretendo mandar abrir ela pra ver qual é o problema, deixei o diodo 1N4007 como barreira desse retorno. A bomba injetora, como funciona na posição 2 da chave, agora está isolada, sem nada ligado junto. O vidro elétrico, farol de milha e central multimidia foram ligados no outro fio pós chave, o da posição 1. E é só! Independente dos problemas que eu tive, quem seguir as fotos e descritivos acima consegue usar isso como um guia para encontrar o fio pós chave para ligar algum tipo de acessório que não seja original.

    Detalhe: Versões mais equipadas que a minha podem ter outros chicotes de equipamentos que também utilizam pós chave, e neste caso pode ser que vc não precise ter todo esse trabalho pra achar uma ligação. Por exemplo, durante minhas buscas encontrei um vídeo gringo de um cara mostrando como encontrar o pós chave, mas ele se utilizou do conector dos retrovisores elétricos para isso. A dele tinha, como a minha não tem, não pude usar, mas serve de dica para quem tem, vc pode pegar algum acessório que use a função pós chave, como o esse retrovisor, e fazer sua ligação nesse chicote. O acesso neste caso foi bem mais fácil, o cara só tirou o porta trecos, que nem tem parafuso, e já chegou no conector.

    É isso ai. Valeu a todos que ajudaram. Abraços!

  • #9
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,433
    Agradecimentos: 113
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Fala galera...

    ...O vidro elétrico, farol de milha e central multimidia foram ligados no outro fio pós chave, o da posição 1.....
    Caro paulorl.

    Se atente à capacidade de corrente que suporta esse fio branco que você ligou todo o sistema, pois dependendo a potência do seu par de faróis de milha, o fio (que nas fotos parecem ser de 0,75 mm. à 1,0 mm) pode ser fino para suportar a carga, podendo gerar um problema de superaquecimento no miolo (contato) e/ou no próprio fio por você ter ligado os 2 faróis diretamente no contato da chave sem usar um relê.

    Abraço;
    4X4 Brasil
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #10
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Caro paulorl.

    Se atente à capacidade de corrente que suporta esse fio branco que você ligou todo o sistema, pois dependendo a potência do seu par de faróis de milha, o fio (que nas fotos parecem ser de 0,75 mm. à 1,0 mm) pode ser fino para suportar a carga, podendo gerar um problema de superaquecimento no miolo (contato) e/ou no próprio fio por você ter ligado os 2 faróis diretamente no contato da chave sem usar um relê.

    Abraço;
    Ola colega! Obrigado pela preocupação! Eu estou utilizando este fio apenas para "ativar" os dispositivos! No caso do milha, o 12V dele está vindo diretamente da bateria, a ligação do pós chave está apenas no relê! O vidro elétrico também é a mesma coisa, não é a alimentação dele e sim apenas o sinal de ignição! Na central multimídia a ligação também foi feita diretamente no fio pós chave indicado pelo fabricante, que inclusive é bem mais fino que o da alimentação!

    Mas valeu o aviso! Sempre é bom reforçar esse tipo de alerta!! Abraços!

  • #11
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,433
    Agradecimentos: 113
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Ola colega! Obrigado pela preocupação! Eu estou utilizando este fio apenas para "ativar" os dispositivos! No caso do milha, o 12V dele está vindo diretamente da bateria, a ligação do pós chave está apenas no relê! O vidro elétrico também é a mesma coisa, não é a alimentação dele e sim apenas o sinal de ignição! Na central multimídia a ligação também foi feita diretamente no fio pós chave indicado pelo fabricante, que inclusive é bem mais fino que o da alimentação!

    Mas valeu o aviso! Sempre é bom reforçar esse tipo de alerta!! Abraços!
    Ai está correta a ligação, me desculpe eu não ter entendido antes.
    Interpretei assim a sua ligação pois no seu tutorial não vi nenhum comentário referente à ligação (e uso) do relê original.

    Parabéns pela empreitada, abraço;
    4X4 Brasil
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #12
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Ai está correta a ligação, me desculpe eu não ter entendido antes.
    Interpretei assim a sua ligação pois no seu tutorial não vi nenhum comentário referente à ligação (e uso) do relê original.

    Parabéns pela empreitada, abraço;
    Tranquilo!! É que acabei fazendo o tutorial por conta da central multimídia, mas como o pós chave do milha e vidro elétrico também estavam ligados na posição 2 e mudei eles para a posição 1, acabei citando eles! Nos milhas eu não segui o desenho que veio junto não, pensei exatamente o mesmo que vc, não sobrecarregar o circuito... Preferi puxar da bateria com relê e porta fusíveis dedicado e usar o pós chave apenas para chavear o relê.

    Edit: se alguém se interessar posso tirar fotos da ligação/componentes dos milhas e rascunhar um diagrama
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. S10 LT 2013 x Frontier SV Attack 2013 x Ranger XL 2.2 2013
      Por aburghi no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/06/2017, 21:27
    2. Lift kit 2" para Ranger 2013+
      Por felippetti no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/02/2017, 13:28
    3. "CHAVE DA PARTIDA"
      Por AMANETO no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 16/02/2015, 22:30
    4. Respostas: 5
      Última resposta: 05/03/2012, 14:03
    5. Chave da ranger "upgrade"
      Por filipecyriaco no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 05/06/2009, 13:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade