x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/07/2016
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    Polia de gel / Embreagem viscosa não desarma e está rodando sem parar




    Boa tarde,

    Tenho uma Ranger 3.0 2007, diesel eletronic. Percebi após uma viagem que a EMBREAGEM VISCOSA (Polia gel) não está desarmando mesmo com o motor a frio, ou seja, roda direto parecendo uma turbina de avião.

    Como era anteriormente?
    Quando o motor estava frio ou em tempos de chuvas ou frio, a polia desarmava e quando o motor esquentava ela acionava, etc, como se tivesse um sensor de liga e desliga, sabido que ventoinha roda direto sem parar, digo aquele acionamento do GEL.

    Eu ouvia o ronco da caminhonete normal, etc...rsrs

    Como está agora?
    A polia está acionada direto, sem parar, ou seja, ela não desarma nem com motor a frio e nem em dias de frio.

    O ronco, quase nem ouço mais.....a turbina de avião é mais alta, embora seja massa o barulho...rsrs

    Eu peguei na hélice e rodei com a mão (motor desligado) senti que ela está meio pesada....MAS RODA NORMAL.


    DÚVIDAS;

    1. Seria algum problema elétrico? de acionar ou de sensor, etc (Preciso recuperar a fita do Airbag, que estragou, embora não tenha ligação, mas será afetou de alguma forma)

    2. Foi devido a manutenção do ar condicionado? embora não tenha haver diretamente, mas o ar parou de funcionar NESSA VIAGEM, parou de gelar, levei na empresa de conserto, trocaram as válvulas do cano do ar e plugaram uma MAQUINA que faz a recarga de gás, de óleo, etc do ar condicionado, que por sinal, ficou zero bala.

    3. A polia/Embreagem estragou? O mecânico já pediu a substituição de peça por outra original mwm, que por sinal é cara, antes disso, liguei num profissional que mexe com radiadores, ele me falou que posso rodar normalmente e ele acha que não seja embreagem, disse que raro isso estragar, fiquei de levar para ele dar uma olhada no sábado.

    Alguém sabe me dizer o que é? já passou por isso? enfim, compartilha comigo, pois antes de comprar essa polia, quero me certificar que o problema seja esse, vai que seja alguma coisa simples ou seja algo elétrico/fusível, etc.

    Ah, o marcador de temperatura está normal (no meio) e não oscilou, NÃO VAZOU GEL, não percebi aquecimento, etc. Até vou olhar a água do radiador se está baixando ou sei lá, não sei influencia.

    No mais, obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Amigo, a polia de gel não é "acionada e desacionada" ela gira direto, mas com o aumento do calor ela gira mais. Se ela tivesse travada, vc não conseguiria gira-la com o motor desligado.

  • #3
    Usuário Avatar de Adenáor
    Entrada
    14/10/2010
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    50
    Posts
    105
    Agradecimento: 1
    Boa tarde!
    Encontrei este tópico onde é apresentado um problema oposto ao que está acontecendo em meu MWM Sprint 2.8. A polia viscosa simplesmente gira livre com o motor frio ou quente.
    O problema se manifestou em uma viagem onde a temperatura do motor subiu. À epoca a polia parecia apresentar funcionamento correto. Iniciei substituindo a bomba d'água, não resolveu. Troquei o conjunto de válvulas termostáticas, não resolveu. Fiz um teste com um termômetro deixando as válvulas submersas em água e fui aquecendo. Tal teste demonstrou que aparentemente as válvulas abriam bem acima dos 80°C recomendados. Acionei a garantia e foram testadas nos laboratórios da MWM, a qual atestou seu correto funcionamento.
    Deixei sem as válvulas, continuou a aquecer. Consegui uma outra polia viscosa que gira sempre solta (está pior que a original).
    Agora completei com gel a polia viscosa original. Ainda não instalei.

    Alguém já usou recarga de gel? Resolveu?

    O motor nunca superaqueceu e a água circula normalmente no sistema, não baixa o nível da água, não mistura no óleo do motor, o radiador aparenta estar limpo, a água foi trocada a menos de seis meses e está limpa, transparente e amarelada, uso aditivo MWM.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Bom dia.
    Essa polia viscosa normalmente é negligenciada, tem vida útil e deve ser trocada/recondicionada.

    Alguém já usou recarga de gel? Resolveu?
    Já sim. Em uma Hilux SW4 2000 e em um Vitara.
    Resolveu em ambos os casos.
    Modificacoes e reparos - IvandeAraujo
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #5
    Usuário Avatar de Adenáor
    Entrada
    14/10/2010
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    50
    Posts
    105
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Bom dia.
    Essa polia viscosa normalmente é negligenciada, tem vida útil e deve ser trocada/recondicionada.


    Já sim. Em uma Hilux SW4 2000 e em um Vitara.
    Resolveu em ambos os casos.
    Modificacoes e reparos - IvandeAraujo
    Obridado amigo!
    Esta semana irei instalar e testar. E torcer pra que dê certo. Depois publico o resultado.

  • #6
    Usuário Avatar de Adenáor
    Entrada
    14/10/2010
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    50
    Posts
    105
    Agradecimento: 1
    Boa noite. Deu errado. Embora ache que o radiador está limpo, vou mandar varetar.

  • #7
    Usuário Avatar de Adenáor
    Entrada
    14/10/2010
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    50
    Posts
    105
    Agradecimento: 1
    Boa Tarde. Antes de varetar o radiador resolvi aferir o termômetro do painel.
    Fiz de um modo empírico, mergulgando a ponta do sensor em água que fui aquecendo, quando iniciou a ebulir o relógio estava marcando 100°C. Fiz três vezes e sempre a mesma indicação.
    Foi varetado o radiador e agora sim acho que resolveu.
    Em um dia com temperatura ambiente de 33°C saí pra estrada, com velocidade de 90Km/h com o ar condicionado ligado o motor atingiu temperatura próxima, mas abaixo dos 100°C, e se manteve, quando desligava o ar condicionado, baixava a temperatura.
    Como no painel da S-10 e outros carros que vem com o motor MWM Sprint no termômetro só há indicação de cores, sem números, alguém teria a informação da relação entre cores e temperaturas?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Polia Viscosa Troller 2.8
      Por Elison no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/06/2016, 18:26
    2. Polia Viscosa (embreagem Viscosa) Hilux 2.8
      Por portugues no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/01/2011, 17:41
    3. Compro polia viscosa motor MWM 2.8
      Por chuvinho4x4 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/02/2010, 12:16
    4. Polia Viscosa Cherokee Diesel
      Por André Pereira no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 28/08/2008, 15:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade