Postado originalmente por
cesarmello
Atualizando o Tópico:
Peguei ontem a caminhonete e são estas as informações:
O custo total do serviço ficou em +- 10.500 porque além da retífica foram trocadas a bandejas superiores o que custou um adicional de R$ 600,00 (peças + mão de obra).
Deste total temos cerca de 50% de mão de obra e 50% de peças.
São R$ 2.340,00 da Retífica
R$ 2.800,00 da mão de obra de desmontar / montar o motor (teoricamente após a retífica foi tudo desmontado, conferido e montado novamente).
R$ 280,00 da recuperação dos dutos de agua do cabeçote.
O Resultado da retífica foi o seguinte:
Agora, ao ligar, o motor mesmo frio não expele nenhuma fumaça visível.
O barulho parece não ter mudado muito, estando igual ao barulho que fazia antes de começar a vazar o óleo.
O funcionamento do motor, também está igual quando antes de começar a vazar o óleo o que é, na verdade um tanto decepcionante.
Decepcionante porque eu tinha a expectativa de que, com a retífica, o motor passasse a ter um funcionamento bem mais suave em baixas rotações, o que não ocorreu.
Aquela falhadinha em baixa rotação com marcha alta ainda está lá. O mecânico me disse que deve ser um problema de equalização dos bicos.
Não é nada que atrapalhe no uso do carro, mas é chato.
Combinei com ele então que na revisão dos 1.000 KM ele levaria à uma especializada para fazer essa equalização, pois eu já tinha feito esse serviço uma vez na polidiesel e aparentemente era pra estar certo.
Eu estou optando por manter todos os "acessórios" do trabalho nas mãos dele por conta da garantia.
Quanto ao uso, ele me disse para fazer uso normal até os 1.000 km quando ele fará uma troca de óleo para tirar a limalha do assentamento e depois era pra dar uma judiada do motor, pois segundo ele isso é determinante para que o motor tenha depois potencia e economia de combustível.
Fiz uma medição de consumo usando o aparelho que usava normalmente e parece que está gastando uns 20% mais do que antes, mas isto é esperado.
Enfim, basicamente o carro voltou a ser o que era quando comprei, só que sem fumaça.
Solta fumaça ainda, mas pouca, e apenas em acelerações totais, o que acredito ser o normal do diesel.
Sobre ler a KM real do carro, com o aparelho dele não foi possível ler.
E respondendo ao dudu83, eu uso esses elm37 baratinho que tem no ML ligado ao celular com o Software Torque para ler os códigos e monitorar o motor.
É isso.
Se houver novidades, eu posto aqui.