x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de Duque Duro
    Entrada
    23/04/2013
    Local
    Feira de Santana/BA
    Idade
    44
    Posts
    96
    Agradecimentos: 5

    Instalando uma trava elétrica na caçamba




    Salve, turma.

    Venho dar uma pequena contribuição sobre a instalação de trava elétrica na tampa da caçamba.
    É um serviço rápido, fácil, que pode ser feito em casa em cerca de 40 minutos (ou mais se estiver tomando cerveja), com poucas ferramentas (chaves torx e phillips), algumas fitas enforca-gato e fita isolante.
    Vamos lá!

    Este tutorial (presunção minha) é feito com base no serviço de uma Ranger Sport 2011, mas creio que pode se aplicar sem maiores alterações.



    A trava elétrica foi comprada no Mercado Livre há pouco mais de um ano, por cerca de R$100,00.
    O conjunto conta com a trava, cabos elétricos com conectores macho e fêmea (apenas um par) e um manual de instruções.









    O manual que acompanha a trava é resumido demais, não passando de uma xerox bem ruim. A turma bem que podia dar uma melhorada neste quesito:





    A primeira coisa a fazer é retirar o protetor plástico da tampa da caçamba, que é fixada com 4 parafusos torx.





    Após a retirada destes primeiros quatro parafusos, deve ser retirado o protetor da tampa da caçamba. Na minha foi necessário desafixar e duas cantoneiras plásticas, na parte superior e na parte inferior.



    Retirada a tampa plástica, o que se vê é a lata da tampa da caçamba, com os quatro parafusos restantes:







    Retirando esta tampa, o que se vê são os varões que são tocados pela maçaneta para puxar os trincos da caçamba, e mais abaixo, a parte de trás da maçaneta.



    Você deve soltar estas travas amarelas. Basta levantar elas.


    As duas porcas mostradas na imagem acima fixam a maçaneta na tampa. Elas devem ser retiradas.



    O mecanismo da maçaneta deve ser retirado. Os parafusos ainda estão ali e a trava elétrica deve ser colocada naquele local, sendo que ela só encaixa na posição correta.



    Aqui olhando mais de lado, para o motor da trava.





    Recoloca o mecanismo da maçaneta:


    Agora é necessário plugar os cabos. Para evitar que o cabo fique solto dentro da tampa, ele deve ser fixado com uma enforca-gato no varão do lado por onde o cabo vai sair. Eu recomendo que seja pelo lado esquerdo.


    O cabo deve sair por um dos dutos de drenagem da tampa. Ajuda muito usar um pedaço de arame para pescar o cabo. Passe o arame, entrando pelo dreno, de forma a ir em direção ao varão. Amarre tudo um uma fita isolante e puxe de volta.


    Neste momento, é importante testar manualmente o travamento. Empurre a trava elétrica com a mão e verifique se é possível fazer o movimento de abrir a maçaneta. Se não conseguir abrir, está tudo correto. Se conseguir abrir, alguma coisa está fora do lugar e você deve rever a montagem.
    Corrigindo o problema, siga em frente.
    Perto deste furo, há um outro, na parede vertical traseira da caçamba. Passe o cabo por ali.



    Puxe um pouco do cabo para trás, e preda ele na cantoneira que fixa a dobradiça da tampa, pelo lado da tampa. Isso faz com que o cabo não seja esticado quando a tampa for fechada e nem fique bobo, roçando em tudo.
    Vai pra baixo do carro e veja onde o cabo saiu:


    A partir daí, posicione o cabo por cima do chassis e o direcione para a cabine.
    A cabo deve ser fixado neste caminho com enforca gato.
    Sob a cabine, procure o selo de borracha mais próximo da porta do motorista e faça um pequeno furo.
    Desaparafuse a soleira da porta do motorista e levante carpete.


    Retire o acabamento plástico junto ao pedal do freio de estacionamento.



    Retire o forro da porta e ache os cabos de acionamento da trava elétrica.
    Voltando para o selo que foi cortado, passe o cabo por ali, e já dentro da cabine, junte este cabo com o chicote que passa sob o carpete, sob a soleira.
    Leve o cabo até junto do pedal do freio de estacionamento e passe o cabo pelo tubo de borracha que abriga o chicote elétrico da porta do motorista.



    Como anteriormente você já identificou os cabos da trava, descasque os cabos (são dois) e junte cada ponta da trava elétrica da caçamba com um deles. As travas elétricas funcionam com dois fios positivos. Se você tiver montado certo, a travar e destravar das portas acontecerá de forma igual com a caçamba. Se tiver montado os fios de forma incorreta, ao travar as portas, a caçamba destrava, e ao destravar as portas, a caçamba trava. Alterne os fios de se necessário e enrole s emendas com fita isolante.
    Remonte o forro da porta, o acabamento plástico junto pedal do freio de estacionamento e coloque a soleira no lugar, parafusando-a.
    Toda vez que as travas elétricas forem acionadas, quer seja pelo controle da porta ou pelo controle remoto, o movimento será seguido pela trava da caçamba, pois ela receberá o mesmo comando
    Pronto. Missão cumprida.

    Espero que estas dicas sejam úteis.
    Um grande abraço pra todos vocês.

    Ford Ranger Sport 2011 2.3 16v Gasolina - Minha amante

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/11/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pelo tutorial, está bem descritivo. Mas as imagens não estão sendo carregadas.

  • #3
    Usuário Avatar de Duque Duro
    Entrada
    23/04/2013
    Local
    Feira de Santana/BA
    Idade
    44
    Posts
    96
    Agradecimentos: 5
    Salve, Thiago.

    Aconteceu isso quando estava revendo o tópico no iPad. Resolveu quando atualizei a página.
    Se não funcionar, é só avisar que faço upload das fotos novamente.
    Ford abraço.
    Ford Ranger Sport 2011 2.3 16v Gasolina - Minha amante

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/11/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Apareceu não. Acho que as fotos estão endereçadas para algum lugar de acesso restrito.

  • #5
    Usuário Avatar de Duque Duro
    Entrada
    23/04/2013
    Local
    Feira de Santana/BA
    Idade
    44
    Posts
    96
    Agradecimentos: 5
    Estranho. Vou tentar dar um jeito nisso, mas vai demorar um pouco, pois to apertado para entregar um projeto para um cliente e meu prazo tá no fim.
    De toda sorte, postei este mesmo tutorial em outro fórum.
    Segue o link:

    Instalando uma trava eletrica na cacamba
    Ford Ranger Sport 2011 2.3 16v Gasolina - Minha amante

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/11/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    VIxe, mesma coisa lá do que aqui.

    Citação Postado originalmente por Duque Duro Ver Post
    Estranho. Vou tentar dar um jeito nisso, mas vai demorar um pouco, pois to apertado para entregar um projeto para um cliente e meu prazo tá no fim.
    De toda sorte, postei este mesmo tutorial em outro fórum.
    Segue o link:

    Instalando uma trava eletrica na cacamba

  • #7
    Usuário
    Entrada
    16/02/2017
    Local
    Tres Rios/RJ
    Idade
    60
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    MUITO legal!!! Alguém sabe se esta trava elétrica pode ser instalada nas 17 também? A propósito, aqui as fotos também não carregam, tão pouco no outro fórum em que você postou o link... (muita breja? rsss). Parabéns pela iniciativa, mesmo que não sirva nas 17 vai ajudar MUITA gente.

  • #8
    Usuário Avatar de Duque Duro
    Entrada
    23/04/2013
    Local
    Feira de Santana/BA
    Idade
    44
    Posts
    96
    Agradecimentos: 5
    Salve, turma. Não é mais possível editar o tutorial, apenas ir respondendo o tópico.
    Assim, fiz um pdf dele, com todas as fotos e orientações e coloquei no dropbox. Não tem senha e podem baixar e compartilhar à vontade:

    Dropbox - Instalando uma trava eletrica na cacamba.pdf

    Agora vai!
    Ford Ranger Sport 2011 2.3 16v Gasolina - Minha amante

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/08/2017
    Local
    CIANORTE/PR
    Idade
    38
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    PArabens pelo tutorial, me ajudou ate na Triton que tenho

  • #10
    Usuário Avatar de Stefanlxv
    Entrada
    26/06/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    32
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Olá Duque, você ainda tem o PDF desse tutorial? O link do Dropbox, nem o outro citado no post acima desse estão carregando as imagens. Se tiver e puder repostar o link eu agradeço.

  • #11
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Stefanlxv Ver Post
    Olá Duque, você ainda tem o PDF desse tutorial? O link do Dropbox, nem o outro citado no post acima desse estão carregando as imagens. Se tiver e puder repostar o link eu agradeço.
    Fala amigo, vc precisa de alguma ajuda específica? Eu instalei essa trava eu mesmo na minha ranger 2013 e posso esclarecer dúvidas se puder!

    []s

  • #12
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Stefanlxv Ver Post
    Olá Duque, você ainda tem o PDF desse tutorial? O link do Dropbox, nem o outro citado no post acima desse estão carregando as imagens. Se tiver e puder repostar o link eu agradeço.
    Segue mais um tópico sobre o assunto: https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...er-2017-a.html (Facilitando a vida um pouquinho... (Ranger 2017))

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 36
      Última resposta: 17/11/2020, 20:39
    2. Respostas: 20
      Última resposta: 02/01/2018, 11:27
    3. Trava Elétrica na caçamba da hilux 95
      Por Rodolfo40c no fórum Toyota
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/03/2011, 12:07
    4. Trava elétrica
      Por telmopinheiro no fórum Troller
      Respostas: 2
      Última resposta: 20/01/2008, 12:50
    5. Trava elétrica para caçamba.
      Por Rafael TED Ferreira no fórum Picapes
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/07/2006, 08:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade