x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/08/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Ranger 2001 (motor maxion HS 2.5) retificar ou não retificar?




    Olá pessoal,


    sou novo no forum e sem experiência nenhuma com motor, ou seja um prato cheio pra "mecânicos" oportunistas.
    Estou com um baita problema com uma Ranger que meu pai comprou não faz um ano. O possante é uma Ranger 2001 2.5 TB motor Maxion HS original com revisões feitas somente na concecionaria(motor nunca foi aberto).


    Já tive várias dores de cabeça com problemas de vazamento de óleo e de motor de partida que foram me broxando quanto ao carro, mas a última e mais grave aconteceu semana passada. Na estrada a ranger superaqueceu, o marcador não indicou o aquecimento e ela simplesmente parou (depois de um barulho estranho no motor).
    Levamos em um mecânico que abriu o motor e disse que o prejuizo seria grande pois entrou água no motor que danificou as camisas dos pistões (arranharam 3 dos 4), com isso teríamos que retificar o motor e trocar as bombas/mangueiras e que o ultimo serviço que ele fez desse motor saiu em torno de 15 mil (mais da metade do que meu pai pagou nela). O mecânico ficou de passar o orçamento preciso ainda hoje.


    A dúvida é: Vale a pena fazer o serviço (por esse preço)? tem como eu comprar um motor novo (parcial) mais barato? Devo mandar o mecânico procurar outro troxa? jogo o carro num barranco? ou dou para um ferro velho?
    Vale lembrar que não conheço de mecânica e infelizmente não tenho indicação de mecânicos "confiáveis"....


    Segue as fotos que tirei do estrago!


    Todas as dicas são bem vindas... obrigado!


    Rafael


    -img_3029.jpg-img_3031.jpg-img_3030.jpg-img_3032.jpg

  • #2
    Usuário
    Entrada
    21/08/2016
    Local
    apodi/RN
    Idade
    30
    Posts
    17
    Agradecimento: 1
    muito complicada essa situaçao, estou pensando em comprar uma ranger com esse motor ou uma s10 2.4 a gasolina. mas meu medo é justamente um emprevisto.. mas sobre o seu caso, nao estar muito alto nao esse valor?? ele falou tudo que precisa trocar??

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Rafael, bom dia.

    Cara, que prejuízo, vejo daqui que a junta foi para o espaço e água desceu para o bloco.

    Enfim, vamos por parte Jack, comigo aconteceu algo muito, mas, muito parecido, meu motor estava meia boca quando comprei e um belo dia faltou água (vacilei e uma mangueira rompeu), bom, fiz o cabeçote e ficou ohhhh uma merda, andei e pouco tempo depois o primeiro pistão arrebentou, destruindo a camisa. Enfim, agora não tinha mais jeito e tinha que fazer a parte de baixo toda. Veja minha viatura não é uma ranger e meu motor não é o máxxion é um Mazda, onde as peças são muito mais raras, e algumas até mais caras, gastei R$ 5.500,00 no bloco e R$ 2.500,00 no cabeçote, isto com mão de obra.

    Claro que o cabeçote (descobri depois) não poderia ter sido retificado, pois, estava na ultima medida e o desbaste de 0,75mm não é suportado, paguei mais R$ 1.500,00 por um cabeçote chinês. Ou seja, por baixo ficou R$ 9.500,00, por este preço encontrei o motoro parcial novo. O seu pelo que pude ver, saíra parcial coisa de R$ 9.000,00 (procure no ML).

    Soma-se ai cabeçote e mão de obra, vai mais uns R$ 4.500,00.

    Contudo, creio que se você garimpar as peças, ai sim, saíra muito mais barato. Veja na retifica cobraram R$ 2.500,00 no no virabrequim (usado e retificado) procurei em vários locais e consegui comprar um por R$ 1.000,00 o cara cobrou mais R$ 500,00 para retificar.

    O mesmo vale para os pistões, os caras queriam R$ 2.000,00 em pistões que nem lembro a marca, procurei muito e encontrei os takao por R$ 1.400,00, mas procurei mais ainda e encontrei metal leve por R$ 1.100,00.

    Ou seja, resumindo, esse valor de R$ 15.000,00 é o valor relativamente alto, mas, não queira baixar para a metade do preço que não rola, você vai pagar R$ 15.000,00 pela comodidade. A questão toda é se você tem tempo de procurar as peças, se tiver eu lhe digo para ir atrás, caso contrário vai sair caro mesmo (paga pelo conforto).

    Quanto se desfazer da viatura, bom, vamos em partes, porque ela aqueceu? Vocês verificaram radiador, fluído, mangueiras etc antes de sair? A minha quando aqueceu da primeira vez, eu mesmo não pude culpar o motor, afinal, estava sem água e eu não olhei na pressa, poxa, como se faz isto com motor (só anda sem água motor de fusca, gol batedeira, kombi etc). Outra coisa, mostrar de temperatura do painel são poucos o que funcionam a contento, na minha mesmo é mandatório, coloca o auxiliar, porque o original não vai lhe ajudar em nada. Eles são programados para dar uma certa segurança ao motorista, ou seja, ele sobe até o meio e para 1mm abaixo, mas o motor está trabalhando e a temperatura lá embaixo vai variando e muito a fábrica o configura e nesta configuração você se lasca.

    Jogar o carro no barranco no mínimo é poluir o meio ambiente, agora que ta feito, pensa um pouco (na hora que acontece da vontade de jogar gasolina e tascar fogo), se tentar vender assim vai perder muita grana, todo mundo vai dizer "só pelo trabalho não compensa", "vou te fazer um favor"....

    Boa sorte
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #4
    Usuário Avatar de blackbr1
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    54
    Agradecimentos: 2
    Caro Rvcarvalho,

    Sinto muito pelo que aconteceu com a viatura. Eu tenho uma igual.
    Acho complicado dar minha opinião mas o colega mfdomingues descreveu bem a experiencia em problema similar, ou paga pelo conforto ou procura as peças, mas antes de pensar em apenas nisso, temos que levar em consideração porque voce comprou o carro? puxar carga ou lazer? quanto tempo quer ficar com ela ?

    Não sei quanto pagou por ela, quanto já gastou em manutenção e quanto ainda vai gastar. O que posso te garantir é que a manutenção dela é simples, lendo um pouco o forum voce encontraria diversas dicas para identificar futuros problemas, o que eu ficaria de olho, o kit de embreagem (R$ +/- 2500) e a Direção hidraúlica ( > R$ 2000).

    Colocando esses valores no papel+respostas das perguntas acima, voce terá uma clara visão do que te espera no futuro, por outro lado, se decidir por arrumar o carro, provavelmente vai ter um carro zerado que poderá rodar ainda por muito tempo. Desistir agora???? Não sei, eu acho que não.

    e digo mais... com essa crise, quem fecha um negócio de 15 mil todo dia? negocia muito esse valor ai, com certeza mesmo pagando pelo conforto, tem gente disposta a fechar um negócio desse e por menor valor... só depende de tempo para procurar.

    espero ter ajudado,
    abs,
    Black

  • #5
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    eu faria o seu, até por causa de identificação, agora 15 mil o cara ta louco, com 7 faz tranquilo, e numa retifica uns 8500 parcelados em 6 vezes, procura essa retifica Home - Retifica Ideal eles são bons e com bons preços, e de preferencia por fazer o seu mesmo, eles devem ter um a base de troca ja pronto, mais ai tem de cadastrar e coisa e tal eu prefiro sempre o original do carro principalmente se nunca foi aberto como disse
    agora esse motor não adianta fazer meia sola, por exemplo só encamisar e fazer o cabeçote, ele é meio chatinho, então faz completo e bem feito que não tera problemas por anos, e revise radiador e bomba da agua tb

  • #6
    Usuário Avatar de leoss
    Entrada
    25/01/2014
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    345
    Agradecimentos: 10
    Amigo,esse motor cumpre seu papel muito bem, é muito bom e muito simples de fazer manutenção!!
    Tem que ver o que ocasionou esse aquecimento, como já foi dito acima pelo nosso amigo.
    agora 15 mil pra fazer esse motor esse mecânico tá completamente doido, sem noção da realidade.
    esse motor vai gastar numa retifica a faixa de 7 a 8.500 mil como muito bem dito pelo salles.
    Quer economizar mais ainda? Procure um distribuidor mwm em sua região e compre as peças você mesmo, na maioria das vezes os distribuidores vendem peças originais com preços bem mais baixos que as auto peças e retificas. Voçê compraria as peças e pagaria só a Mão de obra do mecânico pra montar.
    Voçê não disse qual o tipo de uso voçê e seu pai fazem na picape, mas se pretendem ficar com ela por mais tempo compensa SIM, fazer o motor, pois depois de feito vão rodar muuuito ainda.

    Só pra ter idéia de como está fora da realidade, aqui em São Paulo se acha esse motor pra vender em retificas, revisado e com garantia de 10 a 13 mil.

  • #7
    Usuário Avatar de leoss
    Entrada
    25/01/2014
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    345
    Agradecimentos: 10
    ah e fale isso a ele pra ele saber que vc tem noção de preços de mercado, pra ver qe vc nao é bobo.
    faça a proposta de voçê garimpar as peças e ele só cobrar mao de obra, se ele nao aceitar essa proposta ou nao reduzir esse preço em pelo menos 40% coloque sua picape num guincho e tire da oficina dele

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/08/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal.... muito obrigado pelas dicas!!

    Estive ontem com o mecânico e ele me passou uma lista de peças que estarei garimpando pra ver se consigo mais barato conforme sugerido por vocês (é melhor gastar um pouco do meu tempo do que muito do meu dinheiro).

    Ele me falou que o problema foi um vazamento na junta da bomba d'agua e a oxidação do termostato (que por esse motivo não marcou o aquecimento do motor). Além disso, ele achou vazamento de óleo em 2 selos do motor. O serviço de retífica vai ficar em 1300 (sem as peças, só usinagem) e a mão de obra do mecânico 2200 (só aí são R$3500,00 sem peças). O que vocês acham desse valor? tá dentro do mercado?

    Quanto a me desfazer dela, acho que vai ser dificil... meu pai pegou amor e não quer largar, o jeito vai ser continuar com a onça e aguentar o rojão. Usamos a ranger apenas pra pescarias ou pra ir em alguma chácara (o que não é muito frequente), ou quando não tem nenhum carro disponível em casa.

    Como moro em Goiânia, fico limitado a fazer o serviço por aqui. Entretanto, vou procurar peças online e em outros estados pra saber se consigo mais barato. Uma sugestão dada pelo mecânico foi achar a parcial do motor original o que talvez deixaria o serviço mais barato. Porém aqui em Goiânia eu não acho essa parcial, e penso que comprar um motor usado é uma robada e pode me trazer mais prejuizos. Aceito sujestões de auto-peças.

    Abraços,

    Rafael
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    2200 ta na media, pois pra retirar esse motor ja é um rolo, ai montar tudo certinho.... e qual a referencia vc tem dele a nivel de conhecimento?? ja fez um motor desses pra algum conhecido??? , se as referencias forem boas, ta no caminho certo, troque os pistóes, jogo de juntas aneis bronzinas de biela e de mancal uma bomba da agua nova, a termostatica e mande revisar o radiador, na retifica vai fazer o virabrequim, encamisar o bloco, não deixe ninguem fazer a linha de mancais, afinal ele não fundiu o vira, e quando mexe nisso mexe na altura dos pistões e se o mecanico não for um bom conhecedor da merd..., e troque todos os selos do motor e por ultimo e mais importante fazer o cabeçote muito bem feiro e revisar os bicos, afinal sofreram aquecimento

  • #10
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    2200 ta na media, pois pra retirar esse motor ja é um rolo, ai montar tudo certinho.... e qual a referencia vc tem dele a nivel de conhecimento?? ja fez um motor desses pra algum conhecido??? , se as referencias forem boas, ta no caminho certo, troque os pistóes, jogo de juntas aneis bronzinas de biela e de mancal uma bomba da agua nova, a termostatica e mande revisar o radiador, na retifica vai fazer o virabrequim, encamisar o bloco, não deixe ninguem fazer a linha de mancais, afinal ele não fundiu o vira, e quando mexe nisso mexe na altura dos pistões e se o mecanico não for um bom conhecedor da merd..., e troque todos os selos do motor e por ultimo e mais importante fazer o cabeçote muito bem feiro e revisar os bicos, afinal sofreram aquecimento
    Salles, uma dúvida, esse cabeçote da quantas retificas? Qual o desbaste máximo que ele suporta?

    Ele é de alumínio ou aço?

    Valeu.

    PS: Estou para marcar de ir lá levar a minha bomba para você ver mas, estou meio enrolado, logo menos agendo contigo.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #11
    Usuário
    Entrada
    30/08/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Olá Salles,

    a referência dele vem de outro mecânico que revisa os nossos carros pequenos (mas não mexe com camionente). Logo, não tenho conhecidos que tenham feito esse tipo de serviço com ele.

    O serviço de usinagem na retífica ficou assim:
    Encamisar cilindros; Embuchar e mandrilhar comando; Mandrilhar e rebaixar mancais; Retificar e brunir cilindros; Reabrir cilindros; Polir virabrequim, Embuchar e mandrilhar bielas; Polir comando de valvulas; Lavagem quimica

    Já as peças foram:
    1 - bomba de óleo
    1 - bomba d'Água
    8 - pastilha da cabeça da válvula
    8 - filtro de óleo 15w40 extra turbo
    1 - filtro de óleo do motor
    1 - filtro de ar
    1 - filtro de combustível
    1 - retentor do mancal traseiro
    1 - tensor do ar condicionado
    1 - Correia do ar condicionado
    1 - rolamento da polía loca da hélice
    2 - silicone 598
    1 - trocador de calor do motor
    1 - luctati 277
    5 - aditivo
    1 - Hidráulico
    1 - viscose da hélice
    2 - fusível do trocador de calor
    1 - jogo de junta do motor
    4 - selo do bloco
    1 - jogo de arruela de encosto (std)
    1 - jogo de bronzina de biela (std)
    1 - jogo de bronzina de mancal (std)
    1 - pc bucha de biela
    1 - jogo de bucha do comando
    1 - kit standard P-9071 (provavelmente é o kit de pistão)

    Como não entendo de mecânica, estou acreditando que é só isso. Eu dei uma pesquisada no representante da MWM aqui em Goiânia e ele me passou que a parcial desse motor sai em torno de R$ 8.900,00 e só o bloco sai R$ 4.400,00. Estou esperando ele me mandar o orçamento completo (com valores) pra ver o que compensa fazer.... Alguma sugestão?

    Abraços,

    Rafael

  • #12
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    mandrilar e rebaixar mancais é o que eu falei que não faria de jeito nenhum, ja o vira estão querendo só polir, tem de conversar com a retifica e ver se esta na tolerancia,
    lembrei de um colega que tinha uma s10 e comprou peças , ele tem pistões e aneis originais e as camisas, faz $1500, ve o preço no distribuidor se aqui for mais barato, vai gastar apenas com correio pra levar pra ai

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor 4.0 V6 Ranger Devo Retificar?
      Por ExplorerXLT no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 24/09/2017, 11:57
    2. Quanto custa retificar motor BF/Ford?
      Por SAPO-BOMBA no fórum Jeep Willys
      Respostas: 98
      Última resposta: 02/10/2015, 08:53
    3. Respostas: 25
      Última resposta: 05/08/2015, 15:46
    4. Homocinética retificar? Blazer 4x4 2.8 MWM 2001
      Por VLAD no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 5
      Última resposta: 24/09/2013, 20:38
    5. Motor - Retificar ou trocar
      Por Djenson no fórum Jeep Willys
      Respostas: 81
      Última resposta: 20/05/2012, 12:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade