x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/08/2016
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Ranger com folga axial no diferencial




    Galera ! Estou criando este post devido ao problema que tive em minha ranger 6cc é devido ao desgaste natural dos componentes do diferencial acabei sofrendo com a folga axial dos eixos.
    Após várias pesquisas e conversas ! Inclusive uma com um membro do fórum 4x4 (kim) ao qual me auxílio com algumas dúvidas.
    Para concerto, desmontei a roda, e campana de freio!
    Retirei a tampa do diferencial, esgotei todo óleo.
    Retirei o parafuso de trava das planetárias. Localizado no suporte da coroa.!
    Retirei a trava do eixo, verifiquei a folga existente, no meu caso (4 décimos) em ambas as rodas.
    Remontei todo conjunto e coloquei óleo novo!
    O serviço ficou muito bom !
    Sou novo no fórum e não consegui postar as fotos do serviço! Caso alguém queira favor entrar em contar que disponibilizo.
    Abraços e espero ter ajudado.!
    Saltorato
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Dando uma força ao saltorato. Ele entrou no nosso grupo whatsapp de rangeiros e mandou as fotos, e estou postando aqui.
    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0036.jpgRanger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0051.jpg
    Fotos do cubo de roda. Primeiro ainda com as lonas de freio, depois sem elas (só sobrou o burrinho! rs)

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0041.jpg
    E agora, sem flange!

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0042.jpg
    Todo mundo separado, pra na hora de montar de novo não ter erro!

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0050.jpg
    O diferencial vai perder a tampa (essa é a foto de depois, mas tanto faz, antes ele tava desse jeito mesmo, talvez um pouco mais sujo! rsrs)

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0049.jpg
    lado de dentro da tampa do diferencial, limpinho. Note que quando se remove essa tampa o óleo do diferencial derrama todo pela tampa mesmo.

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0043.jpgRanger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0044.jpgRanger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0048.jpg
    Aqui, o diferencial, na glória de suas engrenagens e entranhas. E aí, quem conhece, esse é o auto-blocante?

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0035.jpg
    O semi-eixo com a temível planetária, removido da roda. O que sobra lá é o que se segue:

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0039.jpg
    rolamento e retentor do cubo da roda (se é que não tou falando groselha!)

    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0040.jpg
    Planetárias para receberem aquele "talento" de fim de semana. Precisam estar limpinhos pra a mulherada "pirar" (sqn!) rsrs

    E toda essa aventura, litros de óleo, suor, sangue, quilos de parafusos, tampas e semi-eixos com planetárias para chegarmos:
    Ranger com folga axial no diferencial-img-20160815-wa0037.jpg
    Aqui. Puras 5 gramas de arroelas de pressão, para preencher o espaço da folga. Pelo que o Saltorato contou ali acima e com a gente no grupo whatsapp, ele então comprou uma arruela com a medida que precisava. Medida cuidadosamente auferida com espessura de 4 décimos de milímetro (0,4mm). Pra medir é bom um paquímetro ou micrômetro. Serviço de precisão! Mas a arruela não é difícil achar "pronta". O serviço basicamente foi para "abrir" um dos lados da arruela.

    Na foto, a arroela de cima é a original Ranger, que com o tempo cria folga entre o eixo e a trava. Foram colocadas as duas arruelas a original mais a de 0.4mm para eliminar a folga que foi medida anteriormente. Alternativamente poderia ser usada uma arruela só de dimensões (diâmetro interno e externo) idênticas mas com a espessura total da original mais os 0.4mm.

    Bom, e pra fechar tudo de novo, é só fazer o processo inverso, levando em conta que você como um bom mecânico colocou todas as peças em locais onde fica fácil lembrar a ordem que foram sendo removidos!

    Aqui novamente a foto do diferencial aberto (no caso a foto já foi tirada no "depois" então ali estão já as duas arroelas! agora estou indicando onde realmente a arroela está):
    Ranger com folga axial no diferencial-arruela_trava.jpg

    Bom, é isso aí! Muito obrigado ao Saltorato por compartilhar esse life hack com a gente, pois pode ser de muita valia pra quem tiver problema parecido.

    Notando que o problema apareceu na Ranger 97, então esse diferencial já trabalhou um bom tempo até precisar que isso seja feito! Claro que pode ocorrer mais cedo em caso de má manutenção.
    4X4 Brasil
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/04/2010
    Local
    são paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Andei pesquisando , tenho uma ranger 98 diesel e estou com folga na roda,,,desculpe a falta de conhecimento mas essa folga axial seria como se puxasse a roda pra fora e ela tivesse uma pequena folga e ainda faz barulho de batida??? nesse caso a arruela eliminou a folga ?? conversando com um mecanico , comentou que algumas pessoas fazem o preenchimento ou chegam a trocar o eixo,, isso procede ??

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por gibasp Ver Post
    Andei pesquisando , tenho uma ranger 98 diesel e estou com folga na roda,,,desculpe a falta de conhecimento mas essa folga axial seria como se puxasse a roda pra fora e ela tivesse uma pequena folga e ainda faz barulho de batida??? nesse caso a arruela eliminou a folga ?? conversando com um mecanico , comentou que algumas pessoas fazem o preenchimento ou chegam a trocar o eixo,, isso procede ??
    Exatamente essa, que na verdade não chega a ser um problema. Se teus semi-eixos são originais e estão bons nem invente de trocar, corres o risco de comprar alguma porcaria do mercado paralelo. Preenchimento? Não estás falando de solda né? Caso positivo, nem pensar! Vai f..der com o semi-eixo!
    Se a folga te incomoda, o melhor jeito de resolver é essa postada aí pelo Saltorato.
    Mais preocupante que essa folga axial e a folga do pino das satélites, essa sim que deve ser monitorada com mais cuidado.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Fiz isso com a ex Ranger... Bem simples de resolver e no meu caso estava fazendo barulho!
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/04/2010
    Local
    são paulo/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela atenção,,, Francisco e Ricardo, então o meu receio que o barulho esta aumentando , vou colocar calçar e ver no que dá,,,,apesar de ser velha ( 98 ) sempre gostei de carros robustos ( tive toyota 3 bandeirantes ) e não faço questão de deixar lindona e nem limpinha mas gosto de manter a mecanica para evitar problemas,,,,,obrigado

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/02/2021
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal....dei uma lida nas informações deste tópico e me pareceu bem fácil de se resolver, tomara que tenha a ver com meu problema...minha ranger é 2011, mas comprei esse diferencial aqui em São Paulo numa loja que só mexe com ranger....mas depois que instalei, só pude rodar com ela depois de uns 3 meses...e aí percebi vários "estalos" na traseira....e sinto como se o carro estivesse pulando alguma engrenagem...acontece sempre em subidas ou algumas depressões no asfalto...não acho um mecânico que saiba sobre esse assunto...já conversei com o pessoal que me vendeu...mas não estão nem aí...a data de fabricação desse diferencial é de 2006....sei que não tem nada a ver....mas o barulho irrita e tenho o receio de ficar na estrada.... só tirei 5000km e se alguém ajudar eu agradeço...ao menos sei oque falar quando levar num mecânico.

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Marcosmorais1000 Ver Post
    Olá pessoal....dei uma lida nas informações deste tópico e me pareceu bem fácil de se resolver, tomara que tenha a ver com meu problema...minha ranger é 2011, mas comprei esse diferencial aqui em São Paulo numa loja que só mexe com ranger....mas depois que instalei, só pude rodar com ela depois de uns 3 meses...e aí percebi vários "estalos" na traseira....e sinto como se o carro estivesse pulando alguma engrenagem...acontece sempre em subidas ou algumas depressões no asfalto...não acho um mecânico que saiba sobre esse assunto...já conversei com o pessoal que me vendeu...mas não estão nem aí...a data de fabricação desse diferencial é de 2006....sei que não tem nada a ver....mas o barulho irrita e tenho o receio de ficar na estrada.... só tirei 5000km e se alguém ajudar eu agradeço...ao menos sei oque falar quando levar num mecânico.
    Se ele é 2006, não se trata do mesmo diferencial aqui dessa postagem. As fotos e procedimentos aqui relatados são do diferencial Ford 8.8 Visteon. Esse teu deve ser Dana. Basta ver como é a estampagem da tampa, que aí já consegues saber de qual se trata!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?
      Por Rafaminc no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 20/10/2021, 22:37
    2. Folga axial normal do rolamento do semi-eixo Dana 46 da Camper
      Por Igor Lustosa Goulart no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/07/2016, 14:58
    3. Respostas: 26
      Última resposta: 27/11/2015, 18:12
    4. Respostas: 2
      Última resposta: 24/05/2015, 22:55
    5. Folga axial no virabrequim
      Por danrochas no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 03/12/2007, 21:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade