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Me somo às afirmações do Lincoln. RESTAURAÇÃO é - muito - diferente de PINTURA! O preço de um serviço [F-1000, carro "grande" e tal] de boa qualidade, vai depender do "quê se quer": R$ 3...4...5...6...10 mil. Se for precisar trabalhar muito na lataria, o preço, claro, que sobe.
Resumindo: tudo vai depender do "quê se quer". Mas, é bom considerar que, um serviço de boa qualidade [incluídos, obviamente os materiais utilizados - há tintas, que podem custar três vezes, o preço de uma "comum"], para uma F-1000, se for pintura completa, valores tipo R$ 3-4 mil, poderão cair no "barato que sai caro".
"Uma coisa é pintar, profissionalmente, outra - bem diferente - é o famoso banho de tinta".
[]s
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E outra.. faça uma vez bem feito... que terá um carro zero por muitos anos...
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o "problema" financeiro de uma restauração é que o valor combinado começa em R$10 mil, acaba em R$15 mil. e ainda faltaria verificar todo o conjunto motor/transmissão/suspensão... que se começar abrir e trocar peça deve ficar mais uns R$10 mil.... assim a questão é emocional se quer ter o prazer de ter um carro restaurado pois é sabido que pelo lado racional o custo não compensa...
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Pois é!
Concordo com tudo que foi falado. Na verdade, minha concepção é que já fiz tanta coisa na minha F1000 que vendê-la agora seria algo mal pensado... A parte mecânica está MUITO boa e a verdade é que uso caminhonete para pouca coisa, mas preciso sim de um veículo que aguente puxar uma tonelada e meia de vez em quando... Não quero os custos absurdos de uma caminhonete mais nova (pq trabalho rodando com outro carro coisa de 50mil km/ano) e a F1000 faz isso com o pé nas costas! Além do que, mesmo sabendo das vantagens tecnológicas de outras caminhonetes, eu gosto mesmo é do jeitão dela... :)
Por essas e outras que quero reformar e mantê-la por muito tempo. Mas, como bem disse o Ricarvalhal, os custos da reforma não param por aí. Esse é o grande problema!!!
Obrigado a todos pelas dicas. Vou fazer mais alguns orçamentos e continuar postando aqui para futura referência.
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Pessoal;
Atualizando orçamentos para futura referência:
ORÇAMENTO 1
Trabalho "combinado":
Reforma geral com desmontagem das partes "móveis", levantamento da cabine (sem desmontagem total), retirada de tinta (mantendo primer original), funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) e pintura metálica
Prazo:
6 meses
Custo:
R$ 12.000,00
ORÇAMENTO 2
Trabalho "combinado":
Restauração, com desmontagem total da F-1000, retirada da tinta, funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) pintura desde o chassi, com cromagem (zincagem?) de parafusos; inclusas todas as borrachas de vedação e, se necessário, os coxins de cabine.
Prazo:
3 meses
Custo:
R$ 18.000,00.
ORÇAMENTO 3
Trabalho "combinado":
Reforma geral com desmontagem das partes "móveis", levantamento da cabine (sem desmontagem total), retirada de tinta e primer, funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) e pintura metálica.
Prazo:
3 meses
Custo:
R$ 11.000,00
É isso aí. Devo fazer mais um ou dois orçamentos e, assim que os tenha, vou postando.
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Uma dica: independente de onde fizer o serviço, guarde tudo que for peça trocada, pois principalmente as borrachas antigas duram infinito...as novas normalmente nem da montagem.... assim vc instala novamente as velhas....😉
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Ricarvalhal:
Obrigado pela dica. Já ouvi um caso onde o funileiro teve que fazer exatamente isso! Mas no meu caso, as borrachas já foram trocadas, então só me resta torcer para dar certo... Rsrs!
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André, não tinha olhado esse posta antes. Mas ainda dá tempo de ponderar...
Manda uma foto atual da tua F para dar uma boa noção do que estamos falando.
Serviço de funilaria e pintura é algo dispendioso e demorado mesmo, mas dependendo da situação compensa ou não fazer. O que vale mais, tentar vender a tua F como está e comprar outra em melhor estado ou compensa arrumar e ficar por muitos anos ainda.
Um serviço de preparação de chapa é muito demorado mesmo, e a diferença de uma restauração pra o banho de tinta é muito óbvia. Na restauração a qualidade é próxima de um carro novo, e no banho de tinta terá um acabamento mais grosseiro e por vezes ficam detalhes. Eu dei um banho de tinta caseiro na minha F1000 há cerca de 2 anos. Pintei de preta. Se eu tivesse pagado eu teria reclamado do serviço, mas fui eu mesmo que fiz, gastei uns 300,00 de material se bem me lembro e fiz em um mês. Porém tem serviços para ser feito no assoalho da cabine e paralamas que fiz de forma tapeada e terei que refazer. Não durou nem 3 anos.
Mas independente disso, esta muito melhor do que era antes.
Quanto pretendes gastar? Vale mesmo investir numa restauração e retirar toda a tinta dela? Precisa mesmo tirar do chassis? São detalhes que pedimos que acabam encarecendo muito o serviço e por vezes não se justifica. Se queres uma F1000 para exposição ou guardar de relíquia, daí justifica a restauração, mas se pretendes usá-la no dia a dia como carro comum, não compensará fazer a restauração muito cara uma vez que o veículo ainda se desgastará com o uso. Nesse caso poderá compen$ar mais a venda da tua no estado atual e procurar uma mais inteira.
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Edintruder:
Eu vou fazer isso sim; vou tirar algumas fotos e postar aqui. Todos os funileiros disseram que, em geral, a F1000 está "bem boa" de lataria e não tem grandes problemas.
Do ponto de vista financeiro, tenho certeza que não vale a pena. Com o dinheiro que vou gastar eu compraria uma F250 ou até mesmo uma F100 4x4 (a grande fraqueza dessa F1000 antiga, a meu ver).
Mas veja bem: eu uso pouco a F1000 mas preciso dela (de 5 a 10 mil km ano no máximo). Desde que comprei essa F1000, fui fazendo muita coisa. Troquei amortecedor, pneus, embreagem, revisei todo o embuchamento da suspensão, fiz revisão do motor de arranque, troquei faróis, revisei freio, ajeitei mais alguns detalhes e aí, há uns dois anos atrás veio a bucha: motor, que era original ainda, foi pro saco. Aí tive que fazer motor (fiz completo) e bomba. Em outras palavras: a F1000 está um tesão!!!!! Rsrsrsr! Sendo assim, penso que com tudo isso feito e partindo pro pressuposto que adoro o jeitão dela e não ligo pra status, não seria inteligente vendê-la. Por isso a idéia da reformar, customizar de leve e ter um veículo único e com a minha cara.
Mas vou postar as fotos sim assim que possível. Idéias e sugestões são sempre bem vindas!!!
Abraço e obrigado!
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Então já tens a solução pronta. Não tira do chassis pois será um custo elevado e desnecessário. Manda arrumar por etapas. Manda lavar por baixo no capricho. Leva para oficina e manda dar uma moral por baixo, limpando qualquer corrosão, e dá uma tinta geral por baixo do assoalho e chassis. Serviço de 20 dias. Capitaliza e parte para um banho de tinta caprichado. Mais demorado mas muito mais barato que uma restauração completa. Serviço para 3 meses pelo menos.
Fazendo em partes o preço será menor pois o serviço aparentemente será menor. Se tirar a carroceria e cabine do chassis o tempo e o custo irão disparara só pelo tempo de serviço e MO de desmontagem e montagem, e no final o resultado não muda muito.
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5 Anexo(s)
Edintruder:
Desculpe a demora. Acabei tirando as fotos da F1000 só hoje... Então, eu tenho dúvidas quanto a pintar "por cima". Tenho a F1000 há poucos anos e tenho certeza que tem muita massa e tinta. Sabe-se lá o que pode acontecer com esse material, porque ninguém sabe COMO foram feitos os reparos né? Além do que, pretendo mudar a cor.
Bom, comecei a procurar funileiros numa cidade menor próxima da minha. Lá a grana do povo está curta e posso conseguir um bom negócio, vamos ver.
Em anexo, as fotos dos problemas mais evidentes da bruta e uma foto "de corpo inteiro"... Kkkkk
Anexo 531670Anexo 531671Anexo 531672Anexo 531673Anexo 531674
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Se a massa não soltou e não brotou ferrugem nesses anos, com certeza não irá ocorrer. Sendo assim, podes lixar cm uma lixa 500 e pintar por cima.