x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 48
  • #13
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Esse câmbio não pode usar óleo ATF? O ATF Dexron III ou IV substituem muito bem o 80W90, pois frui mais, refrigera mais, escore de volta mais e mantém a mesma capacidade de lubrificação que o 80W90.

    Marcelo, isso pode ocorrer pela aditivação do óleo usado pela fábrica. Uma aditivo pode mudar muito a forma que o lubrificante reage nas peças.
    Um exemplo, o aditivo para tração positiva faz o óleo "plastificar" sob pressão, gerando um atrito, tem outro tipo de aditivo que usa produtos benzênicos aromáticos que possuem cadeia molecular fechada, e mesmo gerando a película protetora, ela funciona como uma espécie de velcro entre as peças sob pressão e geram uma espécie de atrito por fluído, sem deixar os materiais se tocarem. Esse material específico gera danos ao metal, então tem uso muito específico. Num mundo com mais de 2000 lubrificantes e aditivos diferentes, cada um deles tem uma função específica que podem gerar esse tipo de sintoma.
    E aí Edintruder, o que me sugere?

  • #14
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    Mas que é estranho, é sim. Como pode uma máquina funcionar melhor com um óleo velho do que com um novo? Pela lógica se os engates ficaram pior, o câmbio está sofrendo mais do que com o óleo velho.
    Poisé Marcelo kkkk
    Vo manda baixa o santo na caixa de transmissão kkkk

  • #15
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Esse câmbio não pode usar óleo ATF? O ATF Dexron III ou IV substituem muito bem o 80W90, pois frui mais, refrigera mais, escore de volta mais e mantém a mesma capacidade de lubrificação que o 80W90.

    Marcelo, isso pode ocorrer pela aditivação do óleo usado pela fábrica. Uma aditivo pode mudar muito a forma que o lubrificante reage nas peças.
    Um exemplo, o aditivo para tração positiva faz o óleo "plastificar" sob pressão, gerando um atrito, tem outro tipo de aditivo que usa produtos benzênicos aromáticos que possuem cadeia molecular fechada, e mesmo gerando a película protetora, ela funciona como uma espécie de velcro entre as peças sob pressão e geram uma espécie de atrito por fluído, sem deixar os materiais se tocarem. Esse material específico gera danos ao metal, então tem uso muito específico. Num mundo com mais de 2000 lubrificantes e aditivos diferentes, cada um deles tem uma função específica que podem gerar esse tipo de sintoma.
    Concordo plenamente com você Edin. A única resposta pra esse fato é o aditivo. Mas porque então a fábrica não especifica o aditivo ou fornece um óleo já aditivado? O óleo ATF é muito bom mesmo e usado em vários câmbios manuais, além dos automáticos, se o nosso amigo tiver coragem vale a pena testá-lo.
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #16
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Marcos Zanivan Ver Post
    Tudo certo ricarvalhal?
    Então fera, estou usando o GL-4, com o restante do Militec-1 que sobrou na caixa, pois o excesso foi drenado junto com o GL-5 quando foi retirado, pois tinha colocado 3L de GL-5 e 200ml de Militec-1.

    Aí fica minha dúvida, me falaram que trocando novamente o óleo e colocando o GL-4 como recomendado, o problema pode ser sanado, pois se restou algum pouco do GL-5 nas engrenagens, com essa troca ele escorrerá.

    Outro me disse que é melhor colocar um óleo 75w90 (que seria mais fino), já que meu problema ocorre somente quando o câmbio está frio, e quando aquece ele normaliza.

    Quase tudo esclarecido, que bom, a questão é o aditivo original mesmo, já vi acontecer varias vezes, coloca óleo ''superior'' e fica pior, o militec acho que não teve nada haver, agora aonde vai gl-4 em cambio sincronizado não ''preparado'' para gl-5 colocar o gl-5 vai F*D*R o cambio a longo prazo, começa aranhar e quando troca o óleo sai um ''pó'' amarelo dos sincronizados se estes não estão preparados a receber a carga extra de aditivos do gl-5, se o manual pede gl-4 que esta dificil encontrar (por aqui só ipigerol mineral) melhor um mineral gl-4 trocado em intervalo menor que o ''superior'' gl-5 que ''atende'' gl-4, infelizmente no Brasil a maioria dos mecânicos são despreparados e desinformados (com raras exceções), não lê nem rotulo, muito menos manual técnico, lembrando que óleos multi viscosos ficam mais grossos quando quente, então não sei se colocar um menos viscoso vai melhorar, já que percebe melhora depois de quente (óleo mais viscoso), existem vários ''aditivos'', alguns podem ser melhores para transmissão, pesquise os custos x riscos x benefícios, na duvida não coloque, nos diferenciais os gl-5 sintéticos parecem excelentes, nunca ouvi ou li nada negativos nesse sentido, a não ser os diferenciais lsd que requerem óleos específicos, meu 01 centavo.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #17
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    Concordo plenamente com você Edin. A única resposta pra esse fato é o aditivo. Mas porque então a fábrica não especifica o aditivo ou fornece um óleo já aditivado? O óleo ATF é muito bom mesmo e usado em vários câmbios manuais, além dos automáticos, se o nosso amigo tiver coragem vale a pena testá-lo.

    Buenas galera, acho que vou testar esse óleo aí. Agora parece que está piorando a situação kkkkk, mesmo que esquente o óleo da caixa fica engasgando, somente não engasga se eu fizer a troca em rotação acima de 2500 rpm, se fizer abaixo disso a maioria das vezes dá uma engasgada.

  • #18
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Quase tudo esclarecido, que bom, a questão é o aditivo original mesmo, já vi acontecer varias vezes, coloca óleo ''superior'' e fica pior, o militec acho que não teve nada haver, agora aonde vai gl-4 em cambio sincronizado não ''preparado'' para gl-5 colocar o gl-5 vai F*D*R o cambio a longo prazo, começa aranhar e quando troca o óleo sai um ''pó'' amarelo dos sincronizados se estes não estão preparados a receber a carga extra de aditivos do gl-5, se o manual pede gl-4 que esta dificil encontrar (por aqui só ipigerol mineral) melhor um mineral gl-4 trocado em intervalo menor que o ''superior'' gl-5 que ''atende'' gl-4, infelizmente no Brasil a maioria dos mecânicos são despreparados e desinformados (com raras exceções), não lê nem rotulo, muito menos manual técnico, lembrando que óleos multi viscosos ficam mais grossos quando quente, então não sei se colocar um menos viscoso vai melhorar, já que percebe melhora depois de quente (óleo mais viscoso), existem vários ''aditivos'', alguns podem ser melhores para transmissão, pesquise os custos x riscos x benefícios, na duvida não coloque, nos diferenciais os gl-5 sintéticos parecem excelentes, nunca ouvi ou li nada negativos nesse sentido, a não ser os diferenciais lsd que requerem óleos específicos, meu 01 centavo.
    Poisé Arildo, acho que vou acabar trocando o óleo novamente e colocando o Dextron que a galera me informou aí em cima. Vou fazer o teste.
    Pensei em colocar também o Eaton como um amigo tinha citado num outro post. Vamos ver como se comporta.

  • #19
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Boa noite galera. Estive verificando a princípio dos lubrificantes, e encontrei uma tabela da Mobil, onde encontrei específico a F-4000 dito na tabela que utilizava o câmbio ZF S5-420 (acredito que seja da antiga F-4000, pois da nova é a trans. Eaton FSO 4505) que é o mesmo da F-250, porém lá tem como o lubrificante de caixa de transmissão o Mobilube 1 SHC 75w-90.

    Queria ver com vocês galera, o que acham?

    Olhei na net, mas não encontrei o Mobil, porém acredito que possa ser substituído pelo Epirgerol 75w90 ou pelo Motul MotylGear.

    Abraços.

  • #20
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Marcos Zanivan Ver Post
    Boa noite galera. Estive verificando a princípio dos lubrificantes, e encontrei uma tabela da Mobil, onde encontrei específico a F-4000 dito na tabela que utilizava o câmbio ZF S5-420 (acredito que seja da antiga F-4000, pois da nova é a trans. Eaton FSO 4505) que é o mesmo da F-250, porém lá tem como o lubrificante de caixa de transmissão o Mobilube 1 SHC 75w-90.

    Queria ver com vocês galera, o que acham?

    Olhei na net, mas não encontrei o Mobil, porém acredito que possa ser substituído pelo Epirgerol 75w90 ou pelo Motul MotylGear.

    Abraços.
    Realmente, os novos F4000 vêm com câmbio Eaton, mas no manual (pag 128) traz a mesma especificação do óleo usado anteriormente no câmbio ZF-5s420.
    http://www.fordcaminhoes.com.br/serv...lob&blobkey=id


  • #21
    Usuário
    Entrada
    02/04/2016
    Local
    Maravilha/SC
    Idade
    29
    Posts
    40
    Agradecimento: 1
    Boa tarde galera.
    Depois de muito tempo, realizei a troca de óleo novamente da caixa, pois os engasgamentos e dificuldade da transmissão da minha F-250 continuaram.
    Já realizei a troca entre vários lubrificantes e marcas, porém nenhum ficou como quando tinha óleo original, porém estive pensando e acho que pode ser algum problema que veio a desencadear na caixa em muita coincidência no mesmo tempo que troquei a primeira vez o óleo.
    Rodei 30km com ela, consideravelmente o óleo da caixa que tenho agora (80w90 GL-3 TGF da Texaco) esquentou durante esse passeio, e mesmo assim nada mudou, a troca das marchas ainda engasgam e as vezes parece que tem alguma coisa que atrapalhe elas de passarem com facilidade para as marchas seguintes, não é algo que tenha que se pendurar com os dois braços para realizar a passagem de marchas, é algo menos grosseiro, porém incomodativo que sinto quando realizo a troca de marchas, ela não entra suavemente como entrava antes quando tinha o óleo "original" (que veio com ela).
    Se o óleo quando aquecido suavizasse a troca de marchas, poderia trocar o óleo e colocar uma viscosidade mais baixa que o problema seria sanado, porém nada mudou, quente ou frio ela faz o mesmo problema, mas não é sempre, ELA É DE LUA.
    Dando voltas na cidade durante o dia, ora a troca de marchas é suave, ora é engasgada, e isso acontece mais nas 2ª e 3ª marchas. Durante a manhã aqui na cidade o clima bate os 0ºC, e ao sair de casa noto que durante alguns metros a troca fica pesada, mas logo melhora. Hoje de manhã, liguei ela, em ponto morto com o pé na embreagem e aguardei que ela aquecesse um pouco o motor, quando puxei o câmbio para engatar o ré PARADO, ela deu uma arranhada e entrou, porém estranhei porque ela estava PARADA.

    Já faz dias que to tentando chegar a uma conclusão kkkk não tá fácil.
    Abraços galera.

  • #22
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Essa embreagem e os cilindros mestre e auxiliar estão bons?
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #23
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Se não há outro defeito, vou contrariar meu próprio texto anterior, olhando por outro prisma, o militec pode sim contribuir pra que esteja ocorrendo isso, pois os sincronizador precisam de um pequeno atrito para cumprir sua função de igualar a rotação as engrenagens e suavizar o acoplamento durante a troca de marcha e como o militec reduz o atrito pode ser um dos vilões neste caso e como ele se fixa no metal, vai permanecer por longo tempo lá, sei lá só um palpite.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #24
    Marcos, concordo com o Leonardo. Você já olhou a embreagem? Porque o problema pode não estar na caixa, mas na embreagem.
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. problema com transmissão
      Por landeirohpcu no fórum Land Rover
      Respostas: 9
      Última resposta: 29/10/2009, 20:31
    2. Explorer 97/98-Problema na transmissao
      Por LskMaduc no fórum Ford
      Respostas: 8
      Última resposta: 01/12/2008, 19:00
    3. Grand Cheroke Limited 97: Problema na transmissão.
      Por cschenkel no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 11
      Última resposta: 16/05/2008, 18:26
    4. problema na transmissao ?
      Por Epifas no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/06/2006, 08:02

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade