x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Alemao94
    Entrada
    02/05/2012
    Local
    Sao Sebastiao do Cai/RS
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Explorer 94 aut vazamento entre caixa e motor?? AJUDA!




    Ola, pessoal , sou novo aki no forum e acabo de comprar uma Explorer 94 xlt automatica.
    Percebi que depois de andar um pouco com ele e para em algum lugar, ela da alguns pingos de oleo de caixa automatica,
    no chao. Oleo vermelho bem fininho.
    Mas ela so pinga um pouco e logo para, e obviamente esta meio babado no local.
    Vaza exatamente entre o motor e a caixa, onde fica o volante mais ou menos.
    Gostaria de saber se alguem sabe oq é, se ja teve esse problema.
    Ja me disseram que pode ser o retentor do volante da caixa aut.
    Obs.
    A caixa funciona perfeitamente!
    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Barret
    Entrada
    28/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    342
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde de uma conferida no retentor do converssor ok
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #3
    Usuário Avatar de Alemao94
    Entrada
    02/05/2012
    Local
    Sao Sebastiao do Cai/RS
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Barret. Andei me informando um pouco, liguei para uma especializada em caixas aut e me disseram que poderia ser retentor da bomba ou do conversor como vc mencionou!
    Voce acha que isso fica muito caro pra consertar? sabe mais ou menos?? pode danificar a caixa???
    posso continuar andando ( sempre verificando o nivel do oleo da caixa)??
    Abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de Barret
    Entrada
    28/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    342
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    Obrigado Barret. Andei me informando um pouco, liguei para uma especializada em caixas aut e me disseram que poderia ser retentor da bomba ou do conversor como vc mencionou!
    Voce acha que isso fica muito caro pra consertar? sabe mais ou menos?? pode danificar a caixa???
    posso continuar andando ( sempre verificando o nivel do oleo da caixa)??
    Abraço.
    Boa noite quanto a valor de conserto não sei lhe informar pois tem que retirar a caixa ai depende do mecanico
    Se puder consertar o mais rapido posivel melhor pois o cambio automatico com vazamentos estraga mais rapido ok
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #5
    Usuário Avatar de Alemao94
    Entrada
    02/05/2012
    Local
    Sao Sebastiao do Cai/RS
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Barret.
    Voce saberia me informar se esse retentor que voce fala é do conversor de torque?
    É dificil achar??
    Voce sabe alugma loja que venda peças pra explorer quadrada??? De preferencia que tenha site!
    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de gledsoncamara
    Entrada
    23/01/2012
    Local
    carapicuiba, sp/SP
    Idade
    44
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    alemão é facil vc saber seu problema se é no cambio ou na caixa olha o oleo fluido de caixa é diferente do oleo de motor ,quando vazar olhe o oleo avermelhado fino e com cheiro de queimado é da caixa ,grosso muito escuro é do motor na minha acabei de trocar e ta vazando de novo vou ter que arrancar de novo a caixa isso porque eu coloquei um sabó .
    Att : gledson c souza
    explorer v6 4.0 / marea 2.4 20v / bmw 318ti 1.9 16v.

  • #7
    Usuário Avatar de Barret
    Entrada
    28/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    342
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    Obrigado Barret.
    Voce saberia me informar se esse retentor que voce fala é do conversor de torque?
    É dificil achar??
    Voce sabe alugma loja que venda peças pra explorer quadrada??? De preferencia que tenha site!
    Abraço.
    Boa Noite Alemão da uma olhada no Barão hidramáticos la tem muita coisa ok boa sorte
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #8
    Usuário Avatar de Alemao94
    Entrada
    02/05/2012
    Local
    Sao Sebastiao do Cai/RS
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Gledson, eu ja verifiquei, como disse no primeiro poste, é oleo de caixa msm, vermelho bem fino.
    Vou levar ela terça numa especializada em caixas aut.
    O dono da loja me disse que provavelmente seria so o retentor do conversor de torque, que daria 650 para arrumar!
    Tomara que seja só isso, pq verifiquei o nivel do oleo da caixa, que estava um pouca baixo, entao completei.
    Mas a caixa funciona perfeitamente.
    --- E Barret, obrigado pelas infos, abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/01/2015
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    Gledson, eu ja verifiquei, como disse no primeiro poste, é oleo de caixa msm, vermelho bem fino.
    Vou levar ela terça numa especializada em caixas aut.
    O dono da loja me disse que provavelmente seria so o retentor do conversor de torque, que daria 650 para arrumar!
    Tomara que seja só isso, pq verifiquei o nivel do oleo da caixa, que estava um pouca baixo, entao completei.
    Mas a caixa funciona perfeitamente.
    --- E Barret, obrigado pelas infos, abraço.
    Olá Alemao94 !!!
    Faz 3 anos seu post heheh, mas ainda é útil, me diz uma coisa... Como foi resolvido o problema do vazamento? Só a troca do retentor resolveu?
    Minha Explorer tá vazando que é uma beleza. "Liguei" para uma oficina especializada e me disseram que esse problema é comum nas Explorer, e geralmente se resolve trocando "tudo" da caixa... 5 mil pra ficar bom! kkkkkkkk Jogo fogo no carro mas num pago 5 mil hehehe. A caixa está funcionando perfeitamente, só vaza óleo. Por isso te pergunto como foi resolvido seu problema.

    No pior das soluções, compro o kit completo pelo eBay e pago só a mão de obra que fica em 1.600,00.
    Explorer 94 V6 auto - GNV

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/01/2015
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Olá Alemao94 !!!
    Faz 3 anos seu post heheh, mas ainda é útil, me diz uma coisa... Como foi resolvido o problema do vazamento? Só a troca do retentor resolveu?
    Minha Explorer tá vazando que é uma beleza. "Liguei" para uma oficina especializada e me disseram que esse problema é comum nas Explorer, e geralmente se resolve trocando "tudo" da caixa... 5 mil pra ficar bom! kkkkkkkk Jogo fogo no carro mas num pago 5 mil hehehe. A caixa está funcionando perfeitamente, só vaza óleo. Por isso te pergunto como foi resolvido seu problema.

    No pior das soluções, compro o kit completo pelo eBay e pago só a mão de obra que fica em 1.600,00.
    Apesar deste tópico (ou a maior parte do forum) estar paralisado por vários anos, ainda é acessível pelo Google, e assim como eu, outras pessoas podem chegar aqui.

    Então deixo minha contribuição, pois acho de extrema importância "dar um retorno com uma solução para algum problema" a fim de ajudar. É uma ótima forma de agradecimento. Pois as informações que encontrei aqui no forum (tópico maravilhoso http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...obre-elas.html (EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas.)) deixado pelo lincolnjb foram de extrema importância para que resolvesse vários dos meus problemas e ainda me ajudou a conhecer melhor o meu carro.

    A contribuição é o seguinte:

    Minha caixa estava com um vazamento terrível quando andava, parado vazava pouco. Carter todo lambusado. Pensei que poderia ser o retentor citado aqui no tópico, mas depois de lavar por baixo e dar umas voltar, percebi que não vinha de lá. Dei umas sacudidas na alavanca localizada na lateral da caixa (sou simplista e não vou ficar usando termos técnicos kkkk), neste momento chegou a gotejar. Então era isso!

    No pé desta alavanca tem um retentor e um o-ring. O nível de desgaste é bem visivel. Bastou substituir e pronto! Caixa sequinha!!!! É claro que em outros casos também pode ser outros retentores, mas NO MEU CASO foi apenas isso.

    Para trocar foi simples... (o difícil foi encontrar a peça nova kkk):

    1. Desconecte os cabos que vão na alavanca (chave 13)
    2. Retire o carter (chave 13), como não tem bujão para retirar o óleo, então coloquei um baldo logo abaixo e fui retirando os parafusos, depois comecei a abrir a tampa somente de um lado, dei uma leve forçada com uma chave de fenda para que o óleo saísse apenas por um dos cantos da tampa, assim evitei lambança em todas as direções.
    3. Na parte de dentro, verá que tem uma porca grande no final do eixo da alavanca. Chave 22. Use uma outra chave para travar a cremalheira a fim de desenroscar a porca. Depois disso as duas alavancas saem. Veja que tem um o-ring entre os eixos das alavancas, deve estar todo empenado, por aí vaza que é uma beleza. Na carcaça da caixa fica o retentor, empurre ele com uma chave de fenda no sentido de dentro pra fora.
    4. Substitua retentor e o-ring por novos e monte o conjunto novamente.
    5. Aproveite para limpar a tampa (carter) e também a superfície da carcaça da caixa onde vai a tampa, providencie um silicone de alta temperatura, mas não pegue qualquer um, um um que vai durar de verdade. Observe que tem um imã na tampa, ele é responsável por reter as o pó de metal resultante do lento desgaste das engrenagens e outras partes. (o nome usado é limalha, mas de limalha não tem nada, é incrível como o pó é fino. Parece uma maça cinza. Limpe bem esse imã. Que tal substituir ele por alguns imãs de HD (imã de neodimio), é várias vezes mais forte.
    6. Já pode montar tudo.

    Encontrei retentor novo na "Casa dos Retentores" em Belo Horizonte (vide google). O código deste retentor é 6251, e suas medidas são 19x27x6.

    No meu caso ainda teve um outro probleminha. Tem uma paleta com um rolete que passa na cremalheira, porém esta palheta estava jogada no carter porque quebrou bem no pé. Então tive que retirar o suporte dela (chave 10) e soldar. Para soldar é importante isolar o suporte, já que está arrebitado e não queremos derreter o alumino na hora da solda. Como tenho meus brinquedos em casa (solda MIG, Corte Plasma entre outros), eu mesmo fiz a solda. Coloquei uma chapa de aço (fina) entre o pé da paleta e o suporte, assim isolei o calor para o suporte, então juntei a paleta, coloquei no ângulo certo, calcei e travei para que não movesse durante a solda. Fiz um finíssimo cordão de solda. Ficou muito bom. Coloquei a palheta de volta na caixa e tudo ficou lindo.

    Coloque o óleo novamente de acordo com o nível e pronto!!!

    Com aproximadamente 50,00 (retentor + o-ring + silicone) consegui resolver um vazamento que a oficina mega especializada (serviço de primeira com garantia de 1 ano) cobrou 5 MIL pra fazer. É claro que a oficina é profissional e não ia brincar de trocar retentor. O serviço dela é trocar TUDO para dar garantia de 1 ano.

    MAS CÁ ENTRE NÓS... Gastar 50,00 ao invés de 5 MIL é uma coisa incrível, apenas abri mão da garantia de 1 ano. É CLARO QUE VALE A PENA! No pior das hipóteses (pior mesmo), minha caixa pode fundir e eu ter que levar na oficina pra gastar 5 MIL. Mas se a caixa fundir por causa de 1 retentor (que não é o da pressão de óleo) vou ficar de cara kkkk.

    Quem quiser trocar idéias estou a disposição.
    Explorer 94 V6 auto - GNV

  • #11
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Apesar deste tópico (ou a maior parte do forum) estar paralisado por vários anos, ainda é acessível pelo Google, e assim como eu, outras pessoas podem chegar aqui.

    Então deixo minha contribuição, pois acho de extrema importância "dar um retorno com uma solução para algum problema" a fim de ajudar. É uma ótima forma de agradecimento. Pois as informações que encontrei aqui no forum (tópico maravilhoso http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...obre-elas.html (EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas.)) deixado pelo lincolnjb foram de extrema importância para que resolvesse vários dos meus problemas e ainda me ajudou a conhecer melhor o meu carro.

    A contribuição é o seguinte:

    Minha caixa estava com um vazamento terrível quando andava, parado vazava pouco. Carter todo lambusado. Pensei que poderia ser o retentor citado aqui no tópico, mas depois de lavar por baixo e dar umas voltar, percebi que não vinha de lá. Dei umas sacudidas na alavanca localizada na lateral da caixa (sou simplista e não vou ficar usando termos técnicos kkkk), neste momento chegou a gotejar. Então era isso!

    No pé desta alavanca tem um retentor e um o-ring. O nível de desgaste é bem visivel. Bastou substituir e pronto! Caixa sequinha!!!! É claro que em outros casos também pode ser outros retentores, mas NO MEU CASO foi apenas isso.

    Para trocar foi simples... (o difícil foi encontrar a peça nova kkk):

    1. Desconecte os cabos que vão na alavanca (chave 13)
    2. Retire o carter (chave 13), como não tem bujão para retirar o óleo, então coloquei um baldo logo abaixo e fui retirando os parafusos, depois comecei a abrir a tampa somente de um lado, dei uma leve forçada com uma chave de fenda para que o óleo saísse apenas por um dos cantos da tampa, assim evitei lambança em todas as direções.
    3. Na parte de dentro, verá que tem uma porca grande no final do eixo da alavanca. Chave 22. Use uma outra chave para travar a cremalheira a fim de desenroscar a porca. Depois disso as duas alavancas saem. Veja que tem um o-ring entre os eixos das alavancas, deve estar todo empenado, por aí vaza que é uma beleza. Na carcaça da caixa fica o retentor, empurre ele com uma chave de fenda no sentido de dentro pra fora.
    4. Substitua retentor e o-ring por novos e monte o conjunto novamente.
    5. Aproveite para limpar a tampa (carter) e também a superfície da carcaça da caixa onde vai a tampa, providencie um silicone de alta temperatura, mas não pegue qualquer um, um um que vai durar de verdade. Observe que tem um imã na tampa, ele é responsável por reter as o pó de metal resultante do lento desgaste das engrenagens e outras partes. (o nome usado é limalha, mas de limalha não tem nada, é incrível como o pó é fino. Parece uma maça cinza. Limpe bem esse imã. Que tal substituir ele por alguns imãs de HD (imã de neodimio), é várias vezes mais forte.
    6. Já pode montar tudo.

    Encontrei retentor novo na "Casa dos Retentores" em Belo Horizonte (vide google). O código deste retentor é 6251, e suas medidas são 19x27x6.

    No meu caso ainda teve um outro probleminha. Tem uma paleta com um rolete que passa na cremalheira, porém esta palheta estava jogada no carter porque quebrou bem no pé. Então tive que retirar o suporte dela (chave 10) e soldar. Para soldar é importante isolar o suporte, já que está arrebitado e não queremos derreter o alumino na hora da solda. Como tenho meus brinquedos em casa (solda MIG, Corte Plasma entre outros), eu mesmo fiz a solda. Coloquei uma chapa de aço (fina) entre o pé da paleta e o suporte, assim isolei o calor para o suporte, então juntei a paleta, coloquei no ângulo certo, calcei e travei para que não movesse durante a solda. Fiz um finíssimo cordão de solda. Ficou muito bom. Coloquei a palheta de volta na caixa e tudo ficou lindo.

    Coloque o óleo novamente de acordo com o nível e pronto!!!

    Com aproximadamente 50,00 (retentor + o-ring + silicone) consegui resolver um vazamento que a oficina mega especializada (serviço de primeira com garantia de 1 ano) cobrou 5 MIL pra fazer. É claro que a oficina é profissional e não ia brincar de trocar retentor. O serviço dela é trocar TUDO para dar garantia de 1 ano.

    MAS CÁ ENTRE NÓS... Gastar 50,00 ao invés de 5 MIL é uma coisa incrível, apenas abri mão da garantia de 1 ano. É CLARO QUE VALE A PENA! No pior das hipóteses (pior mesmo), minha caixa pode fundir e eu ter que levar na oficina pra gastar 5 MIL. Mas se a caixa fundir por causa de 1 retentor (que não é o da pressão de óleo) vou ficar de cara kkkk.

    Quem quiser trocar idéias estou a disposição.


    Rapaz! Que aula! A minha Xplo é manual mas li todo o processo. Parabéns pela contribuição ao fórum, dando um verdadeiro tutorial do conserto deste vazamento.

    Por isso que não podemos trocar este fórum pelo whatsapp. Imagina escrever tudo isso no celular. E como procurar depois?

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/01/2015
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Múcio!

    Toda vez que eu for mexer na explorer farei um tutorialzinho desse pra ajudar e incentivar outras pessoas a realizar a operação por sí próprio e não depender dos mecânicos, que geralmente não sabem o que estão fazendo... e os que sabem acham que somos milionários. kkkk

    O retentor do conversor está começando a apresentar vazamento e em breve irei disponibilizar um tempo pra fazer a troca, sei que vai ser trabalhoso, pois tem que retirar a caixa, e essa menina não é pequena kkkkk.
    Explorer 94 V6 auto - GNV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 3
      Última resposta: 27/05/2014, 15:57
    2. Respostas: 6
      Última resposta: 10/10/2011, 20:47
    3. Explorer - vazamento de gasolina
      Por Alessandro, no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/07/2011, 23:29
    4. flange entre a caixa e motor do samurai
      Por diegomullinari no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 12/06/2011, 01:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade