Gostaria de saber do pessoal aqui se o que acontece com minha Ranger é normal porque um mecânico "especializado" não soube me dizer.
Minha viatura é uma Ranger XLT CD 4x4 2.8 diesel ano 2002.
Quando saio com ela para viajar, preciso rodar cerca de 15 km para que o marador de temperatura temperatura chegue ao meio.
Na estrada, rodo sempre na faixa dos 2k RPM, ou seja, sempre abaixo dos 100 km/h. Fico vigiando o ponteiro da temperatura e ele só reage depois de rodar pelo menos 10 km.
Depois de rodar uns 50 km (meu trajeto de toda semana para trabalhar), entro numa cidade e rodo devagar por cerca de 5 a 10 minutos até pegar a estrada de novo. Quando volto a acelerar na estrada, o ponteiro está quase no mínimo da temperatura.
Isso é normal na Ranger? Eu nunca ví nenhum carro fazer isso.
Alguém pode me dar uma dica se isso é sintoma de algum problema no sistema de refrigeração ou defeito do marcador?
A válvula termostática já foi testada e está OK.
Alguém se arrisca?