Postado originalmente por
sm4rco
Eu concordo com que o Bigsd disse, a manutenção é mais cara sim, ele não comentou ao longo dos anos, durabilidade, etc.
O colega está comprando um modelo usado, isso tem que ser levado em conta, não são modelos zero km, ou seja, os custo por km aqui não importa.
Por ser usada, ele está sujeito a qualquer surpresa de manutenção, e aí o diesel acabará saindo bem mais caro.
Se fosse para pegar uma zero e calcular aí 10 anos, eu até concordo, mas carro usado tem um risco maior. Eu sei porque já fizemos essa conta aqui.
Eu recomendo o colega a ler este artigo abaixo, bate muito com o que o Bigsd disse:
Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens | Noticias Automotivas
Vantagens do veículo a diesel:
Motor mais durável
Consome menos
Preço do diesel é menor
Maior torque, resultando em acelerações mais fortes
Desvantagens do veículo a diesel:
São mais caros
Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
Motor vibra mais e faz mais barulho
Vantagens do veículo a gasolina:
Preço de compra menor
Manutenção mais barata
Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
Motor vibra menos e é mais silencioso
Desvantagens do veículo a gasolina:
Combustível mais caro
Consumo maior
Motor dura menos
Torque menor que o motor diesel
Acho que foi exatamente isso o que o Bigsd quis dizer, pelo menos coincidiu. Mas levemos em conta que os motores naquela época eram mais simples, mas as peças são muito caras.
O mais importante, eu acredito, é a condição da picape, tenha muito cuidado com isso. Nem que pague mais caro, tente comprar a mais nova e melhor possível.
O Edumar trabalhou muito tempo na Ford, conhece bem, a opinião dele também seria legal, ele sabe até os problemas que essas picapes davam e os cuidados que tem que ter, porém ele não participa de tópicos fora dos da Frontier, mas passe uma mensagem particular pra ele que ele sempre responde, aqui ou no site dele:
Clube da Nissan Frontier