x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário
    Entrada
    16/01/2025
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Question F-1000 modelo 1998 - Gasolina ou Diesel?

Bom dia galera!

Primeiramente, legal que tem fórum 4x4, tudo sobre camionetas!

Buenas, gostaria opinião de vocês:

1) F-1000 modelo 1998 a Gasolina ou Diesel?

2) Qual vantagem e desvantagem?

Obrigado à todos!

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Citação Postado originalmente por H3llboy Ver Post
    Bom dia galera!

Obrigado à todos!
    Bem vindo ao Fórum.

Olha, na minha humilde opinião, sempre no DIESEL. Mais torque, mais força, em tese mais econômica, mais fácil de revender depois, ronco que é uma sinfonia para os ouvidos etc. A manutenção do motor a diesel é mais cara que a gasolina, mas no frigir dos ovos acho bem mais negócio a versão movida a diesel.

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84
    Bom dia galera!

Obrigado à todos!
    1)
    Gasolina

2)
    Desvantagens do diesel:

- Manutenção mais cara
    - Motor mais barulhento
    - Mais poluidor
    - Preço da caminhonete mais caro
    - Seguro, se conseguir, mais alto
    - Menor disponibilidade de diesel em algumas regiões e postos
    - Maior vibração
    - Menor oferta de oficinas

Vantagens do diesel:

- Motor mais durável
    - Consome menos (não necessariamente gasta menos $)
    - Maior torque

Gasolina é o inverso de tudo isso.

Hoje eu tenho uma picape diesel, ok que é diesel S10com as consequências do uso do biodiesel, mas se quando eu for trocar tiver um modelo Flex ou Gasolina, isso vai pesar bastante na minha decisão.

Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 42
    Bom dia galera!

Obrigado à todos!

Vantagens e desvantagem estão intimamente relacionadas a forma e para que tu vais utilizar a viatura.
    Exemplo, se for ter ela pra passear uma vez no mês sempre vazia, a diesel não seria uma escolha tão boa se ao contrário fosse para usar diariamente e levar carga.

Discordo do colega que colocou que motor a diesel tem a desvantagem de manutenção mais cara, tu precisas ponderar isso de outra forma, tipo gasto de manutenção por km rodado. Lembremos que estamos falando de 1998, e nessa época não haviam ainda matado os motores a diesel, o que muda completamente o cenário.

Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 37
    Eu concordo com que o Bigsd disse, a manutenção é mais cara sim, ele não comentou ao longo dos anos, durabilidade, etc.
    O colega está comprando um modelo usado, isso tem que ser levado em conta, não são modelos zero km, ou seja, os custo por km aqui não importa.
    Por ser usada, ele está sujeito a qualquer surpresa de manutenção, e aí o diesel acabará saindo bem mais caro.
    Se fosse para pegar uma zero e calcular aí 10 anos, eu até concordo, mas carro usado tem um risco maior. Eu sei porque já fizemos essa conta aqui.

Eu recomendo o colega a ler este artigo abaixo, bate muito com o que o Bigsd disse:
    Diesel ou gasolina? 15 vantagens e desvantagens | Noticias Automotivas

Vantagens do veículo a diesel:
    Motor mais durável
    Consome menos
    Preço do diesel é menor
    Maior torque, resultando em acelerações mais fortes

Desvantagens do veículo a diesel:
    São mais caros
    Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
    Motor vibra mais e faz mais barulho

Vantagens do veículo a gasolina:
    Preço de compra menor
    Manutenção mais barata
    Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
    Motor vibra menos e é mais silencioso

Desvantagens do veículo a gasolina:
    Combustível mais caro
    Consumo maior
    Motor dura menos
    Torque menor que o motor diesel

Acho que foi exatamente isso o que o Bigsd quis dizer, pelo menos coincidiu. Mas levemos em conta que os motores naquela época eram mais simples, mas as peças são muito caras.

O mais importante, eu acredito, é a condição da picape, tenha muito cuidado com isso. Nem que pague mais caro, tente comprar a mais nova e melhor possível.
    O Edumar trabalhou muito tempo na Ford, conhece bem, a opinião dele também seria legal, ele sabe até os problemas que essas picapes davam e os cuidados que tem que ter, porém ele não participa de tópicos fora dos da Frontier, mas passe uma mensagem particular pra ele que ele sempre responde, aqui ou no site dele: Clube da Nissan Frontier

Usuário
    Entrada
    16/01/2025
    Local
    Porto Alegre/RS
    Muito obrigado!

Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Bem vindo ao Fórum.

Olha, na minha humilde opinião, sempre no DIESEL. Mais torque, mais força, em tese mais econômica, mais fácil de revender depois, ronco que é uma sinfonia para os ouvidos etc. A manutenção do motor a diesel é mais cara que a gasolina, mas no frigir dos ovos acho bem mais negócio a versão movida a diesel.

Usuário
    Entrada
    16/01/2025
    Local
    Porto Alegre/RS
    Excelente! muito obrigado pela informação!

Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Eu concordo com que o Bigsd disse, a manutenção é mais cara sim, ele não comentou ao longo dos anos, durabilidade, etc.
    O colega está comprando um modelo usado, isso tem que ser levado em conta, não são modelos zero km, ou seja, os custo por km aqui não importa.
    Por ser usada, ele está sujeito a qualquer surpresa de manutenção, e aí o diesel acabará saindo bem mais caro.
    Se fosse para pegar uma zero e calcular aí 10 anos, eu até concordo, mas carro usado tem um risco maior. Eu sei porque já fizemos essa conta aqui.

Eu recomendo o colega a ler este artigo abaixo, bate muito com o que o Bigsd disse:

Motor mais durável
    Consome menos
    Preço do diesel é menor

São mais caros

Preço de compra menor
    Manutenção mais barata

Combustível mais caro
    Consumo maior
    Motor dura menos

Acho que foi exatamente isso o que o Bigsd quis dizer, pelo menos coincidiu. Mas levemos em conta que os motores naquela época eram mais simples, mas as peças são muito caras.

O mais importante, eu acredito, é a condição da picape, tenha muito cuidado com isso. Nem que pague mais caro, tente comprar a mais nova e melhor possível.
    O Edumar trabalhou muito tempo na Ford, conhece bem, a opinião dele também seria legal, ele sabe até os problemas que essas picapes davam e os cuidados que tem que ter, porém ele não participa de tópicos fora dos da Frontier, mas passe uma mensagem particular pra ele que ele sempre responde, aqui ou no site dele: Clube da Nissan Frontier

Usuário
    Entrada
    16/01/2025
    Local
    Porto Alegre/RS
    Boa! muito obrigado!

Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Vantagens e desvantagem estão intimamente relacionadas a forma e para que tu vais utilizar a viatura.
    Exemplo, se for ter ela pra passear uma vez no mês sempre vazia, a diesel não seria uma escolha tão boa se ao contrário fosse para usar diariamente e levar carga.

Discordo do colega que colocou que motor a diesel tem a desvantagem de manutenção mais cara, tu precisas ponderar isso de outra forma, tipo gasto de manutenção por km rodado. Lembremos que estamos falando de 1998, e nessa época não haviam ainda matado os motores a diesel, o que muda completamente o cenário.

Sds.

Usuário
    Entrada
    16/01/2025
    Local
    Porto Alegre/RS
    Entendo, da opção do quando mais nova.
    Eis boa pergunta: "mais nova" até quantos km rodados seria "nova"?

Sabemos que muitos dizem por aí 80 a 100 mil é "quase nova", verdade?

Apesar da lenda que a camioneta tem 1 milhão de km em "perfeito estado", digamos, muito bem cuidada né.

Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post

Motor mais durável
    Consome menos
    Preço do diesel é menor

São mais caros

Preço de compra menor
    Manutenção mais barata

Combustível mais caro
    Consumo maior
    Motor dura menos

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP

Apesar da lenda que a camioneta tem 1 milhão de km em "perfeito estado", digamos, muito bem cuidada né.
    Camarada, isso é complexo. Tem um tópico no grupo da Frontier com dicas bem legais. Vou ver se acho.

Tudo é muito relativo, por exemplo, um carro que só circula em estradas com 100.000km tende a ser bem mais conservado mecanicamente do que outro que anda 30.000km na cidade. Um dono que faz as manutenções em concessionárias, com peças originais, segue as recomendações de preventiva etc... também cuida melhor de seu carro do que outro que não está nem aí com nada, e só arruma o que quebra.

Você pode pegar uma caminhonete mais nova e estar pior do que uma mais velha. Por isso eu digo para pegar a "melhor" possível levando em consideração todos os fatores. Em relação à mais nova, não é por questão só de desgaste, mas é comum a cada ano os carros receberem novos recursos, aperfeiçoamentos, melhorias, então quanto mais nova, mais atualizada estará. Mas isso também é relativo. Tem modelo que era bom e a fábrica trocou o motor ou outro componente e ela perdeu qualidades. É complexo, meu amigo.
    Às vezes com um pouco a mais de dinheiro você salta bons anos, e se for a gasolina, e se você ponderar e concluir que vai te atender, você salta mais alguns anos a frente, aí é só escolher uma que foi bem cuidada.
    Não tenha pressa se a sua necessidade não for urgente, vá com calma.
    Tente comprar uma de boa procedência, de quem conhece e peça inspeção completa para evitar surpresas.

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Então, dizem que tem motor que dura 1 milhão de km, mas caminhonete não é só motor.
    Pense que uma caminhonete que rodou tudo isso teve desgastes em praticamente tudo. Interruptores, buchas, rolamentos, etc... tudo tem um tempo de vida útil.

Se um rolamento é previsto para ter um tempo de vida útil de X horas, ou um interruptor é projetado para garantir Y acionamentos, obviamente que um carro muito mais usado terá mais componentes já no fim de sua vida útil.
    É igual à lâmpada, o fabricante diz por exemplo que tem vida útil de 5.000 horas. É de se esperar que uma lâmpada com 1.000 horas tenha cinco vez mais vida útil pela frente, e outra com 4.000 horas já esteja chegando ao fim de sua vida, o normal seria isso.

Então isso também é relativo, carro não é só motor, tem câmbio, diferencial, direção, alternador, suspensão, parte elétrica, etc... tudo sofre desgaste, e quanto maior o uso, mais natural é esse desgaste.
    Mas é o que você disse, depende do cuidado também. Estou comparando duas com o mesmo cuidado e quilometragens diferentes.

Conheço um amigo que pegou uma D20 usada e restaurou ela todinha, fez praticamente tudo, desmontou inteira e foi revisando aos poucos. A parte elétrica foi o que deu mais trabalho, fez tudo novo. O motor precisou de uma revisão, mas câmbio, diferencial estavam bons. Ela ficou linda, parecia ter saído da loja naquele dia. Depois de pronta, logo nos primeiros dias, estourou um rolamento ou uma engrenagem do câmbio, não lembro bem, e o câmbio não tinha nenhum ruído de desgaste, mas o componente estava provavelmente perto do fim da sua vida útil, e não duvido que ela vá experimentar outros problemas em breve.

Por isso tente comprar a mais nova e bem cuidada que puder.
    Bem cuidada para comprar um carro que teve uma manutenção correta e um uso mais "tranquilo", e mais nova para pegar uma mais atualizada e com menos "desgastes naturais".

Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Agradecimentos: 42

Para um motor diesel antigo, antes do advento da famigerada EGR, 100.000 km, falando em motores médios de camionetes, isso seria de 1/5 a 1/10 da vida do motor. Hoje em dia isso pode representar quase que a vida total do motor....rsrs Não só pela questão da EGR, mas tb por tirarem potências extremamente altas de motores extremamente frágeis, se comparado aos mais antigos.
    Comprar uma camionete diesel 0km hoje em dia, se for pra usar ela como um carro urbano, esquece! É uma baita de uma furada.

Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vendo TOYOTA HILUX SW4 3.0 4X4 8V TURBO DIESEL 4P MANUAL 1998/1998
      Por Carlos ZN no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/11/2011, 01:17
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 17/06/2011, 07:46
    3. Vendo Troller 2001 Gasolina - Modelo Mais Moderno do Gasolina
      Por raul4x4 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/07/2008, 00:27
    4. Compro F-1000 XL ou XLT 1998 com MWM